Coronavírus: Transporte coletivo no ABC vai parar totalmente a partir de 29 de março

Coronavírus: Transporte coletivo no ABC vai parar totalmente a partir de 29 de março

odos os ônibus municipais das sete cidades do ABC Paulista vão parar a partir do dia 29 de março de 2020 por tempo indeterminado.

A decisão foi comunicada na manhã desta quarta-feira, 18 de março de 2020, pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne os prefeitos de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A redução gradativa da frota começa nesta quinta-feira, 18 de março de 2020.

O prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do consórcio, Gabriel Maranhão, disse que a decisão teve aprovação de todos os prefeitos do ABC, sem nenhuma contestação.

São 1,3 mil ônibus municipais nas sete cidades que transportam diariamente pouco mais de um milhão de pessoas por dia.

A medida não interfere nos ônibus metropolitanos que circulam na região e que são responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.

No ABC, há 432 mil idosos e o objetivo é evitar principalmente o deslocamento deste público.

As prefeituras vão fretar ônibus e vans particulares para transportar profissionais de serviços essenciais.

Confira a nota oficial do Consórcio, na íntegra:

Em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta na manhã quarta-feira (18), que reuniu os prefeitos dos sete municípios que compõem a região, fica determinada a suspensão temporária do Transporte Público municipal.

A interrupção do serviço será gradativa, até o dia 28 de março. A partir do dia 29 de março, a suspensão passa a ser total, por período indeterminado. A medida faz parte de um esforço regional para conter o avanço do novo Coronavírus (Covid-19), que configura pandemia. A decisão do Consórcio Intermunicipal tem o objetivo de minimizar danos à população e preservar vidas no Grande ABC.

Fonte: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20