Prefeitura de Santo André entrega 8.500 tablets para alunos e professores da rede municipal

Prefeitura de Santo André entrega 8.500 tablets para alunos e professores da rede municipal

Equipamentos irão auxiliar alunos e professores durante as aulas

Santo André, 11 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André traz mais um significativo reforço de investimento em tecnologia na educação. Nesta sexta-feira (11), alunos e professores do 4° e 5° ano do ensino fundamental, docentes de creches municipais e inclusão, além de professores, instrutores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), começaram a receber os 8.500 tablets que irão contribuir nas atividades realizadas durante as aulas em casa.

A medida faz parte do programa Qualieducação, que prevê entre uma de suas iniciativas a implementação de novas tecnologias e a humanização do ensino aliada à qualificação dos profissionais da rede.

“Mais um dia importante que marca as ações da educação em nossa cidade. Esta é uma oportunidade de melhorar e incluir de forma definitiva a tecnologia, que já faz parte do dia a dia dos nossos alunos. O poder público tem que estimular a presença destas ferramentas, que bem utilizadas contribuem com a qualidade da educação”, enfatizou o prefeito Paulo Serra, ao mencionar que, desde o segundo semestre de 2020, a cidade reforçou o investimento em inclusão digital com a entrega de 30 mil chips (com carga de crédito) de celulares para que alunos e professores da rede municipal de educação tivessem acesso à internet gratuita.

O chefe do Executivo informou também que alunos e professores da rede receberão kits de máscara para o retorno gradual da educação.

“Vivemos uma grande inovação na educação com a tecnologia no ensino híbrido, dadas as circunstâncias que vivemos neste período de pandemia. É um processo fundamental se quisermos que nossos alunos entrem no século 21 devidamente alfabetizados, já que a tecnologia traz o que os livros trouxeram após a Idade Média. Temos que trabalhar com essas mudanças com a finalidade de fazer a leitura do mundo, não só pelo livro, mas também através da tecnologia”, destacou a secretária de Educação, Cleide Bochixio.

Nesta sexta-feira, a entrega dos tablets ocorreu na Emeief José Lazarini Junior, na Vila Marina. A aluna Ingrid Jesse Pintor, da turma do 5° ano A, comemorou o recebimento do aparelho. “Eu tenho duas irmãs em casa e temos que dividir o computador, que já está bem velhinho, para estudar. Agora eu vou conseguir fazer minhas aulas e as tarefas da escola com mais tranquilidade”. Ingrid foi acompanhada da mãe, Viviane, que definiu a entrega dos tablets como uma inclusão digital para todos.

Os tablets, modelo Samsung Galaxy – SM- T295, vêm acompanhados com carregador, cabo USB, fone de ouvido com microfone integrado, película protetora aplicada e capa protetora, além de extrator de chip e manual do usuário.

Todos os aparelhos contam com sistema Knox, uma base de segurança integrada aos dispositivos Samsung. Trata-se de um conjunto completo de soluções que possui mecanismos agregados de defesa e segurança que protegem dados, tendo monitoramento de rastreio e localização, por exemplo.

Essa solução também vai permitir que aplicativos, documentos e sistemas sejam implantados e disponibilizados nos tablets à distância, garantindo aos alunos e professores o acesso aos conteúdos pedagógicos de forma rápida e eficiente.

A aluna Daniela Luchini destacou a alegria de poder contar com o aparelho durante seus estudos. “Acho muito importante a gente manter o contato com os colegas da classe, ficar online e participar dos encontros que a professora organiza”.

Entre os aplicativos instalados nos tablets, destaca-se a plataforma Microsoft Teams, fruto de uma parceria entre a Prefeitura a Microsoft. Sem custo para os cofres públicos, possibilita o acesso dos alunos da rede e todos os professores, atendendo às necessidades do universo da educação.

A plataforma Teams possibilita, por exemplo, que os professores criem salas de aula virtuais, reunindo todos os alunos simultaneamente. A ferramenta permite ainda reuniões com cerca de 300 pessoas, tem opção de armazenamento de dados, entre outras funções.

Para a professora Maria Cristina Vitorino Pinto, a plataforma é primordial para o ensino tecnológico. “Ganham alunos e professores, principalmente neste momento que estamos vivendo, tendo que conciliar aulas presenciais e remotas”.

O aluno José Carlos de Andrade, que faz parte da Educação de Jovens e Adultos, comemorou duplamente o recebimento do tablet. “Recebi este presente para me ajudar a estudar bem no dia do meu aniversário. Isso é uma grande conquista para nós estudantes”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20