A nova era do desenvolvimento digital

A nova era do desenvolvimento digital

Um crescente desafio tem permeado o setor de Tecnologia da Informação nos últimos anos: a demanda de software está ultrapassando a capacidade de entrega das organizações e comprometendo o time-to-market.

Apesar disso ser uma realidade para as empresas, essa não precisa ser a realidade do seu negócio.

Empresas ao redor do mundo estão investindo em plataformas de desenvolvimento low-code como forma de acelerar suas estratégias de transformação digital. E o motivo principal são as inúmeras vantagens que esta tecnologia proporciona.

Como alternativa para a criação de sistemas no modelo tradicional, as plataformas de desenvolvimento low-code aparecem como principal alternativa para aumentar consideravelmente a produtividade e o alinhamento entre TI e o negócio, já que as soluções mais completas do mercado integram vários componentes de desenvolvimento consolidados no mercado em uma única plataforma.

Em outras palavras, as plataformas low-code mais robustas permitem a criação de aplicações que automatizam processos de ponta a ponta. Em vez de usar uma diversidade de ferramentas para suportar o processo de desenvolvimento, uma plataforma robusta de low-code suportará todo o processo de desenvolvimento, gestão de processo de negócio, deploy, execução e gerenciamento, com capacidade de integração em outros sistemas, de forma integrada e com várias automações, garantindo às organizações a capacidade de implantar e usar as aplicações com mais rapidez.

A velocidade no desenvolvimento de software é, sem dúvida, uma das principais características que vem fazendo do low-code uma escolha vantajosa. E isso se dá por um importante motivo: a possibilidade de construir aplicações com componentes reutilizáveis ou permitindo que desenvolvedores menos experientes criem suas próprias aplicações de uma forma rápida e robusta, dentre outras características, por conta do desenvolvimento de forma visual e de fácil compreensão.

Mas acelerar o tempo de desenvolvimento não depende apenas do ambiente de desenvolvimento. A integração com outras soluções e o gerenciamento de dados em diversas fontes podem retardar significativamente o processo, se a plataforma não tiver uma forma estruturada, confiável e facilitada para tratar estes pontos.

Além de tudo isso, num cenário de soluções distribuídas, a plataforma certa de low-code não deve prendê-lo ou limitá-lo a um cenário de nuvem específico. As empresas precisam ter a opção de escolher onde implantar seus aplicativos e a facilidade de migrar para qualquer nuvem de sua escolha, já que as necessidades mudam constantemente e as aplicações precisam ser escalonadas em serviços de nuvem adequados a essas novas necessidades. É preciso entender que existem diversos tipos de plataformas low-code, com características e capacidades diferentes. Desta forma, para aplicações críticas para o seu negócio, é fundamental verificar se a plataforma escolhida possibilita essa flexibilidade e portabilidade para implementação em todos os tipos de nuvem.

 

 

Sobre TrueChange

A TrueChange é pioneira em Low-Code no Brasil. A empresa conta com uma equipe de profissionais qualificados e especializados nas melhores práticas de desenvolvimento de software para realizar a transformação digital dos negócios, com foco principal em Low-Code. Atualmente, a companhia é o principal parceiro da Siemens na América Latina focada em negócios Mendix, plataforma líder no mercado global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *