Mostra virtual Mulheres Modernas está no site do Acervo Artístico-Cultural de SP

Mostra virtual Mulheres Modernas está no site do Acervo Artístico-Cultural de SP

A exposição virtual Mulheres Modernas continua em cartaz e com acesso gratuito no site do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios dos Bandeirantes e Boa Vista. Para ter acesso a esta e outras coleções artísticas, acesse www.acervo.sp.gov.br.

A mostra Mulheres Modernas reúne 30 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas, feitas por artistas que integraram o Movimento Modernista, corrente cultural que influenciou as artes de maneira geral, em especial a literatura e as artes plásticas, entre o fim do século 19 e a primeira metade do século 20.

A exposição apresentada no Palácio dos Bandeirantes, compartilhada no portal do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, traz diferentes histórias e formas de pensamento que geraram obras inusitadas e reveladoras de novos papeis da mulher na sociedade, em um período de profundas transformações artísticas e culturais na primeira metade do século 20.

“Em destaque, pinturas de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral retratam mulheres da época, assim como os artistas do período, Ismael Nery, Victor Brecheret, Flávio de Carvalho que também retrataram poetisas, figuras marcantes da sociedade, como a primeira galerista de arte de São Paulo e a pioneira fotógrafa no Brasil, nos anos de 1950, retratada pelo fotógrafo Valdir Cruz”, explica Ana Cristina Carvalho, curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

A mostra integra o projeto Exposições Virtuais do Acervo e fica em cartaz até maio. Devido à pandemia do novo coronavírus, o Governo do Estado de São Paulo optou por disponibilizar o acesso virtual para incentivar a propagação da arte pela internet das coleções de arte dos palácios dos Bandeirantes e Boa Vista.

Amazônia

Outra exposição que pode ser conferida é “A Amazônia de José Cláudio da Silva: a bordo do Garbe, com Paulo Vanzolini”, que traz um mapa interativo com o roteiro da expedição científica à Amazônia retratada pelo pintor José Cláudio da Silva entre o final de outubro e meados de dezembro de 1975.

A exposição é uma viagem pelos locais visitados por José Cláudio em uma expedição pelos rios Amazonas, Madeira e alguns afluentes organizada por Paulo Vanzolini, compositor e zoólogo, que na ocasião coletou amostras para a coleção do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20