[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
De milhões a inestimáveis, conheça as obras raras (e caras) do Museu do Louvre

De milhões a inestimáveis, conheça as obras raras (e caras) do Museu do Louvre

Helena Ribeiro, historiadora da arte e guia na França, listou quatro obras incríveis expostas em um dos mais importantes museus do mundo

O Museu do Louvre, em Paris, é um dos pontos históricos mais conhecidos no mundo todo. Por lá, diversas obras estão distribuídas em um 160 mil metros quadrados e 17 km de galerias e corredores. Tanto espaço e tantas histórias não à toa, já que possivelmente esse é um dos museus mais seguros do mundo já que guarda obras antigas e raras.

A historiadora da arte Helena Ribeiro, que mora em Paris há mais de uma década, listou quatro obras surpreendentes que, além de antigas e raras, custam milhões ou até mesmo tem seus valores inestimáveis, de acordo com especialistas. 

1 – Mona Lisa – Leonardo da Vinci:

A obra que não pode faltar nesta lista é a Mona Lisa, quadro bastante conhecido que foi produzido pelo artista Leonardo da Vinci. O pintor foi um dos grandes nomes do Renascimento e sua obra é uma das mais famosas do mundo. O sorriso enigmático no retrato icônico de Lisa Gherardini custa cerca de U$ 870 milhões de dólares.

2 – A Liberdade Guiando o Povo (La Liberté guidant le peuple) – Eugène Delacroix:

A obra de Eugène Delacroix mostra um dos momentos mais importantes para a França na Revolução de 1830. Nomeado como “A liberdade guiando o povo”, o quadro foi feito pelo artista no mesmo ano e marcava a história do país deixando um legado de luta por liberdade. 

De acordo com especialistas, a obra tem um valor inestimável devido ao seu tempo e a importância relacionada à história do país. “As obras com valores inestimáveis são aquelas com muita importância histórica, cultural e artística. Várias obras estão nesta lista justamente por serem peças únicas com um contexto cultural rico”, explica Helena.

3 – As Bodas de Caná (Les Noces de Cana) de Paolo Veronese:

Uma das obras mais importantes em exibição no Louvre é de Paolo Veronse que retrata o famoso milagre bíblico em que Jesus transforma água em vinho. Feita em 1562, o quadro é uma das maiores pinturas dentro do museu na França, tendo 6,77 metros por 9,94 metros. A obra também tem um valor inestimável.

4 – A Vênus de Milo (Vénus de Milo):

Datada entre 130 e 100 a.C. a obra é uma estátua grega antiga que representa a deusa Afrodite e tem mais de dois metros de altura, sendo composta basicamente de dois grandes segmentos de mármore de Paros, com várias outras partes menores trabalhadas em separado e ligadas entre si por grampos de ferro, uma técnica comum que os gregos antigos usavam. A arte também tem seu valor inestimável.

Segundo Helena, dezenas de outras obras também não possuem um valor específico. “As obras raras e antigas, que trazem a história da humanidade, não estão à venda e pela sua importância fica difícil calcular o valor que elas têm, por isso muitas sequer são avaliadas”. 

As obras citadas fazem parte do acervo do Museu do Louvre, que fica em Paris, na França. 

Sobre Helena Ribeiro: Saiu do Brasil em 2011 para fazer um mestrado em Estudos Teatrais em Paris mas no meio do caminho se apaixonou pela história da Arte e resolveu deixar os palcos para trás. Se formou em História da Arte pela Universidade Paris Sorbonne e trabalha como guia para brasileiros em Paris! Fundou a empresa Viva Paris e compartilha com os turistas todo seu amor e entusiasmo pela cidade luz. Propõe visitas guiadas nos principais museus de Paris: Museu do Louvre, Museu d’Orsay, Museu Rodin e outros lugares incríveis que você não pode deixar de conhecer. Além disso, trabalha como consultora de viagem para quem está organizando sua viagem para a cidade do amor.