[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Santo André conquista prêmio Cidades Excelentes na categoria Sustentabilidade pelo segundo ano consecutivo

Santo André conquista prêmio Cidades Excelentes na categoria Sustentabilidade pelo segundo ano consecutivo

Município elevou nota em relação à edição de 2023 da premiação do Grupo Bandeirantes

 Santo André foi a grande vencedora na categoria Sustentabilidade do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, que foi entregue neste sábado (8), nos estúdios da emissora, em São Paulo. Foi a segunda conquista consecutiva do município nesta categoria, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. No ano passado, Santo André alcançou 75,74 pontos e, neste ano, a nota foi de 80,26. Foram levados em conta a educação ambiental e a conservação dos recursos hídricos. 



O prêmio é uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila e analisou o desempenho das 5.570 cidades brasileiras nos últimos quatro anos. No total foram avaliados 72 indicadores em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar, que ganhou seis novos indicadores, entre eles, desnutrição infantil e mortalidade por mil habitantes.

“Muito feliz por receber mais esse prêmio na categoria Sustentabilidade, que mostra o respeito que temos pelos recursos hídricos. Santo André sempre foi um exemplo na conservação do meio ambiente e essa premiação mostra que estamos no caminho certo com programas que são referências para outras cidades, como o Moeda Pet e o Moeda Verde, que trocam materiais recicláveis por rações e verduras, respectivamente”. comentou o prefeito Paulo Serra, que recebeu o prêmio em mãos.

A definição das cidades vencedores levou em consideração o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), calculado e estruturado com base em inteligência artificial, que a partir de um algoritmo, consolida os resultados dos 73 indicadores em notas finais consolidadas para cada um dos seis pilares, que são utilizadas para a avaliação dos municípios e julgamento do prêmio. Todas as informações são públicas e atualizadas de acordo com o órgão responsável e estão disponíveis no site www.igma.aquila.com.br.

“Era um sonho antigo criar um projeto em que pudéssemos valorizar os administradores municipais que se preocupam com as pessoas, que têm ideias diferenciadas, inovadoras e que possam ser compartilhadas com outros municípios do país para servir como exemplo a todos”, comentou Caio Luiz de Carvalho, diretor geral de Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Bandeirantes de Comunicação.