SUCESSO MARCA 1º CONGRESSO DE ETIQUETA NO BRASIL

SUCESSO MARCA 1º CONGRESSO DE ETIQUETA NO BRASIL

CEO da Eventos Expo Editora e criador do Prêmio Caio, Sergio Junqueira Arantes profere palestra densa e instigante

Nos dias 8 e 9 de outubro, no GS1 Brasil, localizado no bairro paulistano de Pinheiros, realizou-se a Etiquette Meeting Week – 1º Congresso de Etiqueta no Brasil. Chancelado por Patrícia Junqueira, fundadora da Escola Brasileira de Etiqueta, evento superou todas as expectativas – vagas esgotadas com antecedência e conteúdos de notória relevância. Reuniu executivos e personalidades de destaque, em torno do mote “Desenvolvimento Pessoal e Profissional através da etiqueta”.

Durante os dois dias de imersão, os participantes tiveram acesso a conceitos excepcionais e segredos que as pessoas de sucesso usam para conquistar seus clientes, projetos e até serem convidadas para eventos importantes. Patrícia Junqueira assinala que “trouxemos para o Brasil o conceito de Etiqueta do Terceiro Milênio, que é a aquela focada nas Relações Humanas, com toda metodologia da The British School of Etiquette”.

Teoria dos Cs

O experiente e reconhecido Sergio Junqueira Arantes levou ao 2º e último dia do evento a exposição ‘Teoria dos Cs – da Comunicação à Conexão’. No primeiro momento, apresentou conceitos de caráter universal, assentados em valores culturais e comportamentais relevantes.

Discorreu sobre o significado histórico e profundo da expressão ‘serendipidade’, anglicismo derivado de serendipity, que significa “ato de descobrir coisas boas por acaso”. Preconiza que “no campo da observação, o acaso só favorece a mente preparada”.

Também mostrou o conceito de Ikigai – palavra japonesa que significa ‘razão de viver’, ‘objeto de prazer para viver’ ou ainda ‘força motriz para viver’. De acordo com os japoneses, todos temos um ikigai. E descobri-lo requer uma profunda e, muitas vezes, extensa busca de si mesmo.

Somente a partir desta busca é possível trazer satisfação e significado para a vida. Compreende um estilo de vida que traga Harmonia, Longevidade e a Satisfação Plena nas diferentes áreas, permitindo o alcance da Razão de Ser ou do Propósito para a sua existência”.

Segundo Sergio Junqueira, “para alcançar a plenitude de sua razão de existir, na escolha de sua profissão ou atividade profissional você deve observar o que Ama e aquilo no que é Bom, considerando o que o mundo Precisa de forma a ser Remunerado por seu Trabalho”, e continua “tudo isso se traduz na Paixão de viver, sinalizando sua Missão e Vocação e, finalmente, sua Profissão”.

Na sequência, Sergio Junqueira observou que as novas tendências estão levando à obsolescência da tradicional Teoria dos 4 Ps, pois Preço e Praça deixaram de ser relevantes na determinação de uma compra e vivemos hoje a desmaterialização do Produto.

Ainda segundo o palestrante, o que determina o sucesso de um produto ou empresa e, principalmente, de um profissional é um novo conjunto de fatores reunidos no que denominou ‘Teoria dos Cs’, que foi apresentada, de forma concatenada e didática, mostrando interconexão harmoniosa de 20 vocábulos iniciados pela letra C, bem como a pertinência de cada um no dia a dia das pessoas e das empresas. Seguem, pela ordem, as 20 palavras que substanciam a ‘Teoria dos Cs’:

Criatividade; Comunicar-se; Conceito; Capacidade; Conhecimento; Conectado; Capacitação; Colaborativo; Convencional; Cotidiano; Centricity; Consistência; Coerência; Conexão; Creditar; Celebrar; Cuidar; Crítica; Confiar = Clientes satisfeitos, tocados e engajados.

Cabe registrar que Sergio Junqueira Arantes é jornalista, fundador da Revista Eventos e idealizador do Prêmio Caio – reconhecido como o ‘Oscar dos Eventos’. Membro fundador, é titular da cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, considerado um dos profissionais mais influentes do Marketing Promocional do país e eleito recentemente Personalidade Skål 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *