Seminário apresenta trabalhos e debate Escolas Livres de Santo André

Seminário apresenta trabalhos e debate Escolas Livres de Santo André

Aberta ao público, atividade será nesta terça e quinta (dias 17 e 19), às 18h30, com transmissão pela plataforma Zoom

 As Escolas Livres de Santo André realizam nesta semana mais um seminário anual para a apresentação de trabalhos, avaliação e planejamento. Com o tema ‘Escolas Livres: A aplicação do Plano Político-Pedagógico no ano da pandemia’, os encontros serão realizados nestas terça e quinta, dias 17 e 19, às 18h30, através de lives. As atividades são gratuitas, abertas ao público, e integram a meta 17 do Plano Municipal de Cultura.

As Escolas Livres de Santo André integram o Programa de Incentivo à Criação Artística da Secretaria de Cultura. São elas a Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo e Escola Municipal de Iniciação Artística.

De acordo com a programação, no dia 17 será realizada a exposição do trabalho pelas escolas. E no dia 19 será realizado o debate entre as escolas e com o público. Para participar basta acessar a plataforma Zoom. No dia 17 a ID da reunião é 833 95031168 e a senha de acesso 089114. E no dia 19, a ID da reunião é 881 8603 6956 e a senha de acesso 451895.

Segundo Vânia Ribeiro, gerente de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura, a ideia de manter seminários anuais e públicos entre as equipes pedagógicas das escolas livres vem da necessidade contínua de estreitar o diálogo entre elas.

“Embora tenham suas trajetórias independentes também têm muitas características em comum, e a troca de experiências visa fortalecer os processos e qualificar ainda mais o trabalho realizado. Respeitar suas especificidades é fundamental, mas o diálogo permite avanços na prática pedagógica, e quem ganha com isso são os alunos e a cidade. Além disso, o seminário público permite que as experiências cheguem a diferentes pessoas, tornando mais transparentes as experiências riquíssimas vividas por essas escolas”, comenta a gerente.

Outra questão importante lembrada pela gerente Vânia Ribeiro é que a realização de seminários anuais contempla o Plano Municipal de Cultura. Fruto de discussões com toda a sociedade andreense, este Plano envolveu também a participação de alunos e ex-alunos das Escolas Livres do município. Futuramente, os seminários podem ser ampliados, com a participação de outras experiências públicas na área, inclusive de outras cidades.

Ano da pandemia – Neste ano o seminário abordará as dificuldades e conquistas do ano atípico de 2020. Vânia Ribeiro destaca que, apesar da pandemia do novo coronavírus, as Escolas Livres não pararam, mas foi preciso optar por diferentes formatos de aula: lives, videoaulas produzidas, participação de convidados, conteúdos de acervo, entre outros. E os alunos mais avançados produziram conteúdos para serem apresentados através de plataformas virtuais.

“Foi um ano no qual se experimentou muito, inclusive chegando a outros públicos com aulas abertas, mas sempre priorizando o acompanhamento dos alunos em processo de formação. Para isso, muitas aulas permaneceram exclusivas para os alunos inscritos, respeitando sua privacidade e seu espaço de voz”, lembra a gerente.

Para que os processos de formação não fossem interrompidos, e os Planos Político-Pedagógicos não fossem prejudicados pela pandemia, cerca de 50 profissionais foram contratados em 2020. Aproximadamente 250 vídeos foram produzidos e 50 disciplinas ministradas.

Participarão do seminário os profissionais responsáveis pela parte pedagógica das escolas André Bizerra, Samanta Roque, Fernando Gimenes, Patrícia Gilford, Cuca Bolaffi, Diaulas Ullysses, Michele Navarro, além de outros membros da equipe pedagógica e da Secretaria de Cultura. A mediação será de Antonio Inácio Siqueira.

Quem tiver interesse, pode encontrar algumas das aulas produzidas em 2020, em diferentes linguagens artísticas e para diferentes públicos: crianças, adolescentes, adultos, iniciantes ou avançados.  Os vídeos estão disponíveis no canal da Secretaria de Cultura, em https://www.youtube.com/channel/UCk4OZiOnFOVed_OE7jZ-_5w.

Inscrições para 2021 – Os cursos da Escola Livre de Teatro, que já está com inscrições abertas para seus Núcleos de Pesquisa para 2021, com várias opções, todas gratuitas. Informações em http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/escola-livre-de-teatro-elt-abre-inscricoes-para-nucleos-de-pesquisa-2021/.

As inscrições para as outras escolas serão divulgadas apenas em 2021, através da agenda cultural virtual, no endereço http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20