HOSPITAL MUNICIPAL UNIVERSITÁRIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO  RECEBE RECONHECIMENTO NACIONAL DE QUALIDADE 

HOSPITAL MUNICIPAL UNIVERSITÁRIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO  RECEBE RECONHECIMENTO NACIONAL DE QUALIDADE 

 

Unidade hospitalar atinge nível de qualidade de excelência, de acordo 

com critérios aplicados pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) 

O Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo recebeu nesta terça-feira (22), o reconhecimento da Acreditação no nível de Excelência, segundo o método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação, que comprova o alto nível de maturidade da gestão e confere o título ao Hospital, foi feita pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).  

Para o diretor do hospital, Dr. Rodolfo Strufaldi, “o Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo se consolidou ao longo destes 22 anos de existência como uma instituição de excelência na Assistência Materno Infantil da Região do ABC. Após a incorporação do CAISM como unidade ambulatorial de referência entre a rede de Atenção Básica do Município como parte da unidade hospitalar, a assistência do Pré Natal de Alto Risco e das especialidades ginecológicas, houve sem dúvida o reconhecimento verdadeiro do HMU como a maior referência da Saúde da Mulher não apenas em SBC, mas também em toda região do ABC”.

“Os prêmios de Hospital Amigo da Criança, Certificação Nacional de Banco de Leite Humano, Incorporação na Rede Vermont Oxford, inúmeras publicações nacionais e internacionais e o fato de ser o berço do maior cenário de prática de ensino superior médico e de escolas técnicas de diferentes áreas, tornou obrigatório que esta instituição buscasse o título de Acreditação Hospitalar”, afirma Strufaldi. “Este processo se inicia em meados de 2016, com a introdução das práticas e de metodologia da ONA1 e, decorridos quase 6 anos, a cultura de qualidade e segurança do paciente se consolidou entre os funcionários da instituição, culminando com a conquista de Acreditação no Nível de Excelência (ONA3).”

“O maior agradecimento neste momento se faz ao Secretário de Saúde, Diretoria Geral, Gerentes, Coordenadores e, acima de tudo, a todos os funcionários, sem exceção, que acreditaram neste sonho, participaram ativamente do processo e mergulharam de corpo e alma no desafio desta conquista. Parabéns a todos nós! Lembrando que o trabalho continua e o cuidado centrado no paciente será sempre nosso principal objetivo. Obrigado!”, conclui o diretor do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo.

A fundadora e CEO do IQG, Mara Machado, explica que a gestão da qualidade é um processo de melhoria do desempenho organizacional, com propósito de gerar valor para o cliente. “A acreditação é um reconhecimento da cultura interna. No caso do HMU, a responsabilidade é ainda maior. Além de ser uma instituição pública, é também um centro formador. É importante que os profissionais reconheçam em sua formação as estratégias adotadas para construir uma cultura de segurança do paciente na perspectiva dos objetivos organizacionais. A gestão da qualidade deve permear toda a instituição, envolver todos os setores e fazer parte das práticas do dia a dia”.

A cerimônia de entrega do certificado foi realizada no Anfiteatro do Hospital Municipal Universitário e contou com a presença do Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a diretora geral do Complexo de Saúde, Dra. Agnes Mello Farias Ferrari, a CEO do Instituto Qualisa de Gestão, Mara Machado, e o Diretor Técnico do hospital, Dr. Rodolfo Strufaldi.

HMU – Maternidade e neonatal  

Com 1,1 mil colaboradores, o Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo completou 20 anos em 2019, especializado em atendimento materno e neonatal. Somente em 2021, o hospital e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), realizaram 27,5 mil atendimentos médicos entre partos, cirurgias e procedimentos na área de oncologia. Já os atendimentos ambulatoriais não-médicos – Enfermagem, Nutrição, Psicologia, entre outros – somaram 23,8 mil no mesmo período. Ainda no último ano, o HMU atendeu como urgência e emergência no Pronto Socorro Ginecológico e Obstétrico cerca de 24,8 mil mulheres e bebês.

Sobre o IQG 

Com atuação marcada pelo pioneirismo, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está há 25 anos no mercado de acreditação e de implantação da gestão da qualidade na área da saúde. Foi pioneiro na implantação do método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2022, a empresa vem atuando na busca de novos mercados, com o objetivo levar a gestão da qualidade para todos os integrantes do sistema de saúde brasileiro, consolidando a imagem de referência em qualidade e inovação. O IQG ainda possui o IQGON, uma plataforma que reúne um grande acervo de conteúdo em gestão para ensino a distância, que combina técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem. Seus programas de formação de avaliadores ONA, auditores internos e gestores clínicos já formaram mais de 85 mil profissionais de todo o Brasil.  

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