Copa do mundo 2022: conheça mais sobre o Catar

Copa do mundo 2022: conheça mais sobre o Catar

Mesmo ainda em pandemia, há um otimismo para a realização da Copa do Mundo no Catar. Descubra algumas curiosidades do país que vai sediar o maior evento de futebol mundial!

O ano mal começou e os apaixonados por futebol já estão ansiosos para a chegada do mês de novembro. Isso porque, este é o período em que acontecerá a Copa do Mundo de 2022.

Se você é daqueles antenados no assunto, com certeza já sabe que o país-sede escolhido para receber o evento é o Catar. Mas, quem ainda não se atualizou, com certeza tem muitas dúvidas sobre o território árabe mais rico do mundo.

Não à toa, nós trouxemos um conteúdo completo para te deixar por dentro das principais informações a respeito do seu possível próximo destino, caso pretenda assistir aos jogos.

Quando e como o país foi escolhido?

Antes de tudo, é importante entender como é feita a escolha do país que vai sediar este evento tão importante para o mundo esportivo.

Na verdade, tudo isso acontece bem antes do que imaginamos. A seleção dos países acontece em uma reunião entre a FIFA (Federação Internacional de Futebol) e as seis confederações de futebol existentes, no mínimo, 6 anos antes do evento.

No caso do Catar, o país foi selecionado em 2010 pela comissão e, desde então, vem se preparando para receber as seleções que participarão do torneio e até já construiu uma cidade do zero para fazer tudo acontecer.

Quando acontecerão os jogos da Copa do Mundo 2022?

A competição está prevista para começar no dia 21 de novembro deste ano e a festa de encerramento acontecerá no dia 18 de dezembro.

Essa data foi escolhida porque as temperaturas no Oriente Médio no meio do ano são altas, época em que normalmente é realizada a Copa.

O que você precisa saber sobre o Catar

Agora que já tem as principais informações sobre a competição mais importante para o esporte, cabe saber mais sobre o local que sediará o evento, ainda mais se deseja programar sua viagem para acompanhar de perto os jogos das seleções.

Confira algumas informações importantes sobre o país-sede e organize-se para aproveitar a experiência incrível que estar em território estrangeiro pode te proporcionar.

Onde fica o Catar?

Localizado no Continente Asiático, o Catar – ou Qatar – é um pequeno país que faz parte do conhecido Oriente Médio. Seu território faz fronteira com a Arábia Saudita e sua península é banhada pelo Golfo Pérsico.

Costumes e crenças

Por se tratar de um país islâmico, surgem muitas dúvidas a respeito da cultura e costumes do povo que vive no Catar.

Embora sejam rígidos em relação ao consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e de carne suína, a região é considerada uma das mais liberais do Oriente Médio.

Por lá, as mulheres não precisam usar burcas na rua e podem fazer coisas cotidianas, como por exemplo, dirigir e frequentar os estádios de futebol.

No entanto, beijos, carícias e outras demonstrações públicas de afeto devem ser evitadas, pois são passíveis de processo e até punição por serem encarados como atitudes criminais.

O que fazer no Catar?

Para quem deseja visitar o país durante a Copa do Mundo e quer aproveitar para conhecer mais do que apenas o lado esportivo, saiba que há diversos lugares para visitar durante a sua estadia:

  • Museu de Arte Islâmica: Localizado em Doha, capital do país, o espaço abriga muita história e cultura;

  • Grande Mesquita: Também em Doha, trata-se do maior templo de oração do Catar.

  • Souq Waqif: Um autêntico mercado onde é possível encontrar a culinária tradicional, arquitetura e cultura da região;

  • Desertos: Os passeios podem ser feitos de buggy ou camelos pelas dunas de areia e locais históricos.

É necessário visto para entrar no país?

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Catar. As únicas exigências para viajar até a península arábica são:

  • Passaporte válido por mais de seis meses;

  • Apresentação das passagens de ida e volta;

  • Seguro Viagem;

  • Comprovante de vacinação para Covid-19.

É possível morar lá?

Se já conhece melhor o Catar, se apaixonou pelo país e deseja viver por lá, saiba que isso é possível, mas será necessário um bom planejamento. Até porque estamos falando de um dos países mais caros para se viver do mundo.

A primeira coisa a se ter em mente é que será necessário conseguir um visto para permanecer no Catar. Para que isso seja possível, o caminho mais fácil é através de um contrato de trabalho.

Isso porque, a própria empresa pode solicitar para as autoridades do país e, sendo assim, a chance de ser aprovado é muito maior.

Já no caso daqueles que desejam acompanhar familiares ou apenas tentar a sorte em outro país, o processo pode ser um pouco mais demorado e burocrático.

Porém, é essencial contar com empresas especializadas neste tipo de trâmite, para evitar frustrações e desperdícios de dinheiro.

Reúna todos os documentos necessários, não se esqueça da tradução juramentada de toda a papelada de acordo com o idioma local, planeje-se financeiramente e investigue a fundo suas opções de trabalho e futuro no país.

No mais, vale lembrar que é importante pesquisar mais minuciosamente sobre a cultura no Catar, uma vez que se trata de uma realidade bem distante da qual nós brasileiros estamos acostumados.

Isso evitará constrangimentos, facilitará a interação e adaptação social, além de impedir problemas legais uma vez que se estará bem longe do seu país de origem.

De modo geral, há muitos meses ainda pela frente até a data do evento, então todos os esforços para o controle da pandemia da Covid-19 são importantes para que a Copa de fato ocorra dentro do esperado.

Até lá, é interessante saber mais sobre o Catar e, principalmente, continuar com os devidos cuidados para inibir e impedir a propagação/emissão do vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *