[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Santo André amplia participação da sociedade civil no combate à criminalidade

Santo André amplia participação da sociedade civil no combate à criminalidade

Primeira reunião do ano do Conselho de Segurança Municipal definiu diretrizes e próximos passos para aumentar a sensação de segurança da população

A Prefeitura de Santo André realizou nesta sexta-feira (4) a primeira reunião do ano do Consem (Conselho de Segurança Municipal). Uma importante ampliação do Consem permitiu que diversos segmentos da sociedade passem a integrá-lo, como os representantes da Associação Amigos da Polícia Militar e tutores do programa Vizinhança Solidária. O encontro aconteceu no Salão Burle Marx, no prédio da Prefeitura.

O programa Vizinhança Solidária foi criado em 2009 pela PM de São Paulo e tem o objetivo de conscientizar os moradores dos bairros sobre a importância de agir ativamente em prol de sua segurança pessoal e coletiva. Cada vez que um morador vê alguma movimentação estranha na sua rua, aciona a polícia e isso diminui o tempo de resposta para atendimento de ocorrências, além de ajudar a prevenir os crimes. Em Santo André, o Executivo oficializou e espera institucionalizar o programa por meio de projeto de lei que está para apreciação na Câmara Municipal.

“Hoje marcamos com esse encontro uma retomada de políticas mais efetivas e maior priorização na segurança pública. Desde o início da gestão não fugimos da responsabilidade e investimos, complementando e reforçando a atuação das polícias para aumentar a sensação de segurança da nossa gente. Vamos investir R$ 5 milhões do município para o aumento efetivo do policiamento na cidade com a realização das Operações Delegadas, além de 500 novas câmeras que estão sendo instaladas”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Os representantes do Consem se reúnem bimestralmente para definir, em conjunto, ações preventivas e ostensivas junto às polícias Civil, Militar e GCM. Na reunião desta sexta, o prefeito Paulo Serra anunciou ações complementares que a gestão municipal vai realizar nos próximos meses, como a aquisição de drones para auxiliar no monitoramento dos bairros.

Além disso, o investimento em segurança cresceu em cerca de 30%, chegando a aproximadamente R$ 25 milhões para a aquisição dos novos equipamentos, incorporação de mais operações nas ruas e ações integradas.

“Nossa GCM está nas ruas e desempenhando seu papel para aumentar a sensação de segurança das pessoas. Estamos perto da população e atendendo diversas ocorrências por toda a cidade. A Prefeitura seguirá qualificando os outros programas que já trazem resultados positivos como as ações de patrulhamento diárias, Ponto Seguro, Patrulha Maria da Penha, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas com Motocicletas), Detecta, aplicativo Ana, além do reformado estatuto da GCM, valorizando os profissionais”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.

 

| Texto: Daniel Betega