FRANCAL, Feira da Moda em Calçados, começa nesta segunda-feira (3)

FRANCAL, Feira da Moda em Calçados, começa nesta segunda-feira (3)

 

De 3 a 5 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, a Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios apresenta as novidades em calçados e acessórios que vão dominar as vitrines e os pés na temporada mais quente do ano, já a partir de setembro.

A Francal é o principal evento de lançamento das marcas nacionais em calçados e acessórios para a temporada mais vendedora do ano para a indústria e varejo, a primavera-verão.

É também uma das mais importantes plataformas de importação do setor. O evento está trazendo 39 importadores de 16 países como convidados e espera receber outros 1.000, de 70 países, que visitam a feira espontaneamente.

 

NÚMEROS DA FEIRA

Expositores: 350, sendo:

25 internacionais

31 empresas de Tecnologia para o Varejo, Arquitetura, Equipamentos e Serviços para lojas

Área: 30 mil m2

 

 

ABERTURA

Dia 3, às 10h30 – Arena Verão

Com presença de:

Dudú Bertholini: estilista, stlylist e coordenador criativo da graduação de Moda do Istituto Europeo di Design (IED Brasil),

Daniel Lima: diretor do conselho consultivo da Francal Feiras, especialista em inteligência de mercado e design.

Luiza Barcelos: diretora criativa da Luiza Barcelos

Cintia Lie Matuzawa: diretora da Invarejo Company e coordenadora dos cursos de visual merchandising do IED Brasil

Bruno Pompeo: sócio-fundador da Casa Semio e especialista em tendências de comportamento e consumo

Fernando Souza: especialista em marketing digital do IED Brasil

Mediação: Meline Moumdjian: diretora da Moumhouse Creative Design Studio e coordenadora dos cursos de calçados e bolsas do Istituto Europeo di Design (IED).

 

 

SUGESTÕES DE PAUTA

 

 

INDÚSTRIA

 

A Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados estima crescimento entre 0,4% e 2,3% no consumo interno neste ano, podendo chegar a mais de 870 milhões de pares produzidos. A primavera-verão, cujos lançamentos são apresentados na Francal, é responsável por mais de 70% das vendas do setor no mercado interno.

 

EMPREGOS:

Mais de 14 mil postos gerados no primeiro trimestre pela indústria de calçados

NACIONAL (Fonte: Abicalçados/MTE)

Final de 2018: 271 mil postos

Março de 2019: 285,6 mil postos

 

EXPORTAÇÕES

No primeiro quadrimestre de 2019, a indústria brasileira de calçados exportou 44,16 milhões de pares, que geraram receita de US$ 343,8 milhões. Os números representam um incremento de 9,4% em volume e estabilidade no faturamento na comparação com o mesmo período de 2018.

Na avaliação da Abicalçados, a expectativa para as exportações do setor nos próximos meses é positiva, tendo em vista a valorização do dólar em relação à moeda brasileira e a recuperação dos embarques para os Estados Unidos, que vêm mudando seu fornecimento de calçados em função das incertezas geradas pela disputa comercial com a China.

Reconhecida como o principal evento do setor para as exportações, nesta edição a Francal desenvolveu seu “Programa Importador” em parceria com a Abicalçados. A nova metodologia assegura a qualidade dos 39 importadores convidados, analisados pelo potencial de compra e quantidade de lojas, para favorecer negócios mais consistentes e sustentáveis entre os expositores e o mercado externo.

Estes convidados representam 16 países de interesse comercial da indústria calçadista nacional: Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Índia, Martinica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Qatar, Rússia e Uruguai.

São esperados, no total, a visitação de cerca de 1.000 importadores de cerca de 70 países, que vêm à feira espontaneamente para fazer negócios e estreitar parcerias comerciais com a indústria brasileira.

 

COLETIVA DE IMPRENSA

Data: 4 de junho, terça-feira

Horário: das 12h às 13h

Local: Administração da Francal 2019

A Abicalçados realiza coletiva de imprensa para fazer uma análise do desempenho do setor no primeiro semestre, divulgar de dados e previsões constantes no Relatório Setorial Brasil Calçados e projeções para curto prazo tanto no mercado interno como externo, entre outros assuntos.

Participam da coletiva

Caetano Bianco Neto: presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados

Heitor Klein: presidente-executivo da Abicalçados

Haroldo Ferreira: diretor-executivo e futuro presidente-executivo da Abicalçados

Marcone Tavares: presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac)

Abdala Jamil Abdala: presidente da Francal,

 

VAREJO

 

O faturamento do varejo nacional de calçados e artefatos somou R$ 518,8 milhões de janeiro a maio de 2019, praticamente estável em relação ao mesmo período do ano passado (retração de 0,91%).

A expectativa da Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados) é de aumento dos negócios no segundo semestre. O período é tradicionalmente mais favorável ao varejo, já que concentra datas importantes, como Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

A entidade acredita, também, que a aprovação das reformas em tramitação no Congresso deve devolver a confiança ao consumidor e levá-lo com mais frequência às compras.

 

DEBATE

Data: 4 de junho, terça-feira

Horário: 9h

Local: Administração da Francal 2019

A Ablac promove debate durante a Francal 2019 sobre as reformas da previdência e tributária. O evento é aberto a lojistas de todo o País e visa definir propostas do setor varejista a serem apresentadas ao Congresso Nacional.

 

100% VAREJO

 

A Francal 2019 mostra os novos caminhos do varejo, apresenta soluções práticas e de fácil aplicação, conecta lojistas a novos fornecedores e oferece conhecimento e conteúdo de alta qualidade por meios de painéis, palestras e talks shows.

Tudo isto se dá na grande novidade desta edição, o espaço 100% Varejo, uma ampla área de 2 mil m2 que traduz para o dia a dia das lojas as tendências mais modernas do varejo.

Para melhorar a experiência de compra dos clientes em suas lojas, os lojistas encontram no 100% Varejo uma série de recursos práticos ancorados em tecnologia aplicada, visual merchandising, gerenciamento de categoria e instalações físicas:

Descomplica Store: Uma loja física multimarca, apresenta soluções e recursos práticos de arquitetura, gerenciamento de categoria, tecnologia e visual merchandising.

Shop Design: As instalações assinadas por 8 arquitetos especializados em varejo exploram a disposição de produtos na arquitetura, vitrine e visual merchandising, e se traduzem em inspiração para lojas que trabalham tanto com multimarcas como monomarca.

Soluções de Tecnologia para o Varejo: Empresas fornecedoras de meios de pagamento, software, Big Data, entre outros, mostram os mais modernos recursos que aumentam a inteligência e o faturamento das lojas.

Fornecedores de Equipamentos e Serviços para Lojas: Empresas oferecem soluções para o ponto de venda e ajudam os lojistas a transformar e modernizar suas lojas, tais como mobiliário, displays, manequins, iluminação, comunicação visual e marcenaria.

 

MODA

 

TENDÊNCIAS

A consultora de Moda da Francal, Meline Moumdjian, elenca os principais hits para as mulheres no Verão, e que poderão ser conferidos na Francal 2019.

  • O retorno dos bicos quadrados
  • Saltos muito mais que especiais
  • As sandálias ultra minimals
  • A sempre amada estampa de cobra
  • A sensual transparência
  • O micro salto
  • As mules continuam por aqui…
  • O tom aguado
  • Muitas plumas e penas
  • Tranças, tranças e mais tranças
  • As conchas do mar
  • O Thong – sandálias de dedo
  • Os tecidos telados
  • O chunky sneaker
  • As sandálias ultra esportivas

Durante a Francal, a consultora de moda estará à disposição para dar entrevistas e explicar as tendências

 

DESFILES

A Francal mira seus holofotes para os lançamentos e coleções das marcas expositoras de calçados femininos, masculinos e infantis, bolsas e acessórios. Os desfiles realçam os principais produtos das novas coleções e orientam os lojistas sobre como mirar nas melhores apostas para a temporada mais quente e rentável do ano.

Desfile de abertura: Dia 3, às 11h

Demais datas e horários:

Dia 3, às 17h

Dia 4, às 11h30

Dia 4, às 16h

 

VAREJO+ 2020_I

Data: 3 de junho, segunda-feira

Horário: 16h

Local: Arena Verão

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais, apresenta dicas para ajudar os lojistas a entenderem as inspirações da moda da próxima estação e buscarem na feira os produtos que serão objeto de desejo dos clientes. A apresentação faz parte do Retail Now.

 

IED – SHOES&BAGS DESIGN

Logo na entrada da Francal 2019, os visitantes encontram um espaço dedicado às novas marcas, que trazem novas ideias e produtos para o segmento de calçados e bolsas, e assinados por alunos dos Cursos Shoes&Bags do IED – Istituto Europeo di Design – Brasil.

A base dos projetos é o design autoral, criados e produzidos no Brasil com o objetivo de desenvolver e valorizar o design e a mão de obra local. As marcas integram em seus projetos a inovação por meio da aplicabilidade de novas tecnologias que vêm aliadas às tradicionais técnicas do “feito à mão”, atendendo assim as exigências da nova geração de consumidores.

A curadoria é de Meline Moumdjian e Raul Vieira, designer e professor dos Cursos Shoes&Bags do IED.

 

EVENTOS

 

Entender o novo comportamento dos consumidores é vital para a sobrevivência do varejo. Além dos espaços físicos, o 100% Varejo oferece conteúdo altamente qualificado.

Um conjunto de palestras e talks interativos de especialistas apresenta a nova visão do mercado com casos de sucesso de relevantes ícones do varejo, gerenciamento de categoria, guia de compra das novas coleções, tendências internacionais, visual merchandising e outros temas.

Este conteúdo estende-se também às novas formas de consumo e à atuação dos representantes comerciais, debatidos em painéis temáticos.

 

PAINEL DO REPRESENTANTE COMERCIAL

Tema: “O Papel do Representante no desenvolvimento do novo Varejo”

Dia 4, às 18h30 – Arena Verão

Com presença de:

Paulinho Schemes: presidente da Abrecal (Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Confecções, Bolsas e Acessórios)

Marcone Tavares: presidente da Ablac

Paulo Cotienschi: diretor da Abrecal.

Mediação: Wesley Barbosa: consultor de Varejo da Francal.

 

TROFÉUS DESTAQUE & GARRA DE OURO

Dia 04, às 19h10 – Arena Verão 

Uma das mais tradicionais láureas do setor calçadista, há 40 anos o Troféu Destaque e o Garra de Ouro vêm agregando valor às empresas e profissionais do setor, evidenciando e reconhecendo o trabalho e ações de quem atua nessa importante atividade.

 

RETAIL NOW

Profissionais de empresas ícones do varejo e da moda, de instituição acadêmica, consultorias de pesquisa e gerenciamento de categoria apresentam casos de sucesso, estudos e pesquisas para inspirar lojistas, empresários e profissionais do setor a trilhar novos caminhos.

Dia 3, às 12h30

Rafael Montalvão, gerente de Marketing de E-Commerce do Magazine Luiza

Tema: Magalu: A plataforma digital com calor humano e pontos físicos

Dia 3, às 16h

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais

Tema: Varejo+ 2020_I

Oferecimento: Assintecal e Sebrae

Dia 4, às 12h

Samuel Kim, gerente de Categoria para Marketplace da Amazon

Tema: Amazon e a cultura de obsessão do cliente

Dia 4, às 16h30

Alexandre Sardo, executivo Sênior da Trade2Business

Tema: Gerenciamento de Categoria: o maior alavancador de sell out e das margens do varejo calçadista

Dia 5, 10h30 

Eduardo Smaniotto, CEO e co-founder da Tracta.Co, primeira plataforma B2B especialista em moda do Brasil

Tema: O uso da tecnologia como aliada para aumentar eficiência no varejo de moda: como o e-commerce B2B pode trazer evolução para todos os participantes

Dia 5, às 11h30

Karina Arruda, CEO da Inspiral

Tema: Crianças protagonistas: o que o mercado da moda precisa saber para criar e vender para o público infantil

Dia 5, às 12h30

Prof. Mauricio Morgado, coordenador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV – Fundação Getulio Vargas

Tema: Tendências do Varejo Mundial e Experiência de Compra

Sorteio de pacotes para visitar a NRF 2020 para dois lojistas que estiverem presentes na apresentação.

 

PALCOS IED

Todos os dias

Dois palcos com curadoria do IED Brasil apresentam uma série de talks interativos e difundem conhecimento que pode melhorar a performance do varejo e da indústria de moda a partir de dois pilares: Visual Merchandising e Consumo, Moda e Marketing Digital.

 

E-COMMERCE SOLUTION

Todos os dias

Com curadoria da E-Commerce Brasil, o espaço promove o conhecimento e networking entre varejo e fornecedores de tecnologia para o comércio eletrônico, por meio de palestras dinâmicas e apresentação de soluções e serviços.

 

LANÇAMENTOS

 

A Francal apresenta os lançamentos em calçados masculinos, femininos e infantis, bolsas e acessórios de moda que vão dominar as vitrines na temporada primavera-verão e que começam a chegar às lojas a partir de setembro.

DESTAQUES:

CALÇADOS E ACESSÓRIOS VEGANOS

Um espaço diferenciado na feira reúne fabricantes de calçados e acessórios que utilizam matérias primas recicladas ou naturais como, por exemplo, fios de garrafas PET, botões de sementes e pigmentos de plantas.

CONFORTO FASHION

Calçados que tem foco no conforto chegam na onda handmade, com cordas, tramados coloridos, tramas que parecem crochês e tressês (Beira Rio Conforto)

TÊNIS SLIME

Calçado infantil com o conceito Slime em seu design (estampas que ilustram a goma, solado com aspecto de gel). São anatômicos, têm luzes de led e acompanham de brinde uma Slime. (Kidy)

MOCHILA ANTIFURTO

Possuem um sistema focado em disfarçar as principais aberturas da mochila e compartimentos estratégicos para facilitar a retirada de objetos sem despertar a atenção (YIN’S).

NOVA REGRA DOS AEROPORTOS

Malas menores e que se adequam as exigências dos aeroportos, principalmente no que tange ao modelo de bordo (YIN’S e SANTINO)

TECNOLÓGICA

Mochilas com entrada USB e cabo embutido (SANTINO)

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