Exposição Múltiplo Leminski atravessa o Atlântico

Exposição Múltiplo Leminski atravessa o Atlântico

A curadora da mostra Aurea Leminski no interior da mostra Múltiplo Leminski, na Casa da América Latina, em Portugal

Exposição sobre vida e arte do poeta curitibano está em cartaz na Casa da América Latina em Lisboa

A exposição sobre a vida do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski atravessou o oceano e foi para Lisboa, primeira cidade a receber o projeto no Exterior. Aberta no dia 10 de setembro na Casa da América Latina, a montagem de Lisboa tem uma proposta de focar mais no conteúdo e na forma e menos de recriar as ambientações como nas edições no Brasil.
A mostra em Portugal conta com vitrines expositivas com documentos originais, datilografados e manuscritos, conteúdos de áudio e de vídeo que fazem parte do acervo do artista. A exposição, que já é sucesso de público e crítica com várias aparições na imprensa local,  fica em cartaz até dia 03 de novembro.
A exposição Múltiplo Leminski também está exposta em Ponta Grossa no Museu dos Campos Gerais, com o acervo original, até o dia 5 de dezembro.

Sobre Múltiplo Leminski

Após o sucesso em Curitiba em 2012, no Museu do Olho (MON), o projeto passou a circular pelo Brasil. A primeira parceria foi com a Itaipu Binacional, que abrigou a exposição no Ecomuseu, em Foz do Iguaçu, em 2013.

A seguir, Múltiplo Leminski foi contemplada no Programa Petrobras Cultural ao Centro-Oeste, abrindo no Centro Cultural Oscar Niemeyer, de Goiânia. E ao Nordeste, na Torre Malakoff, em Recife.

Em 2014, foi a vez de Salvador, pela Caixa Cultural, que também levou a exposição para São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro, entre 2015 e 2016.

Em 2017, Múltiplo Leminski esteve em Maringá, no Museu de História e Artes Hélenton Borba Côrtes. E em 2019, em Londrina, no Museu Histórico de Londrina. Ambas as cidades receberam o projeto por edital do Profice, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Após dois anos, a temporada 2021 foi aberta em agosto na região dos Campos Gerais. A décima primeira montagem do projeto é realizada com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná, da Copel, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, da Associação de Museus dos Campos Gerais, da Secretaria de Turismo de Ponta Grossa.

Serviço:
Múltiplo Leminski Lisboa
De 10 de setembro a 03 de novembro
Múltiplo Leminski Ponta Grossa
De 03 de agosto a 05 de dezembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *