Braz Cubas inaugura biblioteca Prof. Maurício Chermann

Braz Cubas inaugura biblioteca Prof. Maurício Chermann

Novo espaço recebe o nome do professor que fundou a primeira instituição de Ensino Superior em Mogi das Cruzes e Alto Tietê, sendo um dos precursores no processo de introdução da educação a distância no País

     crédito imagem: Photocinestudio

O Centro Universitário Braz Cubas, instituição que pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, inaugurou hoje (3) a biblioteca Prof. Maurício Chermann. O novo espaço recebe o nome do fundador da primeira instituição de ensino superior de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, considerado importante no cenário educacional da região e do país.

“Nomeamos a biblioteca como Prof. Maurício Chermann como uma forma de eternizar um professor que foi tão importante na construção e desenvolvimento do ensino superior em Mogi e Alto Tietê e pela linda história que nos ajudou a construir na educação. Ele dedicou mais de 70 anos na área educacional e destinava grande parte do seu tempo, amor e compromisso com aqueles que acreditavam no sonho de uma formação de excelência”, enfatiza o Reitor da Braz Cubas, Prof. Me. Rafael Ribeiro.

No evento de inauguração, foi feito o descerramento da placa com o nome do professor, com homenagens e presenças importantes. O novo espaço tem 460 m² totalmente climatizado e contará com cerca 100 mil exemplares entre físicos e digitais, além de diversas salas de estudo em grupo, sala de estudo em grupo acessível, estações de estudo individual, terminais de consulta acessíveis, áreas de descompressão e um espaço de estudo informatizado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Braz-Cubas-Inauguracao-da-biblioteca-Prof.-Mauricio-Chermann-3-reitor-Rafael-Ribeiro-filhas-Debora-Chermann-e-Eliane-Chermann-e-filho-Davi-Chermann-1024x683.jpg

Da esquerdar para direita, reitor da Braz Cubas, Rafael Ribeiro, filhas do homenageado, Débora Chermann e Eliane Chermann e o filho Davi Chermann

     crédito imagem: Photocinestudio

Mas quem era Maurício Chermann?

Personalidade importante para Mogi das Cruzes, o professor Maurício Chermann foi pioneiro no desenvolvimento do Ensino Superior da região. Com sua visão inovadora e tecnológica fundou em 1960 um dos polos universitários mais importantes do país, a Braz Cubas.

Chermann era visionário e foi também um dos precursores no processo de introdução do EAD no Brasil. Por meio de sua atuação no Conselho Federal de Educação, possibilitou que 20% da carga horária total dos cursos presenciais fossem realizadas a distância, e informalmente foi denominado como “Parecer Mauricio Chermann”. Dessa forma, coroou toda a sua dedicação e todo o seu empenho na aprovação e implementação das novas tecnologias.

Entre as inúmeras realizações de Chermann está a introdução dos primeiros computadores para os estudantes de Mogi, sendo a Braz Cubas uma das primeiras a montar laboratórios que prestavam serviços para a Prefeitura Municipal, Serviço de Águas (Semae) e para as Indústrias e outras instituições de ensino da região.

Ele também implantou o Núcleo de Arqueologia e o Centro de Computação Gráfica da Braz Cubas, o Projeto Cenográfico na Rede Globo, a informatização de museus e de projetos na cidade de Salvador, a atuação na Comissão Mista do Crédito Educativo junto ao Ministério da Educação (MEC), teve participação na Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) e no Conselho dos Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).

A partir de fevereiro o grande estudante e professor Chermann ficará eternizado na biblioteca da Braz Cubas assim como ficou para a sociedade, com sua referência na busca incansável ao longo de 70 anos por novos modelos inovadores de ensino e tecnologia no país.

###

Sobre Braz Cubas – Com 80 anos de história e tradição, o Centro Universitário Braz Cubas é reconhecido pelo ensino e formação de qualidade de profissionais de diversas áreas de atuação, em Mogi das Cruzes e, também, na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê. Oferece cursos de graduação presencial e a distância, além de cursos técnicos e de pós-graduação, todos de forma inovadora, aliando a tradição com o que há de mais atual no mercado educacional. A Instituição agora integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.brazcubas.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *