49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto divulga artistas selecionados

49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto divulga artistas selecionados

Lista está disponível na plataforma CulturAZ; abertura do salão será realizada em 10 de dezembro

A organização do 49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André, divulgou nesta sexta-feira (24) a lista dos trabalhos que comporão a mostra. Dos 64 artistas que participaram da segunda fase, 29 foram selecionados para a exposição. A relação completa está disponível na plataforma CulturAZ (bit.ly/49SALS).

A comissão de seleção e premiação do salão contou com o curador e galerista Baixo Ribeiro, com a filósofa, crítica e curadora Taisa Palhares e com a artista visual e professora Georgia Kyriakis (mais informações a seguir). Do total de artistas selecionados, sete foram premiados; um recebeu prêmio-estímulo e três receberam menção honrosa do júri.

Neste ano, a tradicional mostra nacional de arte contemporânea recebeu número recorde de inscrições, com total de 611 interessados de todo o País. Foram selecionados 64 para a segunda fase, dos quais 29 participarão da exposição, somando 70 obras.

A pluralidade das técnicas, expressões e suportes das obras marcam esta edição. Fotografia (18), Pintura (18) e Vídeo (12) são as maiores presenças, mas também aparecem gravuras, objetos, instalações, performance e obras em mídia digital. Destacam-se também uma performance online, um site, assim como uma instalação com recursos de vídeo e projeções. Três trabalhos selecionados foram concebidos para o espaço público, sendo um deles um site specific.

Formato virtual e espaços públicos – A 49ª edição do Salão já nasceu no período da pandemia e por isto foi pensada para acontecer em um formato virtual, digital, e com obras que pudessem ocupar os espaços públicos externos ao Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André, permitindo uma interação segura dentro dos protocolos sanitários.

A abertura do salão será no dia 10 de dezembro de 2021, no formato online. A possibilidade de visitação presencial no Salão de Exposições do Paço Municipal será avaliada de acordo com o andamento da pandemia.

Comissão – A Comissão de seleção e premiação do 49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto é composta por:

Baixo Ribeiro | Estudou arquitetura e urbanismo. Em 2003 fundou a Choque Cultural e o Instituto Choque Cultural em 2008. Foi curador de exposições no MASP, Memorial da América Latina, Centro Cultural Banco do Nordeste, entre outras. Desenvolve projetos educativos em associação com Prefeituras, Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e instituições, como: SESI, SESC, SENAC e APEX. Recebeu os prêmios Governador do Estado de São Paulo e Fundação Banco do Brasil.

Georgia Kyriakakis | Formada em Artes Plásticas pela FAAP, Mestre e Doutora em Artes pela ECA-USP, é professora na Graduação e Pós-graduação em Artes da FAAP. Expõe desde os 90’s tendo recebido os prêmios Funarte de Arte Contemporânea (2012); Bolsa Vitae de Artes (2002) e Brazilian Project, European Ceramic Work Centre, Holanda (1995), entre outros. Suas obras estão presentes em coleções e acervos de museus e instituições públicas, como: Museu Nacional/DF, MAB/FAAP, MARP/ Ribeirão Preto, MAC/Niterói, MAC/USP e Casa do Olhar/Santo André.

Taisa Palhares | Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é professora de Estética do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Curadora e crítica de arte independente, trabalhou como pesquisadora na Pinacoteca de São Paulo de 2003 a 2015 e organizou a publicação sobre Arte Brasileira desta instituição (2009), ganhador do prêmio Jabuti (2011). Foi curadora das exposições “Mira Schendel” (Tate Modern/Museu Serralves/Pinacoteca, 2013-14).

 

Serviço:

Lista dos artistas selecionados para o 49º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto

Divulgação: 24 de setembro no link: bit.ly/49SALS

Abertura do 49º Salão em formato virtual no dia 10 de dezembro de 2021

Mais informações:

Instagram | @casadoolharoficial

Telefone (11) 4992-7730

e-mail: casadoolhar@santoandre.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *