Grupo Tour House mostra estágio na relação com o ESG

Grupo Tour House mostra estágio na relação com o ESG

Bem antes da nomenclatura ESG ser cunhada, em 2004, o THG já adotava práticas alinhadas ao conceito de governança social e ambiental

Por meio de coletiva de imprensa, na manhã desta 4ª Feira, 30/03, empresa expôs trajetória sucinta de 32 anos, os desafios assumidos e enfrentados na busca do ESG – Environmental, Social and Governance. Na prática, o ESG parametriza práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Apresentação, referenciada por 25 telas de Power Point, coube ao CEO Tour House Eventos e Coordenador do Comitê ESG, Mateus Passos. Também estiveram presentes o presidente do THG, Carlos Prado; Alexandre Motta, CEO Tour House Corporativo e Roseli Nogueira Machado, Conselheira Externa.

Mateus Passos mostrou que, em 1999, a Tour House tornou-se a 1ª agência de viagens corporativas a ser certificada pela ISO 9002. “Um marco notável para o turismo, pois apenas empresas de outros mercados eram certificadas, até então”, salienta. Já em 2007, foi a 1ª agência brasileira a realizar 100% da neutralização de carbono gerados nas operações, no país.

Em 2012, Mateus Passos falou da campanha em que a British Airways convidou a Tour House a ser responsável pela neutralização de carbono de dois voos, que levaram cerca de 280 crianças carentes, a viajarem de avião pela primeira vez. Partiu de São Paulo ao Rio de Janeiro no dia 12 de Outubro de 2013.

Na rota de expansão da Tour House, em 2016 foram iniciadas as operações na Unidade de Bragança Paulista. E em 2018, veio o comitê de Conduta e Ética. Em 2019, foi criado o etrip Green Friday – ação com o Instituto IPÊ, para o plantio de árvores em mais de 8 mil m², para a restauração do Sistema Cantareira, em São Paulo. Ao mesmo tempo, lançado o projeto Descartáveis 0.

No ano de 2020, participou ativamente do Movimento Supera Turismo Brasil, para enfrentar e criar as condições necessárias para retomada da atividade turística, no pós-pandemia C-19. Durante a coletiva de imprensa, Carlos Prado lembrou a importância do Movimento Supera, as parcerias memoráveis, o engajamento que se estendeu dentro e fora do trade turístico.

Metas ESG do THG

Mateus Passos relata que “decidimos iniciar nossas mudanças por meio de três ações – pilares para a construção de uma empresa mais consciente, inclusiva e diversificada. Evidenciar as diferenças e gerar oportunidades imediatas, via geração de empregos, espaço de fala e reconhecimento sem distinção de raça, gênero, sexualidade ou origem”.

Em Outubro de 2021, em plena pandemia C-19, foi criado o Censo do Grupo Tour House, com o objetivo de obter informações mais detalhadas sobre a composição da equipe. E promover ações para maximizar a inclusão e diversidade.

De olho na poluição que o mercado de turismo exerce sobre o meio ambiente, foi definida a THG 100% Carbono negativo até 2025. “Cabe lembrar que, em 2021, fizemos parte de um movimento da sociedade civil que reuniu centenas de entidades, empresas, associações e ONGs, unidas por um único propósito: tornar viável vacinar todos os brasileiros até setembro daquele ano”, diz Mateus.

Outra meta importante do THG está em ter lideranças pretas/negras e pardas em 50%, até 2030. E, também, aumentar a presença de pessoas LGBTQIAP+ na THG em, no mínimo, 20% dos colaboradores até 2030. Hoje são apenas 12%.

Estruturação

Mateus Passos explicou que “iniciamos nosso processo de estruturação das ações ESG em quatro etapas, a saber”:

Letramento e Engajamento

Gerar informação sobre diversidade, inclusão e equidade em todas as suas nuances. Engajar a alta liderança no desenvolvimento e manutenção dessas práticas.

Atração e Retenção

Partir de ações relevantes para as perspectivas que o THG busca atingir, a fim de atrair e reter talentos com objetivos e metas que façam parte do DNA do Grupo.

Desenvolvimento

Desenvolver e implantar planos de carreiras, respeitando e despertando o potencial de cada colaborador. Reconhecer suas origens, vivências e habilidades.

Felicidade

Medir, anualmente, o índice de Felicidade Interna Bruta dos colaboradores, atrelado ao NPS da empresa e à capacidade de gerar novos negócios.

Antes do fecho, Mateus abordou a realização de workshops internos, muito importantes para elevar o grau de interatividade da equipe.

“Assumimos o compromisso público de ser a diferença no mercado. Por meio do site https://interativo.tourhouse.com.br/esg, tornamos públicas as nossas metas ESG e ações que são executadas diariamente. Queremos fortalecer e ampliar iniciativas para colaborar com a redução do risco climático, aumentar a inclusão de debates sociais e ampliar a governança do Grupo Tour House. E, com isso, Influenciar e impactar pessoas a serem uma nova geração de valor”, finaliza Mateus Passos.

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