Rede dos Sonhos: Turismo para todos

Rede dos Sonhos: Turismo para todos

Há mais de 25 anos, quando foi inaugurado o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos em Socorro/SP, primeiro hotel fazenda da Rede, o empresário e mestre na arte de empreender, José Fernandes Franco, conhecido como Zé Fernandes, certamente não imaginava a dimensão que seus sonhos ganhariam. Nem imaginava que estava dando o primeiro ponto da tecedura da rede que lançaria anos mais tarde.

O sonho se concretizou, criou a Rede dos Sonhos, composta por quatro hotéis fazenda: Campo, Parque, Terra e Colina dos Sonhos, que juntos traduzem a satisfação e o prazer com que Zé Fernandes idealiza cada empreendimento e cada atividade oferecida.

Desde o início, estavam presentes os valores que norteiam a organização até hoje e que levaram seus empreendimentos à posição de referência no Brasil em sustentabilidade ambiental e social através da acessibilidade e segurança nas práticas das atividades, especialmente de turismo de aventura.

A Rede dos Sonhos, é um complexo hoteleiro conceituado no mercado por ter uma filosofia de operação voltada para a produção mais limpa no turismo é acredita que isso é possível. Criou uma metodologia de como operar com sustentabilidade em hotéis fazenda que operam os segmentos de Ecoturismo, Turismo Rural e de Aventura, levando-se em consideração as dimensões de sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica.

Essa metodologia foi implantada nos quatro hotéis da Rede dos Sonhos, virou um case de sucesso no setor de turismo em todo território nacional e no exterior e que levou a conquista de certificações e prêmios, tornar-se destino de visitas técnicas e press trips e também virou motivo de trabalhos de conclusão de curso de todos os níveis.

São práticas de sustentabilidade originais, inéditas e transformadoras aplicadas em uma rede de hotéis fazenda que contribuíram para a ampliação do capital intelectual e de transformação para um turismo mais sustentável, o valor está exatamente nisto, um conjunto de práticas de sustentabilidade e de inovações diversas que de forma inédita foram aplicadas simultaneamente no turismo.

A Rede dos Sonhos, por ser um grupo de hotéis fazenda orientado para o marketing social e o compartilhamento de valores, aprofundou no conceito da sustentabilidade e da inclusão social para termos um crescimento realmente e sustentável, ou seja, ambientalmente responsável, economicamente viável, socialmente justo e que possa contribuir para atingir os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

A metodologia de trabalho sistêmica em sustentabilidade implantada, além dos excelentes resultados atingidos, nos proporcionou uma grande oportunidade de promover e contribuir para atingir no mínimo os ODS de número 3, 8, 9, 11, 12, 13 e 15 dos 17 objetivos da agenda mundial 2030 adotadas em setembro de 2015 pelas Organização das Nações Unidas.

Além disso, a metodologia permite que a Rede dos Sonhos opere em conformidade com o Código Ético Mundial para o Turismo, documento lançado pela OMT, em 1999 e com as orientações para prestadores de serviços turísticos contidas no Guia do Turismo Sustentável do Ministério do Turismo de 2016.

O Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, primeiro hotel da Rede dos Sonhos, foi o pioneiro no Brasil na adequação de suas instalações para receber pessoas com deficiência, atendendo à legislação que acabara de ser aprovada. Daí para ajustar todos os procedimentos, acomodações e atendimento para esse público foi um caminho natural.

Em um tempo em que o assunto sustentabilidade apenas despertava no Brasil, o Campo dos Sonhos já fazia sua lição de casa, implantando um sistema de separação e destinação de seus resíduos sólidos, compostagem de seus resíduos orgânicos que supre de nutrientes a horta orgânica cuja produção é consumida no restaurante do hotel, além de tratamento de seus efluentes, entre outras muitas ações.

Logo em seguida, as mesmas diretrizes foram empregadas na implantação do segundo empreendimento, o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, na divisa entre as cidades de Socorro/SP e Bueno Brandão/MG, inaugurado em 2002. O novo negócio beneficiou dezenas de famílias pela criação de novas oportunidades de emprego e qualificação na região onde foi implantado.

Os dois hotéis contam com um Sistema de Gestão da Segurança que propiciou a certificação pela ABNT, por operar as atividades em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 21101-2014 para a prática segura do turismo de aventura.

No ano de 2013, quando se encontravam consolidados os dois primeiros empreendimentos, começava o desenvolvimento de um novo e ousado projeto. Inaugurado em 2017, o Hotel Fazenda Terra dos Sonhos, construído em um vale de exuberante beleza no município de Bueno Brandão/MG, cortado pelo Rio das Antas, onde se praticam atividades de turismo de aventura e cultural e ecoturismo.

O Terra dos Sonhos já nasceu com o legado da experiência acumulada pelos irmãos mais velhos, o Campo e o Parque dos Sonhos, hotéis que receberam inúmeros prêmios no Brasil e no exterior pelas suas iniciativas na área de sustentabilidade ambiental e social com destaque para a acessibilidade.

Destaca-se nesse projeto a sustentabilidade, ao reutilizar contêineres marítimos na construção dos chalés, conferindo um aspecto moderno em contraste à paisagem rural, associado ao conforto das novas unidades projetadas para proporcionar muito conforto ao turista.

No novo empreendimento também seguem outras frentes, como o programa de reflorestamento iniciado em parceria com a Associação Ambientalista Copaíba que atualmente, nos três hotéis, já cumula o plantio de mais de 45 mil mudas de árvores nativas.

Com a inauguração do novo empreendimento, estava formado o cenário para a criação da Rede dos Sonhos, responsável por padronizar e aprimorar todas as políticas da organização nos três hotéis, além de assumir todas as ações institucionais, especialmente em relação à comunidade.

em dezembro de 2019 foi inaugurado o quarto hotel da Rede, o Hotel Fazenda Colina dos Sonhos que traduz a satisfação e o prazer com que Zé Fernandes idealiza cada atividade oferecida.

“O local é resultado da vontade de unir a natureza ao lazer e descanso dos hóspedes e visitantes”, orgulha-se Zé Fernandes.

No alto das colinas da Serra da Mantiqueira as emoções se misturam e dão espaços as novas experiências de quem se hospeda no Colina dos Sonhos deve esperar e estar disposto a essas experiências. Uma conexão homem natureza que as montanhas se propuseram a difundir. Aqui os grandes e arejados espaços são privilegiados pela natureza.

Há sempre algo que nos instiga a cada por do sol e a cada nascer do astro rei. A emocionante dança entre a lua e o sol é o verdadeiro segredo do horizonte.

Quem vem ao Colina dos Sonhos tem na cabeça o sonho de abrir a porta de manhã e ver as tranquilas montanhas verdes, sair andando com os filhos por uma trilha junto à mata, respirando ar puro entre lagos e cascatas.

A Magia do Nascer e do por do sol das altas colinas da Mantiqueira são apenas uma das emoções que iniciam cada emocionante dia no Colina dos Sonhos.

Além de muita natureza e uma vista de tirar o fôlego, o dia vai acontecendo com inúmeras experiências de uma fazenda em pleno funcionamento, muita aventura e, ao final, uma degustação de deliciosos vinhos na adega subterrânea.

Tudo isso, sem esquecer da sustentabilidade, muita acessibilidade e o atendimento de uma equipe que ama o faz.

Sempre pensando na sustentabilidade como um todo, está sendo desenhada a criação oficial e a gestão da Fundação Rede dos Sonhos, entidade que promoverá projetos na área social, como projetos voltados para a cultura, como o Centro Cultural Maestro Luiz Gonzaga Franco, inaugurado em abril de 2019, além de projetos na área de esportes, educação, meio ambiente, inclusão social e sustentabilidade, seus principais pilares, priorizando os adolescentes carentes da região onde estão os hotéis fazenda da Rede dos Sonhos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *