Estação Cultura, em São Caetano, terá encontro musical ao ar livre na sexta-feira

Estação Cultura, em São Caetano, terá encontro musical ao ar livre na sexta-feira

Gratuito, o evento terá início às 20h. O público contribui com um 1 kg de alimento não perecível

 

Nesta sexta-feira, 23/7, às 20h, a Estação Cultura será palco do encontro “Música na Estação”, evento ao vivo e ao ar livre para os amantes dos clássicos da Música Popular Brasileira que encantam gerações. A atividade inaugura o calendário de festejos em comemoração aos 144 anos de São Caetano do Sul.

 

A apresentação terá Ivany Barretto (voz), Robertinho Carvalho (baixo elétrico), Gabriel Taboni (bateria), Cláudio Campos (violão) e o maestro Ogair Júnior ao piano e na direção musical. No repertório, faixas inesquecíveis, como “Sangrando”, de Gonzaguinha, e “As Rosas não Falam”, de Cartola, com arranjos desenvolvidos especialmente para a ocasião.

 

Com aproximadamente 1 hora de duração, o evento é livre para toda a família e tem entrada franca. O público deve levar 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade do município. É a primeira ação cultural com presença de público realizada pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020.

 

“Estamos ansiosos por essa experiência. É a primeira vez que o artista sobe ao palco com presença de público, ainda que este seja limitado em respeito às normas e protocolos de segurança para conter a disseminação da Covid-19. É um marco da retomada dos trabalhos dos nossos artistas, abrindo portas para impulsionar a geração de renda por meio da cultura e da economia criativa”, exalta a secretária de Cultura, Liana Crocco.

 

Segundo Érike Busoni, coordenador da Estação Cultura, “será o nosso primeiro evento presencial, no palco e ao ar livre. É uma conquista. Uma experiência fundamental para o retorno gradativo às atividades junto ao público, sempre respeitando os protocolos vigentes de segurança.”

 

Os artistas se apresentam em uma área externa de aproximadamente de 1.200 m2, com limitação de público a 25% de ocupação do espaço. Serão disponibilizadas cerca de 200 cadeiras em frente ao palco, com distanciamento de 1,5 m entre entre os assentos. Para ter acesso, o público deverá obrigatoriamente usar máscara e passar por aferição de temperatura. Será disponibilizado display de álcool em gel na entrada.

 

O espaço terá também a exposição dos trabalhos dos alunos da oficina de Pintura em Tela, realizada semanalmente no local. As telas, ainda em processo de composição, são da turma do professor Raul Alfredo Duran.

 

13 anos

Além do aniversário da cidade, o musical celebra os 13 anos da Estação Cultura. Criada em 27 de junho de 2008, como Centro de Referência de Juventude, a então “Estação Jovem” nasceu juntamente com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Juventude (Comjuv), por meio da Lei n. 4.664/2008.

 

O equipamento passou a ser designado “Estação Cultura” a partir de 2017, quando a Comjuv foi transferida, da Secretaria de Cultura, para a competência da atual Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, pela Lei n. 5.545/2017.

 

Remodelado, o espaço ganhou salas temáticas por linguagens artístico-culturais, além de melhorias que incluem serviços de pintura, substituição de lâmpadas externas por lâmpadas de LED, entre outras.

 

Ali são realizados cursos gratuitos, presenciais e remotos, nas áreas de artes visuais, artesanato e música, entre outras, pelo programa Oficinas Culturais. Além de aulas, também gratuitas, para alunos das redes pública e privada de ensino do município, pelo programa Bandas e Fanfarras. Opção cultural e de lazer para todas as idades, a Estação Cultura está localizada no piso superior do Terminal Rodoviário (Rua Serafim Constantino, s/n), no Centro de São Caetano.

 

Acompanhe a programação da Secult pelas redes sociais: @secultscs (Instagram e Youtube) e @agendaculturalscs (Facebook).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *