PANC – Hortaliças Tradicionais E Técnicas Culinárias Na Nutrição Hospitalar

PANC – Hortaliças Tradicionais E Técnicas Culinárias Na Nutrição Hospitalar

Este livro explora as oportunidades da dieta Sustentável na Nutrição Hospitalar por meio de adoção de atitudes sustentáveis no serviço de Nutrição e na Dietoterapia

O lançamento acontece hoje 8 de outubro às 14h30 ,em live  pelo Instagram: @jabuticabausp

Link para download gratuito. Disponível logo após a live:

http://fsp.usp.br/eccco

“Queremos ampliar o olhar do gestor e nutricionista hospitalar para os sistemas agroalimentares sustentáveis e para os alimentos do sócio biodiversidade, como uma ferramenta de promoção a saúde. A Dietoterapia é parte fundamental do tratamento e poder transformá-la com alimentos saudáveis e sustentáveis, fará bem para o paciente e para o planeta”.

Ele é o primeiro registro de um projeto que visa refletir sobre Alimentação Hospitalar Saudável e Sustentável na cozinha do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a Faculdade de Medicina e Faculdade de Saúde Pública da USP.

O livro Aborda temas relevantes para uma Nutrição Hospitalar como Sistemas alimentares sustentáveis, PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais e Atitudes Sustentáveis no Serviço de Nutrição Hospitalar, além de práticas e técnicas culinárias e todas as receitas com PANC, testadas no projeto, diretamente do Laboratório de Procedimentos e Técnicas Culinárias Aplicadas à Nutrição PTCAN FSPUSP.

“É preciso olhar para a cadeia produtiva da nutrição hospitalar e entender qual a composição desta alimentação? Não falamos somente de composição nutricional, que é sem dúvidas uma análise essencial, mas também para a qualidade deste alimento. Desde a sua produção no campo! Precisamos olhar para a forma de produção dos alimentos, optando pela agricultura natural, sem uso de agrotóxicos o que a torna mais sustentável para o planeta e para a saúde de quem consome”.

“E nesse contexto, vamos explorar alguns exemplos de Hortaliças Tradicionais, PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e alimentos da biodiversidade: tudo junto e misturado! E por que não explorar as oportunidades de adoção de atitudes sustentáveis no serviço de Nutrição Hospitalar? Que vai além de incluir no cardápio as tais PANC. Aqui discutimos as mudanças de mindset na compra, na produção e na distribuição desses alimentos”.

Já que falamos em incluir PANC no cardápio, tem um capítulo só dela: A banana verde! Nossa PANC coringa na Nutrição Hospitalar, podendo ser usada como espessante dentre outros benefícios. E por fim, dedicamos 3 capítulos para mostrar exemplos na prática, detalhando as técnicas culinárias, sua aplicabilidade na Educação Alimentar e Nutricional e claro, tinha que ter as receitas né!

Esperamos que você se delicie, que pratique e que aprimore o uso desses alimentos tradicionais, ricos em nutrientes e em história!

Sobre as organizadoras

 

Betzabeth Slater – Possui graduação em Nutrição pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos (1986), mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor Associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Epidemiologia Nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos quantitativos e qualitativos para avaliação do consumo alimentar de adolescentes e adultos; Políticas Públicas em alimentação e Nutrição com ênfase em Alimentação Escolar, membro titular do conselho do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública

Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública.
Av. Dr. Arnaldo 715 2º andar
Cerqueira César
01246904 – São Paulo, SP – Brasil
Telefone: (11) 30667701 – Ramal: 243
URL da Homepage: http://www.fsp.usp.br

Weruska Davi Barrios – Mestre em Ciências, Tecnologia e Gestão aplicadas à regeneração tecidual pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, Especialista em Nutrição Humana Aplicada à prática Clínica pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, SP. Atuação na área de Nutrição Hospitalar, com ênfase em Gestão de UAN (Unidade de alimentação e nutrição), gestão de Lactário, Dietoterapia e Gastronomia Hospitalar nos hospitais Hcor-Hospital do Coração de SP, Hospital Samaritano de São Paulo e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Coordenadora do GENELAC – Grupo de estudos em Nutrição Enteral e Lactário e NutriLíder – Grupo de Estudos da Gestão em Nutrição Hospitalar. Sócia proprietária da Grão Consultoria e Assessoria Nutricional, especializada nos segmentos de Healthcare (Gastronomia Hospitalar e Lactário), UAN (Vigilância Sanitária) e Educação Escolar (Educação Nutricional/comportamento alimentar na infância) com ênfase em atitudes sustentáveis nos serviços de nutrição.

Grão Consultoria e Assessoria Nutricional

weruskabarrios@gmail.com

Rede Social: @weruskabarrios

F: +55 11 94714-9907

Ficha Técnica:

Livro digital: PANC – Hortaliças Tradicionais e Técnicas Culinárias na Nutrição HospitalarNutricionistas Organizadoras:Dra. Betzabeth Slater e Dra.   Weruska Davi BarriosLançamento online pelo Instagram: @jabuticabauspData: 8 de outubro de 2021Horário: 14h30Link para download gratuito. Disponível logo após a live:http://fsp.usp.br/eccco/Pedimos que divulguem esse link para quem quiser compartilhar o download do e-book. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *