Pizzas Natalinas

Pizzas Natalinas

Chef Gino Contin ensina a preparar duas versões de pizzas napolitanas que podem se transformar em deliciosas sobremesas e enfeitar a mesa da Ceia

Pizza é uma delícia! E, não importa a ocasião, saborear uma é sempre um prazer. Para comemorar as festas de fim de ano, o chef Gino Contin Jr. criou duas opções irresistíveis que podem se transformar em lindas sobremesas.

A primeira é a Pizza Natalina que misturas as cores da Festa numa explosão de sabor e muito brilho. “Criei uma pizza para compor a mesa da Ceia de Natal que ao mesmo tempo fosse bonita como enfeite e saborosa como a data pede. Usei nela queijo mascarpone e gorgonzola azul doce como base, cobrindo com frutas negras, vermelhas, amarelas e folhas hortelã. Para ficar ainda mais especial, finalizei com a pintura da borda com tinta e glitter dourado comestível”, explica o chef que é proprietário do Maverick Thematic Music Bar.

Já, a outra versão, é uma Pizza de Torta de Limão com recheio azedinho cremoso e coberta com merengue italiano maçaricado para ficar ainda mais gostosa.

Para quem quer fazer sua própria pizza, Gino dá receita da massa que deve fermentar por 12 horas fora da geladeira e maturar por mais 24 horas sob refrigeração para ficar perfeita. Ele acrescenta que respeitar esses prazos é fundamental, assim como usar uma farinha 00, para atingir o verdadeiro sabor da Pizza Napolitana.

Confira a receita da massa, que pode ser usada para preparar pizzas salgadas, além dessas sugestões com gosto de festa.

 

MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO

1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00

600ml de água

3g de fermento seco

30g de sal

Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo:

Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira.  Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.

 

PIZZA NATALINA

Ingredientes:

350g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

300g de mascarpone

100g de gorgonzola doce

4 morangos cortados ao meio

70g de amoras

70g de cerejas

70g de framboesas

70g de mirtilos

70g de physalis

5g de pó dourado para decoração

5g de glitter dourado comestível

Álcool de cereal

1 pincel de cerdas moles

Modo de preparo:

Pré-asse a pizza. Pegue uma massa napolitana de 350g e abra no formato redondo de 35 cm preservando uma borda um pouco maior. Cubra a massa com mascarpone usando uma espátula de silicone mole para distribuir todo o recheio. Salpique pedaços de gorgonzola azul em toda a pizza e leve ao forno para assar até a borda ficar bem corada. Distribua aleatoriamente sobre a pizza assada os morangos cortados ao meio, amoras, framboesas, cerejas, mirtilos e physalis e finalize com folhas de hortelã. Para pintar a borda dilua 5g de pó para decoração dourado metálico comestível em 15g de álcool de cereais. Use um pincel de cerdas moles para aplicar sobre a borda a tinta dourada. Após aplicar sobre toda a base use um pincel seco para aplicar o glitter comestível dourado.

Dica de finalização: Se você quiser pode pintar cerejas com cabo com a tinta dourada e colocar no centro da pizza. Também é possível polvilhar açúcar de confeiteiro para dar efeito de neve.

PIZZA DE TORTA DE LIMÃO

Ingredientes:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

1 lata de leite condensado

100 ml de suco de limão

3 claras em neve

200g de açúcar

Raspas de limão

Modo de preparo:

Acrescente o suco de limão aos poucos sobre o leite condensado, misturando de baixo para cima até dar o ponto.  Comece a bater as claras em neve na batedeira em velocidade baixa. Vá aumentando e acrescente o açúcar aos poucos até atingir o ponto de merengue. Montagem: Cubra o disco da pizza com a mousse de limão e espalhe o merengue por cima. Use o maçarico para dourar o merengue e polvilhe com as raspas de limão para finalizar.

 

SOBRE O MAVERICK THEMATIC MUSIC BAR

o Maverick Thematic Music Bar abriu as portas na cidade de Limeira em 2002. Naquela época o lugar era um dos poucos bares temáticos do Brasil e um dos primeiros do interior paulista a seguir essa tendência americana, com sua decoração com memoromobília sobre carros antigos e música de qualidade, reunindo o melhor das décadas de 50 a 70.

Não demorou muito para o bar se tornar um point para os amantes de carros antigos que faziam seus encontros e expunham suas máquinas no local. Em relação à gastronomia, a casa começou oferecendo comidas de boteco e uma farta carta de cervejas importadas que eram raridade na época e, ao longo desses anos, o Mav se tonou uma das mais conceituadas pizzarias napolitanas do Brasil comanda pelo chef Gino Contin Júnior, seu fundador que também implementou no lugar uma adega especializada em rótulos brasileiros e de vinhos fora do mainstream.

Hoje, com 18 anos, o Maverick consolidou sua vocação como centro etílico, gastronômico e cultural, promovendo também cursos de pizzas napolitanas com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa cultura, atendendo alunos de todo o país e marcando presença nas redes sociais com várias receitas autorais criadas pelo chef.

 

MAVERICK THEMATIC MUSIC BAR

Rua Paschoal Marmo, 908 – Jardim São Paulo- Limeira – SP

Telefones: (19) 3441-3721 e 3443-2276

www.maverick.com.br

www.facebook.com/maverickbar

maverick_pizza

vinogino_oficial

Horário de funcionamento:

Quarta a sábado:18h às 23h

Domingo: 18h às 22h

Chef Gino Contin Jr.

Instagram: vinogino_oficial

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20