[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Mostra on-line apresenta produções dos aprendizes das Fábricas de Cultura

Mostra on-line apresenta produções dos aprendizes das Fábricas de Cultura

4400 crianças e jovens participaram do programa de arte e cultura oferecido no 1º semestre de 2021

As Fábricas de Cultura, localizadas nas regiões norte e sul de São Paulo e Diadema, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, promovem pelo 2º ano consecutivo, uma mostra on-line com as produções desenvolvidas pelos aprendizes do programa de arte e cultura para crianças e jovens.

Com o objetivo de apresentar ao público o protagonismo de mais de 4400 inscritos nos Ateliês e Trilhas do 1º semestre de 2021, o conteúdo da mostra contempla uma retrospectiva do que foi desenvolvido pelos alunos nas linguagens de dança, circo, música, escrita criativa, artes visuais, capoeira, teatro, foto e vídeo, tecnologia, entre outras.

No mês de junho, o público poderá conhecer as histórias e as obras de pessoas que, participando de ações formativas do Programa, puderam ter mais uma alternativa de fortalecer ou criar pesquisas e manifestações artísticas. As atividades buscam um diálogo entre as artes, culturas, criticidade e ludicidade através de ferramentas diversas para elaboração final de audiovisual.

Como já ocorre desde março do ano passado, o percurso artístico desenvolvido nos Ateliês e Trilhas, tem como ambiente de produção local, as próprias casas dos arte-educadores e aprendizes. Mesmo distantes fisicamente, a necessidade de manter vínculos, criar espaço de acolhimento, de livre expressão artística e regional, foram compromissos assumidos por todas as turmas que participaram das ações deste semestre. Confira a programação da mostra pelo YouTube :

O ateliê do Núcleo Infância apresentará o resultado do semestre, mostrando a interação com as crianças e as atividades desenhadas para esse ciclo totalmente voltado para o formato virtual. O vídeo poderá ser assistido no dia 22 de junho às 14h.

Os ateliês de cordas dedilhadas dos arte-educadores Ricardo Dutra e Gabriel Mourão apresentarão um vídeo com o repertório desenvolvido no semestre. A trilha de percussão fará uma participação para apresentar um maracatu, sendo executado com instrumentos confeccionados com materiais alternativos. O concerto estará disponível no dia 22 de junho às 14h.

Às 10h do dia 23 de junho, os aprendizes realizarão uma criação coletiva, em que cada participante criará um desenho, que será passado adiante para que outro recrie. Esses desenhos todos estarão unidos numa narrativa que contará uma história lúdica e divertida.

No mesmo dia, às 14h, o ateliê de teatro para crianças apresentará a cena Feitiço. Um trabalho de memória, leitura e criação de personagem. Também às 14h, os aprendizes dos ateliês de Literatura e Fotografia, Teatro e Iniciação Artística: Brincar e Criar, apresentarão o projeto de Vídeo/Fotonovela. Desenvolvido pelo ateliê de Literatura e Fotografia, o texto é interpretado pelo ateliê de Teatro com intervenções do ateliê Brincar e Criar.

A mostra de processo do projeto espetáculo em Realidade Aumentada é uma apresentação do desenvolvimento atual dos aprendizes na busca de recriar a relação de presença da arte com o espaço, possibilitando a fruição do público apesar do isolamento social. Sob orientação de Anderson Barbosa, o vídeo será disponibilizado no dia 23 de junho às 19h30.

No dia seguinte, às 16h, será divulgado o vídeo-poema criado em processo colaborativo entre aprendizes de teatro e de música. O trabalho foi composto a partir do texto “Eu Viela”, do poeta periférico Dugueto Shabazz.

No telejornal Notícias para o presente e/ou se essa rua fosse minha, a proposta é apresentar uma pequena reportagem, inventada ou não, sobre o que os integrantes consideram mais importante para o presente. A atividade será exibida no dia 24 às 17h.

A turma do Ateliê de Cinema e Vídeo Digital, sob orientação de Alex Moletta, exibirá o resultado em vídeo do projeto Curta em Casa, um curta-metragem de forma totalmente autônoma, seguindo as diretrizes sanitárias vigentes da turma do primeiro semestre de 2021. O curta poderá ser assistido no dia 24 de junho às 19h.

A partir da união das trilhas de vídeo arte, dança cigana e audiovisual, compostas apenas por mulheres, será construído um experimento sobre corpos e narrativas sobre o tempo e as invenções do feminino num contexto virtual. O experimento estará disponível no dia 27 de junho às 19h.

No dia 28 às 19h, pílulas artísticas de diversos Ateliês e Trilhas da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís serão apresentadas no Sarau do Jardim São Luís.

O grupo Seresteiros do Amor (Danças Brasileiras e Banda Sertaneja) sobe o Brasil e mostra no pé, no violão e no coração o percurso do coco ao forró e se delicia com o ritmo colorido e envolvente do carimbó. A atividade será publicada no dia 30 de junho às 20h.

SERVIÇO

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Ateliês do Núcleo Infância
22/6 – terça-feira – 14h
Faixa etária: livre
Plataforma: Youtube

Narrativas de mulheres
27/6 – domingo – 19h
Faixa etária: livre
Plataforma: Youtube

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Ateliê Teatro para crianças – Feitiço e outras cenas
23/6 – quarta-feira – 14h
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Projeto Espetáculo – Viela
24/6 – quinta-feira – 16h
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Trilha Seresteiros do amor – SERESTA | ENTRE VIOLÕES E SAIAS
30/6 – quarta-feira – 20h
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Mostra Bafônica da Trilha Prática Circense
19/6 – sábado – 10h30
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Intervenções artísticas em outras realidades
23/6 – quarta-feira – 19h30
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Curta em Casa – audiovisual da Trilha de Cinema e Vídeo Digital
24/6 – quinta-feira – 19h
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Concerto Popular
22/6 – terça-feira – 14h
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Criando & Recriando
23/6 – quarta-feira – 10h
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Vídeo/Fotonovela: Armadilhas da Mente
23/6 – quarta-feira – 14h
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Telejornal
24/6 – sexta-feira – 17h
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

Sarau do Jardim São Luís

28/6 – segunda-feira – 19h
Faixa Etária: Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: Youtube

——–
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180
Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso táctil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braile, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e áudio-books).
E-mail: contato@fabricasdecultura.org.br
https://www.fabricasdecultura.org.br/index.php?t=i

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020 e 2021, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.