Confira as atrações culturais e opções de lazer em Bertioga

Confira as atrações culturais e opções de lazer em Bertioga

Bertioga conta com várias atrações culturais para esta semana. Na “5ª Cultural”, por exemplo, os munícipes e turistas poderão encontrar apresentações musicais, poesias, exposições, samba de roda e tudo sobre o empoderamento da mulher negra.  E tem mais, feiras de artesanato e de economia solidária, visita ao Forte São João, trilhas e um espaço totalmente dedicado para o lazer dos dogs. A programação está imperdível!

Confira:

5ª CULTURAL

Na última semana da “5ª Cultural”, nesta quinta (21) o projeto abordará o empoderamento da mulher negra com roda de conversa, músicas, poesias, exposições, vídeos e samba de roda. O evento acontece no Espaço Cultural Praia, a partir das 19 horas.

A ação é totalmente gratuita e realizada pelo Cineclube Buriquioca e Movimento + Arte na Cidade,  com apoio da Prefeitura de Bertioga.

Para participar é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 na entrada do local.

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

This image has an empty alt attribute; its file name is Economia-Solidaria_Renato-Inacio-2-1024x576.jpeg

Que a feira é um sucesso todos já sabem. A novidade deste sábado (2) é a oficina: Impressão e Álbum de Fotos a partir de Dispositivos Móveis.

Ulisses Garcez e Camila de Paz ensinam como produzir imãs de geladeira, porta retratos, fotos em chaveiros e álbuns a partir de fotos armazenadas nos celulares.

Chegue cedo. A oficina inicia às 16 horas e tem apenas 15 vagas. As inscrições serão realizadas às 15h30.

O local  também conta com culinária sustentável, inclusive veganas, feitas com produtos da Mata Atlântica, além de artesanatos produzidos com materiais reciclados e recolhidos nas praias, como ecojóias e decorações ecológicas, cosméticos naturais, cervejas artesanais, chás, xaropes e muito mais.

A feira é realizada aos sábados, das 15 às 19 horas, no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’.

FEIRA DE ARTESANATO

This image has an empty alt attribute; its file name is Feira-de-Artesanatos_Renato-Inacio-3-1024x576.jpeg

Além de comprar lembrancinhas feitas por artesãos locais, o local permite o contato com a natureza com uma linda vista para o mar. Sem dúvidas, a Feira de Artesanatos não pode ficar de fora da agenda.

Os visitantes encontrarão artigos para casa, itens de decoração, bijuterias e acessórios, além de cachaças, licores e doces artesanais feitos com produtos da Mata Atlântica.

A feira ocorre no Espaço Cultural Praia, no sábado das 16 às 22 horas e no domingo das 10 às 16 horas.

ESPAÇO DOG

This image has an empty alt attribute; its file name is espaco-dog-2-1024x576.jpeg

Os dogs também merecem um lugar para lazer e diversão. Pensando nisso Bertioga conta com o Espaço Dog, localizado no Parque dos Tupiniquins. Os donos podem levar seus pets para brincarem e se exercitarem de segunda à sexta, das 9 às 18 horas.

A entrada do animal será permitida apenas se o animal estiver  vacinado, vermifugado, sempre com coleira, acompanhado e próximo do tutor.

É proibida, a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO EM PARCERIA COM O SESC

This image has an empty alt attribute; its file name is Forte-Sao-Joao-Renato-Inacio-1-1024x575.jpeg

Quem ama uma exposição e tem interesse em conhecer mais sobre a história da cidade e do país, não pode deixar de visitar a primeira fortaleza do Brasil.

O Forte São João está com uma exposição especial em parceria com o Sesc. No local é possível encontrar artefatos de diferentes povos indígenas locais, pinturas à óleo, além de máquinas cenográficas interativas com recortes e textos antigos da cidade, jogo de pescaria sobre a cultura caiçara e de batalha naval.

A classificação é livre, a visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento.

ECOTURISMO – TRILHAS

This image has an empty alt attribute; its file name is Trilhas-2.jpeg

Bertioga é o destino perfeito para quem busca explorar a natureza junto de aventura. A cidade conquistou o Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 na categoria “ecoturismo”. São 12 trilhas abertas à visitação com diferentes graus de dificuldade.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura.

As visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), por meio do e-mail: abeco.tur.eco@gmail.com ou Instagram: @abecotur. O contato também pode ser feito com a Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB), através e-mail: monitores_bertioga@hotmail.com ou Instagram: @monitores.bertioga.

A relação completa das 12 trilhas pode ser conferida no link: http://www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo/

 

Serviço

– Forte São João: Av. Vicente de Carvalho, s/n – Centro

– Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo Leo’: Rua Manoel Gajo, 1080, Centro.

– Espaço Cultural Praia: Avenida Tomé de Souza, s/n, Praia da Enseada – Centro.

– Espaço Dog – Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Centro (dentro do Parque dos Tupiniquins).

Texto: estagiária Joana Oliveira supervisionada por Letícia Dolapci

Foto: Divulgação PMB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *