O efeito calmante necessário dos tons pastel

O efeito calmante necessário dos tons pastel

Conforto, acolhimento, alívio e segurança. Todas estas palavras ganharam nuances muito específicas na moda. Elas representam sentimentos atuais que estão aflorando no imaginário coletivo em tons de rosa apagado, lavanda esmaecido, lilás macio e azul ameno. Girando em torno destas harmonias, a roupa vai representar alívio, proporcionar espaço para relaxar, recobrar o otimismo, elevar os sentidos, permitir a liberdade necessária para ser e criar.

É esta a proposta dos tons pastel. A grande sacada desta tendência é que a versão apagada das cores permite que se criem looks com duas, três e até mais cores contraditórias mantendo a unidade e o consenso no look. Nas apresentações digitais das coleções Resort 2020, que são os lançamentos que acontecem entre as temporadas principais, grifes como VersaceBalmain e MSGM enfatizaram a cartela tanto para o guarda-roupa feminino quanto masculino. Algo que também se reafirmou nos lançamentos do Verão 2021.

Nas coleções femininas, os tons tomaram a forma de casacos volumosos, desenharam mangas fofas, e delinearam ombros e mangas circulares. Já nas propostas monocromáticas, como o look azul cremoso da cabeça aos pés. As criações vieram em tecido mais leves, lembrando o quimono. Já nos editoriais, a tonalidade tem se destacado no estilo  combo pijama com a calça seguindo o caimento da modelagem pantalona. No denim, esse tom promete enfatizar misturas naturais leves, com toque e qualidade superior.

Importante falar que as cores, tem a incrível capacidade de ir mudando de sentido e significado com o passar do tempo e dos acontecimentos. Um exemplo é o cinza, que já foi bastante associado a uma cor sisuda e sem graça no passado. Mas, com o tempo e o emprego do tom em equipamentos tecnológicos, incorporou sentido de modernidade, tecnologia e vida urbana.

O mesmo podemos dizer dessa cartela pastel, que já teve falas de nostalgia. Hoje, ela é uma mistura de otimismo, disposição e prudência – buscas que imperam nos tempos de pandemia do novo coronavírus.

Confinamento, isolamento e contenção nos induzem a acumular aspirações de libertação, projetar planos, buscar motivação. Contudo, esta liberação de energia ainda demanda cautela, e é isso que as versões neutras das cores mais arriscadas, os quais definem os tons pastel da tendência atual, estão propondo.

Com uma carga emocional tão relevante, essas cores prometem ter longevidade no guarda-roupa funcional – seja no papel de peça de estimação, proposto pelas criações mais fashionistas ou como roupa funcional, apta a mudar de humor conforme as demais peças da composição.

A busca por consolo, a vivência de momentos pessoais que demandam sentido de paz, e a busca pelo equilíbrio entre serenidade e diversão são demandas emocionais sem prazo de validade. São mais do que tendências, refletem alguns dos mais genuínos traços de humanidade que carregamos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20