Congregação Israelita apresenta concerto online direto de Jerusalém

Congregação Israelita apresenta concerto online direto de Jerusalém

Congregação Israelita Paulista (CIP) realizará, neste domingo (28), às 17h, um concerto beneficente para celebrar o aniversário de 85 anos da instituição em conjunto com a “The Israel Camerata Jerusalém Orchestra”. A orquestra se apresentará diretamente de Jerusalém, com transmissão ao vivo na televisão e no site da CIP.

A ‘entrada’ é gratuita, mediante inscrição prévia até esta quarta (24), no site da Congregação. O programa para a orquestra inclui concerto para violoncelo Op. 129 de SchumannSinfonia Italiana Op. 90 de Mendelssohn e os Hinos Nacionais do Brasil e de Israel. Durante a transmissão vai ser possível efetuar doações, que serão revertidas para os projetos sociais da CIP.

membros da camerata de israel posando para a foto

© Galit Deutsch membros da camerata de israel posando para a fotoTodos os 35 membros da Camerata de Jerusalém

A apresentação faz parte do calendário de comemorações da instituição planejado para o ano todo. Haverá também eventos online por conta da pandemia do novo coronavírus.

O concerto da “Israel Camerata Jerusalém Orchestra”, considerada a principal orquestra de câmara em Israel, vai ser especial porque, além de todo o repertório e história, duas figuras da música clássica contemporânea se destacam:

A regência será feira pelo consagrado maestro Yeruham Scharovsky, que já regeu mais de 50 orquestras ao redor do mundo, inclusive a Orquestra Sinfônica Brasileira entre 1998 e 2004. O solo vai ser de Danielle Akta, a prodigiosa violoncelista de 18 anos nomeada pelo Daily Gazette como uma das 10 melhores artistas de música clássica em 2016.

Vejinha conversou com os dois para saber suas expectativas para o concerto.

O maestro Yeruham Scharovsky

maestro Yeruham Scharovsky posando para a foto

© Eliana Assumpção maestro Yeruham Scharovsky posando para a fotoScharovsky vai reger a Camerata de Israel durante o concerto beneficente de domingo

O argentino iniciou sua formação musical em seu país natal e nos anos 70 mudou-se para Israel e continuou seus estudos na “Rubin Superior Music Academy“. Em 1990, ele foi eleito pelo lendário maestro Zubin Mehta para receber o prêmio de “Jovem Artista do Ano”. Com isso, se credenciou para dirigir o concerto de gala da Orquestra Filarmônica de Israel.

Paralelamente à sua carreira como maestro internacional, Scharovsky vem desenvolvendo atividades no campo social e da educação musical, com masterclasses internacionais de regência orquestral.

“[Para o concerto beneficente] tínhamos duas limitações principais por conta da pandemia: o número de musicistas que se permite congregar no palco e a distância que se deve guardar entre eles. Assim, escolhemos a “The Israel Camerata Jerusalém Orchestra”, reconhecida como a melhor orquestra de câmara de Israel e por esse tipo de orquestra trabalhar com um número fixo de 35 musicistas”, explica o maestro.

Para ele, há um amor compartilhado entre as comunidades judaicas ao redor do mundo, o que faz com que todas elas sejam uma grande e forte comunidade.

“Neste concerto estão envolvidos muitos sentimentos. Existe [na apresentação], de maneira muito forte, o tema sentimental e ideológico. Eu realmente sinto uma enorme afinidade com a comunidade judaica do Brasil e sinto que as comunidades judaicas ao redor do mundo compartilham um sentimento comum de irmandade e de identificação mútua. É algo difícil de explicar, mas é como se fossemos uma grande família internacional. Sempre estaremos dispostos a dar de tudo um pelo outro e essa importante comemoração da CIP é um ótimo exemplo”, explicou.

“Por isso queremos oferecer à comunidade judaica de São Paulo o melhor de nosso país, que é reconhecido pelo seu investimento na cultura de maneira geral, e na música de maneira particular. E conseguiremos oferecer um concerto de altíssima qualidade também porque temos a solista Danielle Akta, que representa a nova geração de excelentes e jovens talentos israelenses no âmbito internacional. Ela, com somente 18 anos de idade, já se apresentou com maestros do gabarito de Zubin MehtaDaniel Barenboim e Vladimir Spivakov e com algumas das maiores orquestras do mundo”, completou o maestro.

A violoncelista Danielle Akta

danielle akta posando para a foto de perfil segurando seu violoncelo© Asaf Ambram danielle akta posando para a foto de perfil segurando seu violonceloO solo da prodigiosa violoncelista israelense Danielle Akta promete ser um dos pontos altos do concerto. A solista israelense de apenas 18 anos já tem uma carreira louvável e tudo indica que terá um futuro brilhante na música clássica internacional. A violoncelista já tocou nos maiores palcos do mundo, participou de diversos festivais e acumula muitos prêmios em seu portfólio.

Além de reconhecimentos como o “Critic’s Choice” em música clássica pelo Times Union em 2016, o “Oleg Yankovsky” de Descoberta Artística no mesmo ano e “Jovem Artista”, Danielle também acumula diversas bolsas de estudo e já tem gabarito para receber elogios como os de Scharovsky.

Mas, por trás de todos esses prêmios e prestígio, Danielle diz que também sente a pressão de tocar: “é algo normal e também me afeta”, diz. “É uma das habilidades que sempre tento aprimorar”, completa.

Danielle também tenta não pensar tanto em onde sua carreira pode chegar. “Me desenvolvo mais a cada dia e meu foco está em aproveitar a jornada em vez de ficar pensando no destino. Me considero abençoada e só quero continuar tocando para as pessoas porque amo fazer isso”.

Sobre o começo de sua carreira, Danielle contou que tudo aconteceu a partir de um hobby – ela estava inserida no contexto da música clássica em casa. “Comecei a tocar quando era muito nova, aos 4 anos, mas minha jornada como violoncelista começou mesmo aos 10 anos, quando comecei a trabalhar na minha carreira com mais afinco e paixão”, lembra.

Diante de tanto empenho em sua habilidade com o violoncelo Enrico Orselli, o instrumento não seria seu melhor amigo? “Não diria que o violoncelo é meu ‘melhor amigo’, em vez disso, ele me abriu as portas para todas as coisas lindas que experiencio e as pessoas que conheço. Enfim, ele moldou quem sou hoje”.

Concerto Beneficente com “The Israel Camerata Jerusalém Orchestra”

Transmissão online mediante inscrição prévia pelo link cip.org.br/camerata85 e pela TV em “Canal TV Aberta”, canais 9 da NET/Claro e 8 da VIVO. Data: 28 de fevereiro de 2021 Horário: 17h O evento é apresentado pelo Ministério do Turismo, Congregação Israelita Paulista e Focus Energia, com patrocínio de CSN, Itaú,  Bemol,  Daycoval, GR,  Safra  e Rosset. Informações pelo e-mail: central.atendimento@cip.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20