Ohma assina cenografia para coleção Rito da dsgnselo

Ohma assina cenografia para coleção Rito da dsgnselo

Além da direção criativa para as imagens, o estúdio desenvolveu o projeto Vitrine na Caixa, que leva a comunicação visual do lançamento para espaços de exposição em revendas de todo o país

O lançamento da marca curitibana de luminárias decorativas dsgnselo, a coleção Rito, ganhou uma cenografia desenvolvida pela Ohma, do designer Fabio Marx e dos arquitetos Nicholas Oher e Paloma Bresolin. O projeto vai além da assinatura na direção criativa e produção das imagens da nova coleção.  O estúdio desenvolveu uma cenografia modular replicável, que ganhou o nome de Vitrine na Caixa e pode ser utilizada em espaços de exposição nas revendas da dsgnselo em todo Brasil.

“A Rito é uma quebra de paradigma para a dsgnselo. Com essa coleção, saímos da esfera do minimalismo e experimentamos uma nova linguagem estética. O olhar da Ohma chegou para acrescentar ainda mais referências de arte e brasilidade, elementos que são a essência desse projeto”, conta o diretor criativo da dsgnselo, Alberth Murta.

A coleção Rito teve origem no que Murta chama de sincretismo estético mineiro. Uma conexão de universos antagônicos da arquitetura de Minas Gerais, que apresenta estruturas como as icônicas igrejas barrocas e as contemporâneas instalações de Inhotim. Para criar um ambiente para apresentação das luminárias, a Ohma buscou uma linguagem convergente sobre o tema, trazendo elementos naturais e os contornos da paisagem mineira como cenário.

“A montanhas, serras e escarpas moldaram a identidade do estado. Elas guardam suas riquezas e também servem de proteção de sua cultura. Nós trouxemos esse elemento de forma gráfica, capturando a harmonia da paisagem natural em contraponto às interferências arquitetônicas, que estão representadas pelas luminárias da coleção Rito neste projeto”, conta Nicholas Oher.

VITRINE NA CAIXA – Para que a linguagem estética criada para a apresentação da Rito fosse reproduzida com facilidade pelas revendas da marca em todo Brasil, foi criado o conceito de Vitrine na Caixa. Todos os elementos necessários para a elaboração do espaço de exposição são enviados a partir de Curitiba.

Segundo Paloma Bresolin, para facilitar a logística os módulos que fazem parte da cenografia são produzidos em papelão reciclável pintado. Seu desenho obedeceu a lógica da repetição de forma, na qual as montanhas e nuvens têm o mesmo contorno. O que muda é a aplicação espelhada no piso e no teto.

“A cor e a forma foram fundamentais para criarmos profundidade de campo e também movimento. A aplicação monocromática da cor trouxe sutileza e a luz reage aos módulos -colocados em diferentes distâncias – criando uma realidade alternativa. Uma aura muito influenciada pelo jogo de luz e sombra das igrejas barrocas de Minas”, completa Fabio Marx. 

Sobre a dsgnselo:

dsgnselo é uma marca brasileira de iluminação decorativa que utiliza o modelo industrial para produzir em escala artesanal. Traz em sua essência a subversão de conceitos, tanto no que diz respeito à estética, quanto aos processos produtivos e materiais utilizados. Acredita no desenvolvimento de trabalhos criativos colaborativos e sua identidade é despretensiosa, minimalista, elegante e leve.

Rua São Paulo, 1066, Água Verde, Curitiba – PR

41 3121 0041

@dsgnselo

dsgnselo.com

 

Sobre a Ohma Design:

Ohma é uma marca de arquitetura, design e produtos. Transformar ideias em arte e produtos, por meio do design, é seu maior objetivo, transmitindo leveza e sofisticação aos espaços sem deixar de lado o conceito inicial. Sempre levando a cultura brasileira em seus projetos, preocupados com a necessidade, a personalidade e a identidade de cada um deles.

@ohmadesign

ohma.design

Sobre a Dsgn Selo:

Produzir em formato industrial, mas em escala artesanal. É assim que a Dsgn Selo – lê-se: Design Selo  desenvolve produtos para iluminação decorativa. Criada em 2017, a marca já reúne mais de 300 peças no portfólio. Cerca de 80% dos produtos é resultado de trabalho colaborativo com outros profissionais. O designer de produto Alberth Murta é o criativo à frente da marca. Em um galpão com atmosfera industrial de Curitiba que funciona também como laboratório de pesquisa de materiais e oficina, são viabilizadas soluções de iluminação exclusivas com design contemporâneo. A liberdade de criação é um dos valores que norteiam a atuação da Dsgn Selo, seja para o desenvolvimento de um novo produto ou na customização de uma luminária existente no portfólio. É a partir de uma sólida rede de fornecedores, composta desde indústrias até artesãos locais, que a marca encontra a flexibilidade necessária para criar e adaptar seus produtos para os mais diversos tipos de espaços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *