Receita de Pulled Pork

Receita de Pulled Pork

Ana Carolina Arruda Silva, consultora Sabor das índias

 

Ingredientes

1kg de copa de lombo suíno (localizado na parte superior dianteira, sobre as costelas, conhecido como sobrepaleta também) ou outro corte suíno de sua preferência.
2 cebolas brancas
1 cenoura grande (ou 3 pequenas)
1 talo de alho-poró
3/4 ramos de tomilho frasco
1 xícara (chá ou 240ml) de Mostarda Gourmet de Habanero com Manga (eu usei a da Sabor das Índias
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) rasa de páprica doce
1 pitada de erva-doce a gosto
8 dentes de alho
1/3 de xícara de saquê
1 xícara de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de pasta de tomate ou extrato
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite

MODO DE PREPARO

Pegue a proteína suína e comece selando em uma panela bem quente, regada no azeite, por 2 minutos cada lado. Após, retire antes de dourar por inteiro. Na mesma panela, adicione o alho-poró, a cebola, as cenouras bem picadinhas. Coloque junto os ramos de tomilho e misture bem para todos os elementos pegarem o sabor deixado na panela, após selar a carne. Cozinhe por 3 minutos e vá misturando em fogo baixo. Junto aos outros ingredientes, adicione a páprica, o saquê e a mostarda Habanero com Manga, misturando tudo muito bem. Retorne a carne selada para a panela, colocando junto o vinho branco, açúcar mascavo e água até cobrir toda a carne. Deixe cozinhar por 2 horas, em fogo baixo e com meia tampa (não tampe a panela por inteiro). Retire o porco, desfiei e coe. Para obter um Pulled Pork mais encorpado, retorne o molho coado junto a carne e reduza um pouco de 3 a 5 minutos, em fogo alto.
Para servir, fica ótima em pão Chapati (um tipo de pão indiano, sem adição de fermento e feito na chapa) e com um acompanhamento de coleslaw (salada de repolho).

Coleslaw versão @uvasemcaroco:
Em tiras bem finas, pique acelga, repolho branco ou roxo, cenoura e maçã.  Tempere com iogurte natural, raspas de limão, zaatar (tempero típico do Oriente Médio,  com mistura de tomilho, orégano, manjerona e gergelim, todos moídos), sal, azeite e pimenta. Aqui não há medidas certas, varia de pessoas a pessoa. Caso queira uma salada mais sólida, adicione pouco iogurte. Basta testar de acordo com suas preferências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *