Dicas de viagem super simples e sustentáveis

Dicas de viagem super simples e sustentáveis

Os viajantes estão se conscientizando cada vez mais do impacto ambiental que causam. Por isso, eles estão procurando maneiras de retribuir às comunidades locais e ao meio ambiente dos destinos por onde viajam. Felizmente, fazer escolhas sustentáveis é mais fácil e barato do que você imagina. O mais importante é reduzir os danos ambientais, apoiar as comunidades locais e proteger a cultura.

Descobrimos 7 formas simples de criar um impacto positivo quando você fizer sua próxima viagem.

Reserve com empresas de turismo que retribuem à comunidade

A Keteka trabalha com comunidades no Panamá e oferece experiências únicas

A Keteka trabalha com comunidades no Panamá e oferece experiências únicas

Na hora de planejar atividades para sua viagem, procure empresas de turismo que retribuem às comunidades locais e as fortalecem, além de praticarem turismo ético. Ao apoiar essas empresas, você permite que as comunidades locais se envolvam completamente na experiência, fazendo com que elas se beneficiem diretamente e de forma igualitária da indústria de turismo e possam construir um futuro melhor.

Fuja do lugar-comum

Evite o excesso de turistas: vá na baixa temporada ou para destinos diferentes

Evite o excesso de turistas: vá na baixa temporada ou para destinos diferentes

Pense bem quando for escolher seu próximo destino: você pode ajudar a reduzir o excesso de turistas que causa tantos problemas para ambientes frágeis, ecossistemas e comunidades locais. Considere viajar para um lugar próximo de uma região turística, viajar durante a baixa temporada, quando houver menos visitantes, ou ir para um local não tão famoso. Ao fazer uma viagem alternativa, você conhece mais moradores locais e vivencia a cultura autêntica da região (além de poder tirar fotos muito mais exclusivas).

Recolha o lixo quando for embora

Ajude o próximo e recolha um lixo além do seu

Ajude o próximo e recolha um lixo além do seu

Alguns viajantes podem não ter a mesma mentalidade sustentável que você. Por isso, recolher um item descartado e jogá-lo no lixo vai ajudar a preservar o meio ambiente. Cada pequena atitude já ajuda. Recolher um item plástico em uma praia faz com que um plástico a menos acabe no mar.

Faça viagens locais, vá de trem ou compense com responsabilidade

Na próxima viagem, vá de trem, ônibus ou divida o carro com várias pessoas

Na próxima viagem, vá de trem, ônibus ou divida o carro com várias pessoas

Aviões queimam muito combustível e produzem emissões altíssimas de gás carbônico. Para diminuir sua pegada de carbono, faça sua viagem de trem, ônibus ou divida o carro com várias pessoas. O melhor jeito de fazer isso é viajando dentro do seu próprio país durante as férias ou para destinos próximos de você.

No caso de aventuras que exigem um voo longo, compense suas emissões de gás carbônico e faça uma doação para uma organização ecológica como a Myclimate ou a FlyGRN. Você também pode limitar o número de viagens longas que faz durante o ano para reduzir seu impacto. Quando estiver no seu destino, a escolha mais sustentável para se locomover é usar o transporte público.

Use uma garrafinha de aço inox

Garrafinhas de aço inox são sustentáveis e você pode usar em casa

Garrafinhas de aço inox são sustentáveis e você pode usar em casa

Reduzir o uso de plásticos descartáveis é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios que precisamos encarar. Como 91% do plástico não é reciclado, a maior parte dele acaba no mar ou em aterros sanitários. Em vez de comprar garrafas d’água de plástico descartável na sua próxima viagem, compre uma garrafa de aço inox que poderá ser usada por muitos anos. Isso vai diminuir seu consumo de plástico durante a viagem, e você também poderá levar a garrafa de volta para casa. Assim, você poderá ter uma rotina mais sustentável no seu dia a dia.

Caso você vá para lugares onde a água da torneira não é potável, ainda há opções. Você pode comprar pastilhas purificadoras de água, um purificador portátil, como o Lifestraw, ou um purificador ultravioleta (um bastão pequeno e leve que emite luz ultravioleta para destruir bactérias, vírus e protozoários presentes na água).

Faça compras locais

Apoie a economia do seu destino e faça compras locais

Apoie a economia do seu destino e faça compras locais

Quando você estiver viajando, uma das melhores formas de apoiar a economia local e reduzir sua pegada de carbono é fazer compras no próprio destino e comer comida de rua ou em restaurantes que usam produtos de origem sustentável. Evite comer em redes de fast-food, pois elas costumam importar ingredientes do mundo inteiro. É muito melhor descobrir os pratos regionais. E, se você for cozinhar por conta própria, procure comprar seus ingredientes em mercados locais.

Reserve uma acomodação ecológica

Sua acomodação pode fazer a diferença

Sua acomodação pode fazer a diferença

Ao reservar sua acomodação, tente escolher um lugar ecológico. Geralmente não custa mais caro do que qualquer outro lugar. Procure um anúncio que mostre que a acomodação adotou medidas de economia de energia e de água (seja reutilizando toalhas ou oferecendo chuveiros que economizam água, etc). Você também pode levar seus próprios produtos de banho em vez de usar os produtos oferecidos na acomodação, para evitar o uso de plástico descartável. Afinal, mesmo que você só use um pouquinho do produto disponibilizado, ele provavelmente será jogado fora entre um hóspede e outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20