[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
CVC Corp lança série de iniciativas em incentivo à diversidade

CVC Corp lança série de iniciativas em incentivo à diversidade

Programa de estágio, cartilha e comitê de diversidade são algumas das ações que fazem parte da transformação cultural da empresa

Preconceito e intolerância não têm mais lugar no ambiente profissional. A pluralidade cultural começa bem antes do recrutamento do colaborador, quando a empresa rompe barreiras e abre o leque para profissionais de todas as classes sociais, raças, gêneros, formações, experiência.

A transformação cultural é feita de dentro para fora – com a disseminação dos valores da companhia, diversidade, empoderamento, acessibilidade. Para garantia de um ambiente acolhedor e respeitoso é importante que sejam cumpridas as políticas de diversidade, manual de conduta e a atitude de pares, líderes e subordinados. O bem-estar, a qualidade de vida, o ambiente de trabalho saudável e respeitoso se tornam atrativos tanto para reter, quanto para atrair talentos.

Pensando nisso, a CVC Corp, maior grupo de viagens da América Latina, criou um comitê de diversidade e uma série de iniciativas que permeiam o tema. A principal diretriz da companhia foi o lançamento do REprograma, estratégia de sustentabilidade e diversidade, que é responsável não só pela disseminação dessa pluralidade cultural, mas por seus desdobramentos.

O Programa de Estágio, por exemplo, conta com 80% das vagas direcionadas à diversidade. “Neste ano, nosso Programa de Estágio tem a diversidade como foco, envolvendo grupos de gênero, étnico-racial, pessoas com deficiência e comunidade LGBT+. E não vai ficar somente nos nossos estagiários. Também fechamos parceria com três agências focadas em empregabilidade LGBT+ – TransEmpregos, Projeto Transpor e Anda Direito – para trazer diversidade a todo o nosso quadro de colaboradores”, comenta Paula Domingues, Diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp.

O Comitê da Diversidade, uma das primeiras iniciativas do programa, é formado por 30 colaboradores das mais diversas áreas da empresa e de diferentes grupos de afinidade, como gênero, étnico-racial e comunidade LGBT+. Os principais focos do grupo são trazer diversidade para dentro da corporação e promover melhores experiências para todos esses públicos.

Para levar o tema a todos os mais de 3 mil colaboradores, foram criadas a Cartilha de Diversidade, que promove a cultura de respeito à diversidade, e várias trilhas de aprendizagem disponibilizadas por meio da universidade corporativa da empresa.

Para compartilhar conhecimento, a empresa tem promovido palestras com temas diversos, como “Vieses inconscientes” e “Cultura inclusiva e negócios relacionados ao universo LGBT”, para esclarecer dúvidas sobre o tema e dar dicas de como aplicar as melhores práticas no dia a dia.

Produtos e serviços CVC Corp

A CVC Corp oferece desde os destinos mais procurados, como atrações temáticas (cruzeiros, por exemplo) e os maiores e mais importantes eventos do planeta (Parada do Orgulho LGBT+ e Carnaval), além de identificar locais e parceiros que proporcionam um ambiente seguro, aberto, agradável, receptivo e respeitoso para o público LGBT+.

Por meio de suas marcas B2C (voltadas ao público final) e B2B (que trabalham via agentes de viagens), a companhia comercializa produtos exclusivos para o público LGBT+, como o Festival HH – que neste ano será realizado a bordo do navio Costa Fascinosa. A Visual Turismo, por exemplo, operadora de viagens a lazer do grupo, tem um hotsite em que reúne os produtos e serviços, confira aqui.

Já a Submarino Viagens destaca em suas redes sociais destinos conhecidos como LGBT friendly, como: Nova Iorque, Los Angeles e São Francisco – historicamente cidades da luta e do orgulho LGBT+; Amsterdã – uma das cidades mais livres e inclusivas do mundo; Curaçao – ilha caribenha conhecida por receber o público LGBT+ de braços abertos, Paris, Barcelona, Tel Aviv, Tóquio, Osaka, Buenos Aires, entre outros.

Ao falar em destinos nacionais, a CVC destaca as cidades mais visitadas e que oferecem diversão, entretenimento, alta gastronomia, além de grandes centros de compras e importantes polos culturais. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Brasília.

“Estamos trabalhando cada vez mais com produtos que atendam às expectativas do público LGBT+ e que proporcionem experiências inesquecíveis! Neste momento, focamos em temáticas como praias, lua de mel, destinos cosmopolitas, cruzeiros e locais em que são realizados os maiores eventos do mundo, como as paradas do orgulho LGBT+, Carnaval, entre outros”, afirma Sylvio Ferraz, Diretor Executivo de Sourcing da CVC Corp.

Números do Setor

Segundo dados de 2018 do Sebrae sobre turismo LGBT+, o segmento cresceu 11% – em comparação ao crescimento de 3,5% do turismo de modo geral. Também de acordo com a mesma pesquisa, quase 82% dos entrevistados disseram que têm o hábito de viajar com frequência média de 4 vezes ao ano.

Na pesquisa de viagens LGBT realizada pela IGLTA – International Gay & Lesbian Travel Association entre abril e maio de 2020, 41% dos entrevistados responderam que vão manter os planos de viagens assim que a pandemia for controlada e 55% pretendem realizar uma viagem de lazer doméstica.

Sobre a CVC Corp – A CVC Corp é o maior grupo de viagens da América Latina, formado por unidades de negócios no Brasil e na Argentina que atuam nos segmentos de viagens de lazer, corporativa e educação no exterior. Fazem parte do grupo: CVC, Submarino Viagens, RexturAdvance, Esferatur, Trend, VHC, Experimento Intercâmbio Cultural, Visual Turismo, Bibam, Ola e Almundo.

Os produtos e serviços da CVC Corp são distribuídos por canais de venda físicos e online, seguindo uma estratégia multicanal, o que inclui uma ampla rede de lojas físicas com mais de 1.200 lojas fraqueadas (com as marcas CVC e Experimento), as plataformas de distribuição online (com as marcas CVC.com e Submarino Viagens), além de uma ampla rede de agências de viagens independentes que distribuem os produtos no segmento de lazer e corporativo.