[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Santo André estimula aleitamento materno no Agosto Dourado

Santo André estimula aleitamento materno no Agosto Dourado

Amamentação é recomendada até os dois anos de idade ou mais de uma criança e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida

Santo André, 2 de agosto de 2021 – A Prefeitura de Santo André organizou uma programação especial para o Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, destacando sua importância principalmente nos primeiros anos de vida das crianças.

A amamentação é um ato de amor, carinho e proteção. O leite materno é o mais completo alimento para o desenvolvimento de uma criança e é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, por causas evitáveis, além de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

O leite materno contém todos os nutrientes necessários para que o bebê cresça saudável, sem que seja necessário qualquer outro tipo de alimentação antes dos seis meses de vida, ajudando no fortalecimento da imunidade, na diminuição dos riscos de alergias e no combate à anemia.

Na manhã desta segunda-feira (2) o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, realizou uma palestra que trouxe para debate os temas “Apoio ao aleitamento materno e o papel da família” e “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”.

Na ocasião também houve apresentação de um vídeo institucional e o lançamento de um concurso de frases sobre “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, voltado aos profissionais que atuam no hospital.

“É motivo de orgulho e alegria compartilhar com a comunidade e os colaboradores toda dedicação e amor que a equipe do Banco de Leite coloca a serviço das nossas mãezinhas e bebês. O evento contou com a participação de multiprofissionais”, comentou a Dra. Maria Auxiliadora, diretora técnica do Hospital da Mulher.

As mães que estão internadas no hospital receberão, entre os dias 2 e 6 de agosto, das 11h às 15h, reforço sobre as habituais    orientações e incentivo ao processo de amamentação da equipe do Banco de leite.

“Para nós do Hospital da Mulher, além da divulgação extramuros, é de grande importância a divulgação interna dos eventos da Semana Mundial de Aleitamento Materno, no sentido de reforçarmos ainda mais todo o trabalho da equipe em prol da amamentação e mostrar a tecnologia envolvida nos bastidores do Banco de Leite humano. Afinal de contas, somos referência municipal e regional em parto humanizado e banco de leite, além de detentores do selo de qualidade Hospital Amigo da Criança, do Ministério da Saúde” completou Dra. Maria Auxiliadora.

Ao longo do mês, outras ações serão realizadas na rede municipal de saúde. As equipes do Núcleo Ampliado da Saúde da Família realizarão oficinas e rodas de conversa sobre o aleitamento materno nas Unidades de Saúde Utinga, Sorocaba, Vila Guiomar, Vila Linda, Jardim Carla, Jardim Santo André e Parque Miami com os Agentes Comunitários de Saúde e as gestantes acompanhadas pelas unidades.

Doação de leite humano – O Hospital da Mulher possui atualmente 63 doadoras de leite humano. No primeiro semestre de 2021 foram coletados 90 litros de leite pasteurizado. O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher atende de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para doar, é preciso ligar no telefone 4478-5048 ou 4478-5027. É realizado um cadastro e agendada uma visita à casa da doadora para o recolhimento do leite. A mãe receberá todas as orientações necessárias sobre extração e armazenagem.

Certificado – O Banco de Leite do Hospital da Mulher de Santo André possui o certificado na categoria ouro em excelência em bancos de leite humano, além de também possuir a Certificação de Credenciamento na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, reconhecendo que a unidade atende as necessidades do Ministério da Saúde em promover a saúde da mulher e da criança.