Eletivas de turismo foram a escolha de 130 mil estudantes

Eletivas de turismo foram a escolha de 130 mil estudantes

Aulas da rede estadual destacam a importância socioeconômica, o potencial ambiental e cultural do turismo

O objetivo é destacar a importância socioeconômica e o potencial ambiental e cultural do setor para os jovens da rede pública

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano) e médio terão novamente as eletivas sobre turismo no decorrer deste ano letivo. A iniciativa faz parte do programa SP Politurismo.Edu e nasceu da parceria entre as secretarias de Educação e de Turismo e Viagens do Estado de SP.

Em 2021, foram mais de 130 mil estudantes beneficiados em temas consolidados sob medida para cada idade: Expresso Turístico (6° ano e 7° anos) Ecoturismo e Aventura (8° e 9° anos) e Redes Turísticas (Ensino Médio), em 980 turmas de 599 escolas da rede estadual.

As disciplinas têm por objetivo destacar a importância socioeconômica, ambiental e cultural do turismo. Para o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, “a eletiva contribui para o desenvolvimento pleno dos estudantes e possibilita a ampliação do conhecimento, por meio do aprofundamento nas habilidades curriculares”.

De todos os municípios que aderiam, 121 são de interesse turístico (MITs) ou estâncias. O número é significativo e coloca o turismo como uma das disciplinas eletivas mais cursadas, como explica o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz. “O interesse dos jovens pelo tema se deve à qualidade do conteúdo e ao reconhecimento da importância do turismo para a realidade local”.

Torre Eiffel – O alcance da aprendizagem tem o poder de romper muitas barreiras, inclusive promover a inclusão dentro da sala de aula. Foi o que aconteceu com Ana Laura Rodrigues, estudante da Educação Especial, do 7º ano do ensino fundamental na EE Doutor Cesário Motta, em Itu. Ela chegou na escola no segundo semestre do ano passado, após uma transferência. Foi aí que teve contato com a eletiva.

Ana Laura se diz “surpresa” porque não sabia que o turismo poderia ser uma profissão. “Achei muito interessante, não sabia que existiam as sete maravilhas do mundo, por exemplo. Hoje sei que aquela torre que minha mãe tem na sala se chama Torre Eiffel. Quero continuar a conhecer mais sobre o assunto”.

As eletivas são escolhidas pelos estudantes. Para subsidiar o trabalho dos professores na oferta das disciplinas, a Secretaria de Educação oferece anualmente uma espécie de cardápio com os temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *