EM&T – Escola de Música e Tecnologia, que lançou a plataforma de ensino online há 4 anos, lança versão gratuita de seus cursos durante a quarentena para que as pessoas possam realizar o sonho de tocar um instrumento em casa e se surpreende com o resultado

EM&T – Escola de Música e Tecnologia, que lançou a plataforma de ensino online há 4 anos, lança versão gratuita de seus cursos durante a quarentena para que as pessoas possam realizar o sonho de tocar um instrumento em casa e se surpreende com o resultado

40 mil pessoas de todo o Brasil começaram a aprender música e tocar um instrumento desde o início da quarentena, em uma única escola online
A escola existe há 23 anos e a plataforma de cursos online foi implantada 4 anos atrás para levar o ensino da música para todo o território nacional. Mas há pouco mais de 2 meses, quando teve início a quarentena, devido à pandemia do Covid 19, a EM&T online lançou o FREE PASS, ou seja, uma modalidade gratuita para estudar diversos instrumentos, canto e cursos profissionalizantes para que as pessoas, mesmo confinadas em suas casas, pudessem incluir o estudo da música em suas atividades. São mais de 250 aulas, distribuídas em 20 cursos, com professores de carreira renomada – a maioria deles músicos de bandas famosas – com aulas tanto para iniciantes, quanto para quem já está em nível avançado, como guitarra, baixo, violão, bateria, teclado, canto, produção musical e outros. O resultado foi a inscrição de mais de 40 mil alunos de todo o país.

Segundo Mônica Lima, fundadora da EM&T, essa iniciativa foi importante porque muitas pessoas têm o sonho de aprender a tocar um instrumento, mas devido ao isolamento social, dificilmente seria um momento em que estudar música fizesse parte dos planos de quem está em casa, principalmente agora, quando os recursos financeiros estão reduzidos. “Com o Free Pass, os alunos poderão experimentar nossa qualidade de ensino online, em diversas localidades do Brasil e até no exterior, sem precisarem investir”, explica Mônica, que contabiliza atualmente a entrada de 1.000 novos alunos por semana. Para Fernando Quesada, diretor e criador da EM&T online, os números são impressionantes e com este lançamento, a escola online já ganha uma boa participação de mercado. “Não imaginávamos que a adesão seria tão grande, principalmente porque estamos vendo que não é um público de curiosos ou apenas de pessoas que buscam uma distração. A maioria quer estudar de verdade e já está avançando bastante nas aulas de cada curso. Estamos felizes por estarmos contribuindo para que as pessoas se sintam mais realizadas nesta quarentena”, completa.

E quem se matriculou no ensino a distância Free Pass, não imaginava que aprenderia música de forma tão profissional e didática. Maria Alves Freitas tem 21 anos e está fazendo aulas de violão e canto na EM&T online – Free Pass há um mês. Ela conta que procurou cursos de professores e tutoriais no Youtube e até pesquisou alguns cursos independentes online, mas ficava frustrada ao ver que as propostas de ensino iniciais, além de serem muito básicas, na verdade eram apenas propagandas para que as pessoas pagassem o curso integral. “Nada do que eu via estava me ajudando a aprender de verdade. Quando fiz minha inscrição na EM&T online – Free Pass, logo de cara me deparei com professores conhecidos, de bandas com carreiras musicais renomadas e não tinha nenhuma pegadinha para eu ter que pagar alguma coisa. Aí, tive a certeza de que iria aprender do jeito certo, além de ser uma terapia nesse tempo de quarentena”, conta a estudante.

Já Gilberto Montanari, que tem 32 anos e é guitarrista profissional, encontrou na EM&T online – Free Pass uma maneira de progredir em suas técnicas, através dos cursos avançados e outros diferenciados, que ele nunca tinha visto numa plataforma online de ensino. “Fiquei impressionado, em primeiro lugar, com a qualidade das vídeo aulas, tanto das gravações, quanto em relação aos conteúdos. São aulas muito bem montadas, com riqueza de detalhes e muita informação. Comecei fazendo o curso de Produção Musical e depois vi que tem muita coisa que ainda posso aprender. Na EM&T online – Free Pass, vi diversas aulas com diferentes vertentes e olhares da guitarra. Lá eu posso me aprimorar em diversos estilos, pois há professores com sacadas diferentes no Jazz, Rock, Blues e outros. Quem para de estudar, enferruja”, explicou o guitarrista.

Recomendações para quem deseja se matricular num curso a distância, de acordo com a ABED – Associação Brasileira de Ensino a Distância

Segundo Lana Paula Crivelaro, Diretora da ABED, Professora e Gestora de EaD, é preciso prestar atenção em algumas recomendações ao optar por um ensino a distância:

– Escolher um curso a distância baseado no preço ou simplesmente no título do curso, pode ser um grande equívoco, pois muitas vezes a expectativa do aluno fica a desejar. Analise o conteúdo.

– Analise e garanta que o curso não depende apenas da conectividade composta por longas aulas gravadas ou muitos períodos de interação ao vivo.

– Conseguir explorar as propostas metodológicas sem depender da interação simultânea, pode ser uma maneira segura para decidir pela contratação de um curso EaD, pois o formato totalmente ao vivo ou o modelo de longas aulas expositivas gravadas, passam a ser questionados por especialistas da Educação a Distância, tanto por tornarem-se reproduções equivocadas de aulas presenciais, quanto pelas incertezas em relação à conectividade.

– Buscar um aprendizado embasado em motivação, autonomia, criatividade, interação, gamificação e processos reflexivos, assim como pesquisar se há um modelo metodológico inovador, é o mais recomendado para garantir um bom aprendizado à distância.

– Ter organização para manter uma rotina no curso, ter auto-organização no cumprimento de prazos e programar-se para ter disponibilidade de tempo para estudar, são recomendações essenciais. Dificilmente se terá sucesso no curso à distância, se não houver planejamento para estudar nesta modalidade que, de certa forma, exige muita autonomia e disciplina do aluno.

Alguns dados do Mercado de Ensino a distância (último censo da ABED de 2018):

O número de alunos de todas as modalidades de Educação a Distância, passou de 7.773.828, em 2017, para 9.374.647, em 2018, ou seja, teve um crescimento de 17%.

O número de matrículas aumentou significativamente de 2017 para 2018. Foram mais de 1.500.000 novos alunos que se engajaram em cursos à distância em 2018. Em 2018, a modalidade de ensino somou 9.374.647.

Situação dos negócios em EAD/ Índice de matrículas em cursos:

Totalmente à distância: aumentou 46,7%

Semipresenciais: aumentou 34,5%

A EM&T – Escola de Música e Tecnologia

Inaugurada em 1997, A EM&T nasceu do sonho do guitarrista Wander Taffo (Radio Táxi, Secos e Molhados, Joelho de Porco, Rita Lee) de promover o ensino da música no Brasil. Inicialmente, a escola fornecia apenas o curso de guitarra. Mas, ao conseguir mais de 300 alunos em apenas 3 meses, começou a ampliar sua estrutura e passou a fornecer também aulas de Baixo, Violão, Bateria, Teclado e Canto. Mais de 20 mil alunos já passaram pela instituição, que é reconhecida como uma das melhores escolas de música da América Latina, com 5 certificados internacionais de qualidade.

A escola já teve como alunos e professores nomes como Kiko Loureiro, Faiska, Rafael Bittencourt, Edu Ardanuy, Eloy Casagrande, Junior Carelli, entre outros. Já recebeu artistas nacionais e internacionais, que ofereceram workshops e masterclasses aos alunos, como os guitarristas Paul Gilbert, Andy Timmons, Steve Vai, Guthrie Govan, Joe Satriani, Scott Henderson; os baixistas Bryan Beller, Billy Sheehan; os bateristas Dave Weckl, Steve Gadd, Simon Phillips, além de muitos outros músicos consagrados da cena internacional. Brasileiros como Zizi Possi, Pepeu Gomes, Herbert Viana e Frejat também já realizaram aulas especiais e/ou apresentações na EM&T.

No ano passado, visando ampliar ainda mais sua ocupação no mercado da música e trazer inovações tecnológicas atuais, a EM&T realizou uma parceria com a americana Scholl Of Rock, a maior franquia de escola de música do mundo.

A ABED

A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) é uma sociedade científica sem fins lucrativos, religioso ou político partidário, não tem caráter sindical ou classista ou governamental. A entidade tem sua diretoria eleita direta e periodicamente, em eleições livres e democráticas, e possui a missão voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância no Brasil. Criada em 1995, por um grupo de educadores especialistas em educação mediada por tecnologias, com o objetivo de mostrar que educação a distância é viável sob diversos pontos de vistas – acadêmico, pedagógico, econômico e legal. Atualmente, a associação conta com mais de 17 mil membros, entre professores, pesquisadores, profissionais das áreas de educação e corporativa e instituições de ensino.

EM&T ON LINE – MODALIDADE FREE PASS (Gratuita)

http://www.emt.com.br/online

20 Cursos disponíveis: Guitarra, Baixo, Violão, Bateria, Teclado, Canto, Produção Musical entre outros, nos níveis básico, intermediário e avançado, além de vídeo aulas especiais de técnicas e estilos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20