CHEF MELCHIOR NETO NO  CLUBE DA ANA MARIA BRAGA

CHEF MELCHIOR NETO NO  CLUBE DA ANA MARIA BRAGA

 

CLAUDETE REINHART

 

Ana Maria Braga destaca-se no delicioso segmento da gastronomia brasileira pelo diferencial com que trata o talento de chefs brasileiros. Além das disputas culinárias entre celebridades da TV, pontifica o Clube da Ana, que elege um chef a cada mês com direito a publicaçãode um bonito livro com várias receitas desse felizardo.

No mês de agosto, Ana Maria Braga escolheu o chef Melchior Neto, de Santo André, que selecionou para publicação 16 receitas de tortas e quiches de arrancar suspiros (um deles, quiche de alho-poró sem lactose e glúten pode ser visto em detalhes, passo a passo, no site www.anamariabraga.com.br/quichedealhoporosemlactose).

A vitrines onde o chef Melchior Neto exibe suas deliciosas criações, para delícia da clientela, estão em três estabelecimentos: o descolado Botequim Carioca (onde pontificam a feijoada e incríveis caipirinhas), o charmoso Bistrô 558 (com imbatíveis receitas de alta gastronomia) e a aconchegante Pizzaria 021 (com suas diferenciadas pizzas quadradas). Os três na agitada Vila Assunção.

Como o Portal ABC Paulista não é egoísta nem nada, vai dividir com os leitores uma das festejadas receitas do Chef Melchior Neto:

 

 

 

 

Torta de farofa

http://anamariabraga.globo.com/receitas/torta-de-farofa

 

Por Chef Melchior Neto – Receita 10 Torta farofa de sobrecoxa

 

Ingredientes

Recheio

1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)

½ cebola pequena picada (35 g)

2 dentes de alho picados (12 g)

8 sobrecoxas sem pele

1 xícara (chá) de molho de tomate (240 ml)

1 lata de ervilha (200g)

2 colheres (sopa) de amido de milho (50 g) dissolvido em 1 e ½ xícara (chá) de água (360 ml)

1 pote de requeijão (200 g)

Cheiro-verde picado

sal e pimenta a gosto

Massa

1 xícara (chá) bem cheia de farinha de trigo (150 g)

1 xícara (chá) bem cheia de farofa pronta de churrasco (150 g)

60 g de manteiga

1 ovo grande (60 g)

2 e ½ colheres (sopa) de água (37,5 ml)

1 colher (sobremesa) de fermento em pó (8 g)

1 gema levemente batida para pincelar (20 g)

 

Modo de preparo

  1. Recheio:Na panela de pressão, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho por 1 minuto. Junte as sobrecoxas e refogue até dourar.
  2. Acrescente o molho de tomate, a água. Tampe e quando apitar deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar
  3. Retire as sobrecoxas e remova o osso desfiando em lascas grandes.
  4. Retorne as lascas de sobrecoxa para a panela com o molho em fogo baixo, misture bem com a ervilha, o requeijão e a salsa. Vá misturando aos poucos o amido de milho dissolvido até engrossar.
  5. Massa: Misture os ingredientes e amasse até desgrudar das mãos (se ficar muito seca, pingue água para ajudar a dar liga).
  6. Com o rolo, abra um círculo com 2/3 da massa entre 2 plásticos e forre todo o interior de uma fôrma de fundo removível (20 cm de diâmetro x 6 cm de altura). Recheie e cubra com o restante da massa aberta com o rolo, vedando bem a borda.
  7. Pincele com a gema e leve ao forno médio preaquecido (200°C) por cerca de 40 minutos ou até dourar. Aguarde uns 10 minutos para desenformar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *