MUTIRÃO DO TURISMO: PLATAFORMA DISSEMINA AÇÕES PARA ENFRENTAR A CRISE

MUTIRÃO DO TURISMO: PLATAFORMA DISSEMINA AÇÕES PARA ENFRENTAR A CRISE

Iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a FIA/USP

Como parte do esforço para retomada do turismo após o impacto da Covid-19, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), formada por professores da Universidade de São Paulo (USP), criou uma plataforma para disseminar boas práticas, dados econômicos, campanhas e linhas de crédito, dentre outras ações para o setor. Batizada de “Mutirão do Turismo”, a iniciativa foi apresentada pelo secretário Vinicius Lummertz durante uma conferência online na tarde desta segunda-feira (4), com mais de 180 participantes, entre prefeitos e secretários municiais de todo o Estado.

Na reunião também foi definida uma agenda de videoconferências com as 70 estâncias e os 140 municípios de interesse turístico (MITs) para tratar da mobilização para as medidas de enfrentamento e diminuição dos efeitos da Covid-19.

As ações iniciais estão reunidas no site do Mutirão do Turismo, que está dividido em temas. A seção de boas práticas, por exemplo, mostra iniciativas em áreas diversas, como nos segmentos de alimentação e hotéis, doações e incentivos ao pequeno comércio. São ideias inspiradoras que podem ser compartilhadas e ajudar a amenizar as dificuldades deste momento.

A plataforma também dá acesso ao Programa de Crédito Turístico, criado pela Secretaria de Turismo com a Desenvolve SP para viabilizar linhas de financiamento em condições especiais oferecidas por instituições parceiras: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Povo e BNDES. Desde 17 de março, o programa já recebeu mais de 1.800 pedidos de recursos, sendo 97% deles para capital de giro. “Esse fôlego é importante em um cenário como o atual. Como mais da metade dos pedidos são de pequenas e médias, em algum momento esta ajuda chegará aos que ficaram sem reservas para enfrentar a crise”, diz Vinicius Lummertz.

O site do Mutirão também publica as edições diárias dos boletins do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), produzidos desde março para monitorar a evolução da Covid-19 e seus efeitos no setor, um dos mais afetados pela crise. Os boletins trazem informações gerais, dados econômicos, estudos e as recomendações das instituições de maior credibilidade sobre o assunto no país e no mundo.

A plataforma reúne ainda todas as campanhas realizadas pela Secretaria de Turismo nas redes sociais durante a pandemia as últimas notícias sobre o turismo paulista no atual contexto. Por fim, há uma lista de dez princípios para lidar com os desafios do momento e ajudar a construir um novo turismo no período pós-crise.

Site: https://mutiraodoturismo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20