Inep Reabre Inscrições Para Enem E Matriculados Farão Prova Em Janeiro

Inep Reabre Inscrições Para Enem E Matriculados Farão Prova Em Janeiro

Os quase 3 milhões alunos que tiveram direito à isenção na edição 2020 do Enem e não compareceram à prova poderão realizar o exame este ano. A decisão veio do Superior Tribunal Federal na segunda-feira (13), que determinou a reabertura das inscrições para esta terça-feira (14) por meio da Página do Participante. O prazo vai até às 23h59 do dia 26 de setembro. Para os alunos que fizerem a inscrição no referido período, as provas acontecerão nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data do grupo de pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). A data do Enem “oficial” não mudou e quem já tinha feito a inscrição realizará o exame nos dias 21 e 28 de novembro.

“O [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC)”, diz o comunicado do Inep.

Menor número de inscritos

A decisão da reabertura dos pedidos de isenção do Enem 2021 foi tomada após o Supremo Tribunal Federal analisar uma ação de entidades estudantis e partidos políticos. O STF determinou  a garantia da inscrição para quase 3 milhões de estudantes que conseguiram gratuidade na taxa de inscrição do ano passado, mas não comparecem às provas por motivos relacionados à pandemia de Covid-19.

O número de inscritos do Enem 2021, 3,1 milhões, foi o menor desde 2007. Naquele ano, cerca de 3,57 milhões de pessoas fizeram a inscrição. O ano de 2014 teve o número mais alto desde o início do exame, 8,7 milhões. Além disso, a Semesp, entidade que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil, fez um levantamento indicando que o Enem deste ano é o menos inclusivo dos últimos 10 anos. De acordo com o estudo, houve queda de 53% de inscrições de pretos, de 54,8% de indígenas e de 35,7% de brancos.

Calendário do Enem 2021

  • Inscrição de isentos no Enem 2020: 14 a 26 de setembro
  • Enem regular e digital: 21 e 28 de novembro
  • Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Fonte: www.msn.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Facebook20