Conheça os vinhos de produtores chilenos emergentes

Conheça os vinhos de produtores chilenos emergentes

No próximo dia 10, a Eno Cultura promove MASTERCLASS online para enófilos e profissionais da área com o envio gratuito de amostras

Simultaneamente em várias cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, a Eno Cultura lança projeto de formação para profissionais da área e consumidor final via plataforma online.

O encontro acontecerá no próximo dia 10 de dezembro (quinta-feira), a partir das 19h e terá duração de cerca de 1h30. A ação consiste basicamente no envio de cerca de 8 amostras de vinhos (em minigarrafas) para que enófilos de plantão participem de uma degustação virtual onde serão apresentadas vinícolas chilenas que vem fazendo a diferença na vinicultura do país.

Um Chile rebelde e despenteado, que passa longe do conceito do vinho estável e quase previsível até que durante muito tempo marcou o perfil dos vinhos chilenos. Este é retrato dos quatro produtores que integram o CHILEAN WINE LIVE FEST – PRODUTORES EMERGENTES, cujos rótulos serão apresentados em Masterclass promovida pela Enocultura para sommeliers, restaurateurs e profissionais da área e outro encontro (virtual) para imprensa e consumidor. O objetivo da Eno Cultura, como em qualquer projeto que a escola liderada por Paulo Brammer e Thiago Mendes, é o de disseminar a cultura do vinho, através do conhecimento e educação.

 

Produtores

Erasmo, OWM, BOWINES, La Recova são os quatro produtores cuja filosofia lembra e muito a dos vignerons franceses, com clara valorização do lugar de origem e forte sotaque autoral.

A Viña La Reserva de Caliboro, mais conhecida como Erasmo, de propriedade do Conde Francesco Marone Cinzano têm as vinhas e a adega situadas em uma reserva ambiental no Maule. A agricultura é biológica, a enologia pouco interventiva. Os vinhos têm um caráter muito próprio, em que potência e elegância caminham de mãos dadas.

Dois primos de segundo grau, um enólogo, o outro viticultor, ambos trabalhando em empresas diferentes, se reencontram no Vale do Colchagua. E deste reencontro, nasce uma experiência em conjunto, que, com o passar do tempo, torna-se a OWN Wines. O projeto tão familiar quanto artesanal é o resultado da parceria de José Antonio Bravo von Bischoffshausen, o enólogo, e Jaime Nuñez Sunkel, o viticultor. Os vinhos em escala humana da dupla costumam destacar-se pela maciez e pelo equilíbrio.

Alvin Miranda (também enólogo), Christian Gwynne e os irmãos Miguel e Gustavo Montenegro são os sócios da BO (Best Origin) Wines. A ideia, desde o início, foi entregar vinhos que exprimissem sem concessões os lugares onde são feitos. Com vinhas em diferentes vales, a BO consegue entregar desde vinhos mais frescos e rasgados a outros mais limpos e macios.

A La Recova é a aventura vitivinícola de um brasileiro radicado no Chile e que faz vinhos literalmente dentro de casa. David Giacomini vive no país andino desde os 13 anos. Em 1997, decidiu que queria ser vinhateiro. Hoje, produz vinhos a base de sauvignon blanc em Quebrada del Pulgar, um remoto rincão do Vale de Casablanca.

:: Vagas gratuítas ::
Conduzida pelos próprios produtores e por profissionais da Eno Cultura, a Masterclass CHILEAN WINE LIVE FEST – PRODUTORES EMERGENTES terá duração prevista de uma hora e meiae será destinada para profissionais da área, imprensa, e também para apreciadores de vinhos que queiram aprimorar o conhecimento. Os lugares são limitados com vagas limitadas e interessados em participar podem entrar em contato com Shirley Legnani, no e-mail: shirley@legnani.com.br

Sobre a Eno Cultura

A Eno Cultura, fundada por Paulo Brammer e Thiago Mendes em 2013, escola de vinhos, reconhecida internacionalmente, está presente em todo o Brasil e alguns países da América Latina com cursos de qualificação e certificação internacional pela instituição inglesa WSET (Wine & Spirit Education Trust) e pela americana WSG (Wine Scholar Guild), além de workshops temáticos não-acadêmicos, eventos corporativos e cursos online.

Em pouco mais de 5 anos de operação a Eno Cultura já trouxe alguns prêmios importantes para o Brasil. Eleita em 2017 como Educador do ano pela WSET Global, entre mais 900 escolas espalhadas em 90 países, recebeu o prêmio, orgulhosamente, pelas mãos do aclamado jornalista inglês Steven Spurrier. Outra conquista foi em 2019 com o título de Provedor do ano para o curso French Wine Scholar (FWS), recebido pela Wine Scholar Guild. FWS é o curso mais avançado e profundo sobre vinhos franceses ministrado em cerca de 100 escolas no mundo. Ainda em 2019, nosso diretor Paulo Brammer foi eleito na premiação Future 50 Awards, que revelou os 50 nomes de destaques que moldam o futuro da indústria etílica Global!.

Obrigado!

Brindemos à vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20