Museu da Língua Portuguesa inaugura espaço expositivo com a instalação “Viva Palavra”

Museu da Língua Portuguesa inaugura espaço expositivo com a instalação “Viva Palavra”

Com curadoria do cartunista Antonio Junião, mostra em um dos pátios da Estação da Luz reúne sete ilustrações inspiradas nos sentimentos despertados pela pandemia

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura um espaço expositivo no Pátio B do edifício histórico da Estação da Luz – aberto ao público pela primeira vez e com acesso livre, dentro da proposta do projeto de reconstrução de conectar a rua, o Museu e a Estação da Luz de forma mais orgânica. O local é ocupado com a instalação “Viva Palavra”, com sete ilustrações de nomes como Luna B, Efe Godoy, Breno Loeser, Yacunã Tuxá, Renata Felinto, Criola e Antonio Junião, que também assina a curadoria. Para visitá-la não é necessário pagar ingresso.

São artistas de diferentes lugares do país, como Bahia, Piauí, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Sergipe. “A ideia é mostrar a diversidade do que tem sido produzido fora do eixo Rio-São Paulo”, comenta Junião. Cartunista e ilustrador, ele atua na imprensa desde 1994, colaborando com veículos como Folha de S. Paulo, El País Brasil e Ponte Jornalismo. “Os trabalhos selecionados refletem as experiências efervescentes oriundas de movimentos artísticos, culturais e sociais”, afirma.

“Viva Palavra” é um desdobramento do projeto “A Palavra no Agora”, lançado em julho de 2020 para estimular o público a pensar sobre os sentimentos complexos despertados pela pandemia, por meio de exercícios de escrita disponibilizados em uma plataforma online. As publicações enviadas pelos internautas serviram de referência para os artistas desenvolverem seus trabalhos. O projeto continua acessível e aberto para novas participações no site noagora.museudalinguaportuguesa.org.br.

Trechos dos textos enviados pelo público também estão expostos no Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa – outra novidade do projeto de reconstrução. Trata-se do núcleo responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do MLP.

A instalação “Viva Palavra” pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, das 9h às 16h30, com acesso direto pela gare da Estação da Luz e pela Praça da Luz. Já o Centro de Referência recebe visitantes de terça a quinta, das 10h às 15h. O Pátio B fica localizado no canto do edifício mais próximo da Rua José Paulino.

Exposição principal e Exposição Temporária – Para ver a exposição principal do Museu da Língua Portuguesa e a exposição temporária “Língua Solta”, o ingresso deve ser adquirido pela internet, ao custo de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A entrada é grátis para crianças até 7 anos e grátis para todos aos sábados. Por conta da pandemia, os ingressos – mesmo os gratuitos – devem ser emitidos pela internet, com dia e hora marcados para visitas. Saiba mais em https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa 
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
www.museudalinguaportuguesa.org.br

Mostra “Viva Palavra” 
Grátis – Pátio B da Estação da Luz
Acesso pela Praça da Luz e pela gare da Estação

Exposição principal + Exposição Temporária “Língua Solta” 

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Venda de ingressos exclusivamente pela internet
https://bileto.sympla.com.br/event/68203

Sobre o Museu da Língua Portuguesa:
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Temporada 2021 do Museu conta com patrocínio da Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Mattos Filho Advogados, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão.

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