Consagrado no interior, Festival Gastronômico Sabores da Terra chega a São Bernardo do Campo-SP

Consagrado no interior, Festival Gastronômico Sabores da Terra chega a São Bernardo do Campo-SP

 

Sucesso de público por onde passa, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra aconteceu pela primeira vez a São Bernardo do Campo para conquistar o paladar de fãs e apreciadores da boa comida. O evento, repleto de atrações, aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de abril, sexta-feira a domingo, no estacionamento do Extra Hipermercados, unidade Anchieta com  entrada é gratuita.

Criado em 2015, o festival trouxe como características as propostas de valorizar a gastronomia regional e promover a interação e o intercâmbio entre chefs, cozinheiros e produtores. O resgate das memórias e da cultura das regiões que visita é um dos diferenciais do “Sabores da Terra”.

Idealizado pela Elo Produções, empresa com 19 anos de experiência no mercado, o “Sabores da Terra” entra em sua quarta temporada. Ao menos 70 mil pessoas já passaram nas edições anteriores da festa, realizadas em Indaiatuba, Vinhedo, Valinhos, Jaguariúna, Holambra e Águas de Lindoia, todas no Estado de São Paulo.

A edição que abre a temporada 2019 é um desafio para o evento que deixa as fronteiras do interior para se aventurar na grande São Paulo. A ideia é levar a autêntica culinária de raiz com comida de fogo de chão e pratos tradicionais, que fazem parte da história e da cultura local.

Uma novidade na edição do ABC paulista é a realização simultânea do Festival de Sorvetes, com a presença de especialistas na arte dos “gelados”. O espaço gastronômico fica aberto ao público das 17h às 22h, na sexta-feira (12), e das 11h às 22h, no sábado (13), e no domingo (14).

Quem passou pelo Extra Anchieta teve  a oportunidade de degustar diferentes pratos na alameda de gastronomia, com ao menos 14 expositores, e participar de aulas-show ministradas por chefs. Apreciadores de cerveja artesanal poderão harmonizar os pratos com alguns estilos.

Estadão Bar & Lanches é atração no Sabores
Uma das operações confirmadas é parada obrigatória na edição de São Bernardo do Campo do Festiva Sabores da Terra. Trata-se do Estadão Bar & Lanches, que se torna itinerante para atender quem visitar o evento. Considerado o balcão mais democrático de São Paulo é fácil encontrar por lá artistas, jornalistas e políticos.

O bar também é conhecido por ser o “berço” de quem costuma esticar a noite após a saída das baladas paulistanas. Fundado em 1968 e sob o comando da atual administração desde 1974, o Estadão trouxe a São Bernardo do Campo seus conhecidos lanches de pernil. As opções vão desde o tradicional, com molho de cebola, pimentão e tomate, até os incrementados com provolone, cheddar ou queijo palmira.

Autênticos hambúrgueres artesanais, pratos da culinária italiana e mexicana, o varal de linguiça, costela e a carne de porco, todos assados no fogo de chão, trouxeram sabores e beleza ao festival. A “paella” caipira, um dos pratos típicos do evento foi outra atração do cardápio, que inclui ainda o autêntico pastel de feira, espetinhos, yakisoba e tempurá de camarão, uma coxa de peru gigante (turkey leg) entre outros itens.

Interação entre público e chefs
O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra teve em sua programação duas aulas-show especiais, que foram  acompanhadas de pertinho pelo público de todas as idades. As atividades ainda permitiram que os “cozinheiros de fim de semana” aprendessem  a preparar a receita.

O chef Fidel Sanches ensinou como fazer a “paella” caipira, um dos pratos que faz sucesso nos festivais. A aula aconteceu no sábado (13), com início às 12h. Fidel Sanches tem raízes espanholas e aprendeu a preparar o prato ao observar a mãe à beira do fogão. Desde então, o chef aperfeiçoou as técnicas e há 10 anos mistura sabores para adaptar a receita ao gosto do paladar brasileiro.

A aula-show de domingo (14), também às 14h, foi acompanhada pelo tema “A arte de fazer Yakisoba”, com a chef Débora Nakagawa. Débora começou a carreira bem cedo como ajudante de cozinha.

A experiência e a paixão pela culinária só cresceram durante os 13 anos que passou por várias cozinhas. Ela trabalhou por cinco anos no Bar Salvador Dali até que em 2018 abriu sua casa, o Caseirinho’s. A chef Débora Nakagawa tem como característica preparar suas receitas artesanalmente para manter o sabor de comida caseira, aquela que lembra a infância nas casas das avós.

Festival de Sorvetes e muita música
Além da “explosão de sabores” foi sentida nos três dias do festival gastronômico, o estacionamento do Extra ainda ficou mais incrementado com o Festival de Sorvete. Por lá crianças e adultos se deliciaram com vários estilos e recheios de sorvetes, inclusive do estilo americano, paletas e incrementados churros.

Os festivais em São Bernardo do Campo ainda realizaram uma programação de shows, com apresentações agendadas para os três dias. Na sexta-feira (12), às 18h, teve a apresentação do   Texas Flood. Já no sábado (13), subiu ao palco dos festivais, também às 18h, a banda Electric Rock Band.

As atrações do último dia do evento foram: às 14h, Geraldo Barbosa, o fenômeno One Man Band, e às 18h, novamente o grupo Texas Flood. Espaço kids para a diversão do público infantil. Pets também foram bem-vindos ao evento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *