Turismo e Hotelaria
Luciana Alonso representante da Jamaica e Caribe Mexicano no Brasil, conversa hoje dia 10 de junho com Janaina Araujo, “embaixadora” da paradisiaca ilha de Curacao no Brasil. O tempo é de reabertura gradual destes dois destinos. Saiba detalhes dos dois mágicos destinos.
Dentre os públicos-alvo, ainda que diferentes tipos de visitantes procurem o destino pelas suas praias, gastronomia e cultura, o destino JAMAICA também visa o crescente interesse por casamentos e de viajantes corporativos que também encontram no destino a oportunidade de estenderem a estada com o lazer. “Desde 2012 somos um destino em ascensão para os brasileiros e motivos para continuar crescendo, não faltam”, finaliza. Até o início da pandemia os números no turismo estavam crescendo e positivos.
Além do número de visitantes, outro resultado expressivo é o crescimento de turistas brasileiros que chegaram ao destino por meio de agências de viagens, canal que já conta com mais de 35% de participação nos números.
Lobby do espetacular Marriott Curacao |
“Optamos por manter nosso investimento no Brasil e construímos essa proximidade com as operadoras. Quando iniciamos o trabalho, as agências representavam 0% das vendas e hoje estamos com mais de 35% de share das agências de viagens” destaca Janaina Araújo, representante de Curaçao no Brasil. “Foi um trabalho de apresentação, pois o destino ainda era pouco falado e conhecido no Brasil. Hoje as principais agências que vendem Caribe já vendem Curaçao, destino que já está na cabeça do brasileiro”, completa.
O fabuloso Renaissance Curacao |
Apesar da ligação direta sazonal, a maioria dos brasileiros que visitaram a ilha caribenha chegaram via Cidade do Panamá, com a Copa Airlines (50%), seguida pela ligação via Bogotá, com a Avianca (30%), ou via Miami, com a American Airlines (6%).
Experiencia única em se hospedar no Hotel Boutique Pieter Maai |
Curaçao, uma ilha holandesa no Caribe, é conhecida por suas praias escondidas em enseadas e seus extensos recifes de corais, ricos em vida marinha. A capital, Willemstad, tem uma arquitetura colonial em tons pastel, a flutuante Ponte da Rainha Emma e a sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, do século XVII, com piso de areia. A ilha também é um portal de entrada para praias ocidentais como Baía Azul, um lugar bastante procurado para a prática de mergulho. Casamentos, romance, boa gastronomia, festas e baladas (gay friendly inclusive) sao também bons motivos para Curacao ser o destino de desejo dos brasileiros no novo mundo que se vislumbra.
Janaina Araujo, referencia do turismo brasileiro:
Para quem nasceu no sertão da Paraíba – em Cajazeiras – e três décadas depois é hoje uma das maiores executivas do setor de turismo, a história de Janaína Araújo é exemplarmente fascinante.
Começou na música por amor a arte. Aos 10 anos comandou o programa “A Criança na Rádio”, sucesso absoluto e líder de audiência por quase dois anos na radio de Caiacó (RN), cidade natal de seu pai. Depois mudou-se para São Paulo, se apresentando em bailes de formatura com uma banda de garagem, até partir para novos rumos.
Na indústria de viagens começou uma sólida carreira na TAM (atualmente Latam), onde ficou por dez anos. Foi também uma das coordenadoras para a América Latina do TMG – Travel Manager Group, que reúne gestores de viagem de grandes empresas como Camargo Correa, Nestlé, Santander e Natura, entre outros, à frente de viagens e diversos modelos de eventos que envolviam deslocamentos nacionais e internacionais.
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é diretora- presidente da Lékè Representações e Publicidade. Entre os clientes atuais estão a sedutora Ilha holandesa de Curaçao, que, sob sua gestão, registrou expressivo aumento de brasileiros no período 2018-2019, e o marroquino Xaluca Grup que tem como ponto forte a realização de grandes eventos no deserto do Saara, com destaque para o Desert Women Summit.
Agradecimentos: Mercado & Eventos, Panrotas, Blog Volto Já, Febracos departamento jornalismo e Apacos colunistas Sao Paulo. Jornalista Silvana Melky, coordenadora de mídia.