Prorrogado Tour guiado pelo Centro de SP que conta a história do Modernismo na cidade em comemoração aos 100 anos da Semana de 22

Prorrogado Tour guiado pelo Centro de SP que conta a história do Modernismo na cidade em comemoração aos 100 anos da Semana de 22

Em razão do sucesso do passeio, três novas datas foram criadas: uma em fevereiro e duas em março

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, o Tour Guiado a pé pela região do Centro Velho e Novo da cidade de São Paulo, “Em Busca dos Modernistas”, conta a história da Semana de 22, que completou 100 anos no dia 13 de fevereiro. Organizado pelo Pátio Metrô São Bento, o passeio acontece em todos os sábados do mês de fevereiro. Centenas de pessoas já acompanharam o evento e, por isso, os organizadores decidiram ampliar a programação em mais três datas: dia 28 de fevereiro, segunda-feira; 5 de março (sábado) e 12 de março (sábado), sempre 11 horas. O roteiro foi criado pela guia de turismo Tereza Cristina Ferreira Batista do projeto São Paulo com Afeto.

A Semana de Arte Moderna foi um verdadeiro marco na história de São Paulo. Considerada um divisor de águas na cultura do Brasil, foi organizada por um grupo de intelectuais e artistas no ano da celebração do Centenário da Independência. A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural brasileira fizeram do modernismo sinônimo de um “estilo novo”, diretamente associado à produção realizada sob a influência de 22.

O evento aconteceu entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, e contou com a exposição de obras de arte no saguão do teatro, além de palestras, declamações de obras literárias e apresentações musicais nas noites dos dias 13, 15 e 17 de fevereiro. A principal função da Semana de 22 para a história da arte brasileira foi romper o conservadorismo vigente no cenário cultural da época. Não havia um conceito que unisse os artistas, nem um programa estético definido. O objetivo era destruir o status quo, o que conseguiram anos depois.

O roteiro
O tour “Em busca dos Modernistas” conta a história do movimento a partir da arquitetura, monumentos, fotografias, poesias e literatura. Em uma caminhada que transportará o público para as primeiras décadas do século passado, o roteiro estabelece uma conexão entre o Centro, a história de São Paulo, o Movimento Modernista, suas personalidades e sua produção artística.

Naquele momento próspero, a sociedade paulistana se transformou diante do crescimento vertiginoso, fruto da expansão cafeeira, da indústria crescente, da vinda de imigrantes e da ferrovia. O mercado das artes e da arquitetura acompanhou todo este progresso.

Esta grande efervescência no campo das artes e costumes, culmina na famosa Semana de Arte Moderna de 1922. O passeio resgata a memória e a presença dos Modernistas na São Paulo do começo do século XX, passando por locais onde Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, frequentaram e fizeram história, seja com seus encontros profissionais, acadêmicos, literários, artísticos e até mesmo amorosos.

Um passeio para se viajar no tempo através de fatos, versos, construções, escândalos e poesia pelo Centro de São Paulo.

Conheça o trajeto:
– Pátio Metrô São Bento
– Rua São Bento
– Pça Antonio Prado
– Rua Líbero Badaró
– Praça do Patriarca
– Largo da Misericórdia
– Viaduto do Chá
– Rua Barão de Itapetininga
– Praça da República
– Biblioteca Mário de Andrade
– Pátio Metrô São Bento

Serviço:
Tour Guiado – Em Busca dos Modernistas
Realização: Pátio Metrô São Bento e São Paulo com Afeto
Dias: Sábados de fevereiro (19 e 26); dia 28 (segunda-feira) e 5 e 12 de março (sábados)
Saída: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia
Horário: às 11 horas (retirada de senhas a partir das 10h30)
Sujeito à lotação
Duração aproximada: 3 horas
Valor: Grátis

Sobre o Pátio Metrô São Bento
Localizado aos pés do Mosteiro, dentro da Estação São Bento do Metrô, o Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. Com opções de alimentação, serviços e varejo, o Pátio Metrô São Bento busca simplificar o dia a dia das pessoas que frequentam o Centro de São Paulo. Desenvolvido pelo consórcio Scopus Ita Shopping, o empreendimento de 5,7 mil metros quadrados, é composto por praça de alimentação, deck a céu aberto e praça de eventos, que recebe atrações culturais regularmente. O Pátio atende as mais de 4 milhões de pessoas que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro.

Acesse:
https://patiosaobento.com.br/
facebook.com/patiometrosaobento/
instagram.com/patiometrosaobento/

Sobre Tereza Cristina Ferreira Batista
Técnica em Guia de Turismo em Excursão Nacional e América do Sul e Regional São Paulo pela Escola ABL e Associados. Há sete anos atua como guia de turismo, elaborando e executando roteiros por museus e bairros na cidade de São Paulo e no interior. Trabalha também como educadora em viagens de estudo do meio, com turismo pedagógico e projetos educacionais pelo Brasil. Há 6 anos integra o grupo de guias de turismo independente chamado Caminhos do Triângulo, que atua no centro velho de São Paulo. No ano de 2018 redigiu os conteúdos do mapa do Centro Histórico publicado em parceria pelo Pátio Metrô São Bento e pelo Caminhos do Triângulo. Em 2020 participou do Festival do Café no Triângulo SP realizado pela prefeitura de São Paulo, sendo responsável pela pesquisa de conteúdo para a produção de vídeos sobre o tema, além de ter pesquisado e escrito 4 e-books para o Festival (As Mulheres e o Café; Imigração e o Café, Pontos Históricos do Centro, Obras com o Café). Há 4 anos têm se dedicado ao estudo e elaboração de roteiros que abordam o Modernismo e a Semana de Arte Moderna em São Paulo.
Instagram.com/saopaulocomafeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *