Óleos Essenciais que Ajudam a Relaxar e Dormir Melhor

Óleos Essenciais que Ajudam a Relaxar e Dormir Melhor

Em tempos de pandemia, dormir bem não está sendo uma tarefa fácil. Depois de um dia estressante e cheio de nervosismo, pode ser difícil se desligar dos problemas do trabalho ou mesmo da vida pessoal na hora de dormir. Como resultado, passamos horas e horas rolando na cama, remoendo aquilo que ainda não sabemos como resolver.

Se você está lidando com insônia durante a quarentena, ou sente que precisa de ajuda extra para dormir melhor, os óleos essenciais podem oferecer algum alívio. Extraídos de flores, folhas e outras partes de plantas, cada um dos óleos tem o aroma e propriedades únicas.

Os óleos essenciais possuem efeitos relaxantes, podem ajudar a controlar a ansiedade, diminuir a pressão sanguínea e a eliminar o estresse adquirido durante o dia.

Quer dormir melhor? Aposte nesses 5 óleos essenciais

1. Óleo Essencial de Lavanda

Óleos Essenciais que Ajudam a Relaxar e Dormir Melhor

óleo essencial de lavanda é ótimo para relaxamento corporal, facial e alívio de dores. É um dos óleos essenciais mais usados na aromaterapia e o mais versátil de todos. Ajuda a tratar problemas como insônia, ansiedade, tensão e cansaço. Além disso, por ser bastante suave, pode ser aplicado, sem diluição, em compressas sobre queimaduras. Alivia dores musculares e hematomas e é excelente para picadas de insetos.

2. Óleo Essencial de Ylang Ylang

Óleos Essenciais que Ajudam a Relaxar e Dormir Melhor

óleo essencial de ylang-ylang é conhecido principalmente por suas propriedades afrodisíacas, mas ele também combate a tensão nervosa e a raiva, ajudando as pessoas a pegar no sono. As flores de ylang-ylang produzem um óleo que é eficaz na redução da hipertensão devido aos seus efeitos sedativos. Ele não só pode ajudá-lo a adormecer mais rápido, como também combate o estresse e a ansiedade. Além disso, o ylang-ylang também tem um cheiro deslumbrante, um leve aroma floral que funciona maravilhosamente bem como um perfume ou aromatizador de ambientes.

3. Óleo Essencial de Cedro

Óleos Essenciais que Ajudam a Relaxar e Dormir Melhor

O cedrol, um componente do óleo essencial de madeira de cedro, tem propriedades sedativas, o que pode ajudar a dormir melhor. O óleo essencial de cedro é muito popular entre aqueles que apreciam cheiro de madeira. Ele ajuda a reduzir o estresse, pois estimula a produção de serotonina, o que também eleva o bom humor daquele que o utiliza. O cedro atua como um sedativo natural, o que pode ajudar a combater a insônia.

4. Óleo Essencial de Bergamota

Óleos Essenciais que Ajudam a Relaxar e Dormir Melhor

Você deve estar pensando que a bergamota, por ser uma fruta cítrica, tem efeito revigorante. No entanto a fama desse precioso óleo essencial é dada pelas suas propriedades calmantes. Ele sinaliza para seu sistema que é hora de dormir, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, reduz o estresse e a ansiedade.

5. Óleo Essencial de Camomila

Óleos Essenciais que Ajudam a Relaxar e Dormir Melhor

camomila é famosa por seus efeitos calmantes, sejam eles aplicados em irritações na pele ou no combate à insônia. Se você já costuma tomar chá de camomila antes de dormir, uma dica para aumentar seu efeito é adicionar uma gota do óleo essencial dessa planta à bebida.

Como usar os óleos essenciais para dormir melhor

  • Inalação: Pingue umas gotinhas em um lenço de papel e respire profundamente antes de dormir. Outra dica é pingar umas gotinhas no travesseiro.
  • Aromatizadores: Coloque algumas gotas do óleo essencial no aromatizador, que irá liberar o aroma no ambiente. Além disso, é possível utilizar um difusor de ambiente. Assim, basta pingar as gotas do óleo no difusor e deixá-lo no cômodo.
  • Nebulização: Você pode pingar algumas gotas do óleo diretamente no aparelho de nebulização. Deixe o nebulizador ligado à noite. Essa é a melhor maneira de usufruir dos benefícios dos componentes do óleo essencial.
  • Massagem: Essa é uma técnica clássica que permite aplicar o óleo essencial diretamente na pele. O ideal é misturar algumas gotinhas do óleo essencial escolhido em outro óleo vegetal. Você pode passar na parte inferior dos pés, nos pulsos ou no pescoço. Faça uns 20 mitutos antes de dormir.

Observação: Os óleos essenciais também podem ser misturados para potencializar seu efeito.

 

Fonte: Beleza e Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20