[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Turismo e Hotelaria

Turismo e Hotelaria

 

Luciana Alonso representante da Jamaica e Caribe Mexicano no Brasil, conversa hoje dia 10 de junho com Janaina Araujo, “embaixadora” da paradisiaca ilha de Curacao no Brasil. O tempo é de reabertura gradual destes dois destinos. Saiba detalhes dos dois mágicos destinos.

 

Somente atrás dos Estados Unidos e Canadá, o Brasil é um dos principais emissores de visitantes para a Jamaica. Com um total de 28 mil leitos destinados aos visitantes, Luciana Alonso destaca que até meados de 2019 o número de leitos disponíveis aumenta gradativamente.“Hotéis com bandeiras internacionais já estão marcando presença em nossos principais destinos, como Kingston, Montego Bay e Negril, além de planejarem revitalizações para melhor comportar os visitantes”, explica.

Dentre os públicos-alvo, ainda que diferentes tipos de visitantes procurem o destino pelas suas praias, gastronomia e cultura, o destino JAMAICA também visa o crescente interesse por casamentos e de viajantes corporativos que também encontram no destino a oportunidade de estenderem a estada com o lazer. “Desde 2012 somos um destino em ascensão para os brasileiros e motivos para continuar crescendo, não faltam”, finaliza. Até o início da pandemia os números no turismo estavam crescendo e positivos.

A Jamaica é um país insular no Caribe com uma topografia exuberante de montanhas, florestas tropicais e praias com recifes. Muitos dos seus resorts all-inclusive estão localizados em Montego Bay, com sua arquitetura colonial britânica, e Negril, conhecida pelos locais de mergulho e snorkeling. A Jamaica é famosa como berço da música reggae, e sua capital, Kingston, abriga um museu dedicado ao cantor Bob Marley.
MoedaDólar jamaicano
População2,935 milhões (2018) Banco Mundial
Sobre o Caribe Mexicano:
Poucos lugares no mundo oferecem tantos atrativos como o Caribe do México. E, apesar do mar azulado ser o grande responsável por pintar um cenário desejado na cabeça dos viajantes, a região da Riviera Maya possui outros motivos para você visitá-la.
Sítios arqueológicos, cenotes (cavernas que são verdadeiras piscinas naturais), parques temáticos, passeios de barco, mergulhos, noites agitadas e uma culinária de lamber os beiços. Tudo isso poderá fazer parte do seu dia a dia durante uma viagem pelo caribe mexicano.
Sobre os custos, embora viajar por esta parte do México seja mais caro do que em outros destinos do país, é possível fazer uma baita viagem sem precisar gastar uma fortuna.
______________
Curacao e Janaina Araujo!
 Com um produto cada vez mais posicionado nas agências de viagens e crescimento expressivo no interesse dos viajantes, a ilha de Curaçao bateu a marca de 16 mil turistas brasileiros em 2019, número traçado como meta para o ano pelo Conselho de Turismo (CTB – Curaçao Tourism Board). O bom resultado é fruto de um trabalho de capacitação e promoção realizado pela equipe do Turismo de Curaçao no Brasil, que incluiu treinamentos, workshops, presença em feiras e a construção de um relacionamento com operadoras.

Além do número de visitantes, outro resultado expressivo é o crescimento de turistas brasileiros que chegaram ao destino por meio de agências de viagens, canal que já conta com mais de 35% de participação nos números.

Lobby do espetacular Marriott Curacao

“Optamos por manter nosso investimento no Brasil e construímos essa proximidade com as operadoras. Quando iniciamos o trabalho, as agências representavam 0% das vendas e hoje estamos com mais de 35% de share das agências de viagens” destaca Janaina Araújo, representante de Curaçao no Brasil. “Foi um trabalho de apresentação, pois o destino ainda era pouco falado e conhecido no Brasil. Hoje as principais agências que vendem Caribe já vendem Curaçao, destino que já está na cabeça do brasileiro”, completa.

O fabuloso Renaissance Curacao
Além do trabalho realizado junto ao trade, outro fator que contribuiu para esta divulgação do destino foi o voo direto de São Paulo, fretado pelo governo de Curaçao, pela Divi Divi Airlines, que ficou em operação entre dezembro de 2018 e março de 2019, sendo responsável por 4% do número de Turistas do Brasil em 2019. “Este voo foi muito importante pois levamos muitos operadores e agentes, que puderam conhecer o destino”, explica a carismática Janaina.
As cores irresistiveis de Curacao, uma marca de impacto
Hotel Boutique Pieter Maai Curacao

Apesar da ligação direta sazonal, a maioria dos brasileiros que visitaram a ilha caribenha chegaram via Cidade do Panamá, com a Copa Airlines (50%), seguida pela ligação via Bogotá, com a Avianca (30%), ou via Miami, com a American Airlines (6%).

Experiencia única em se hospedar no Hotel Boutique Pieter Maai
Para 2020, o destino buscaria companhias aéreas para ampliar esta conectividade aérea com o destino. Além de dar mais opções ao turista, a procura visa dar suporte às ações agressivas de promoção que o destino planeja para o mercado brasileiro. Além de capacitações e maior presença nas agentes de viagens, também estão previstas ações em meios de comunicação e a projeção do destino em novelas e programas de TV. A missao continua pós pandemia e a abertura gradual da ilha a partir de junho-julho-agosto de 2020
Sobre Curacao:

Curaçao, uma ilha holandesa no Caribe, é conhecida por suas praias escondidas em enseadas e seus extensos recifes de corais, ricos em vida marinha. A capital, Willemstad, tem uma arquitetura colonial em tons pastel, a flutuante Ponte da Rainha Emma e a sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, do século XVII, com piso de areia. A ilha também é um portal de entrada para praias ocidentais como Baía Azul, um lugar bastante procurado para a prática de mergulho. Casamentos, romance, boa gastronomia, festas e baladas (gay friendly inclusive) sao também bons motivos para Curacao ser o destino de desejo dos brasileiros no novo mundo que se vislumbra.

MoedaFlorim das Antilhas Neerlandesas
Línguas oficiaisLíngua neerlandesa, Papiamento, Língua inglesa

Janaina Araujo, referencia do turismo brasileiro:

Para quem nasceu no sertão da Paraíba – em Cajazeiras – e três décadas depois é hoje uma das maiores executivas do setor de turismo, a história de Janaína Araújo é exemplarmente fascinante.

 

Começou na música por amor a arte. Aos 10 anos comandou o programa “A Criança na Rádio”, sucesso absoluto e líder de audiência por quase dois anos na radio de Caiacó (RN), cidade natal de seu pai. Depois mudou-se para São Paulo, se apresentando em bailes de formatura com uma banda de garagem, até partir para novos rumos.

Na indústria de viagens começou uma sólida carreira na TAM (atualmente Latam), onde ficou por dez anos. Foi também uma das coordenadoras para a América Latina do TMG – Travel Manager Group, que reúne gestores de viagem de grandes empresas como Camargo Correa, Nestlé, Santander e Natura, entre outros, à frente de  viagens e diversos modelos de eventos que envolviam deslocamentos nacionais e internacionais.

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é diretora- presidente da Lékè Representações e Publicidade. Entre os clientes atuais estão a sedutora Ilha holandesa de Curaçao, que, sob sua gestão, registrou expressivo aumento de brasileiros no período 2018-2019, e o marroquino Xaluca Grup que tem como ponto forte a realização de grandes eventos no deserto do Saara, com destaque para o Desert Women Summit.

Agradecimentos: Mercado & Eventos, Panrotas, Blog Volto Já, Febracos departamento jornalismo e Apacos colunistas Sao Paulo. Jornalista Silvana Melky, coordenadora de mídia.