Primeiro módulo do 13º Viagem Literária leva poesia para interior e capital de São Paulo

Primeiro módulo do 13º Viagem Literária leva poesia para interior e capital de São Paulo

Realizado entre 9 e 27 de novembro, o primeiro módulo do 13º Viagem Literária, “Poesia: Oficinas e Bate-papos com Escritores”, promoveu encontros com poetas em 58 bibliotecas de 57 cidades de São Paulo, incluindo a capital do Estado. Participaram desta etapa 15 autores: Allan da Rosa, Bruna Beber, Chacal, Daniel Minchoni, Dinha, Eliane Marques, Jonas Samaúma, Lubi Prates, Patrícia Meira, Pedro Marques, Renato Negrão, Rodrigo Ciríaco, Ronald Augusto, Ryane Leão e Wilberth Salgueiro.

Entre oficinas e bate papos, foram realizadas no módulo de poesia 120 ações, sendo 104 presenciais e 16 virtuais. O público total dos eventos foi de 1.755 pessoas, sendo que 973 nas oficinas e 782 nas conversas com os autores.

Desde que o Viagem Literária começou, em 2008, foram percorridos até o momento 227 municípios paulistas, com 220 convidados, atingindo um total de mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de contação de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento circular no Estado de São Paulo.

O segundo módulo do 13º Viagem Literária, “Contação de Histórias: Contos Populares”, acontece de 1º a 19 de março de 2021, com a participação de 15 artistas e grupos de contadores de histórias. Esta etapa prevê a passagem por 61 bibliotecas de 60 cidades de São Paulo, incluindo a capital do Estado.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o Viagem Literária é realizado pela Organização Social SP Leituras. O programa, que tem como proposta estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local, foi finalista do 62º Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura, dentro do eixo Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *