Santo André intensifica fiscalização em estabelecimentos para combater a Covid-19

Santo André intensifica fiscalização em estabelecimentos para combater a Covid-19

Ações da Operação Comércio Responsável, que contam com participação de diversos órgãos, visam combater aglomerações, falta de uso de máscara e descumprimento de medidas sanitárias

Santo André, 23 de novembro de 2020 – A Prefeitura de Santo André intensificou no último final de semana (21 e 22) ações de fiscalização da Operação Comércio Responsável em estabelecimentos, sobretudo em bares, para combater aglomerações, orientar quanto à falta do uso de máscara e aplicar multas em locais que não estão seguindo os protocolos sanitários e de segurança, para a prevenção do coronavírus.

Após aumento no número de internações por Covid-19 nas últimas duas semanas, a Prefeitura reforçou as vistorias com 99 ações neste sábado e domingo, que resultaram na interdição de nove estabelecimentos, aplicação de sete multas, 12 notificações, 15 autos de infração por ruído, 26 advertências de ruído, 115 assinaturas de termos de compromisso, 34 orientações e ainda 22 ações exclusivas da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Departamento de Engenharia de Tráfego.

As equipes de fiscalização trabalham desde março, quando teve início a pandemia, com equipes do Departamento de Controle Urbano da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

As patrulhas são divididas e realizam orientação aos donos de estabelecimentos e clientes para a adoção das medidas de segurança. Excessos não são tolerados, podendo acarretar em emissão de penalidades, como multas e ainda interdições, inclusive nos casos de grandes aglomerações e som alto.

“Fizemos um minucioso estudo do aumento de casos de Covid-19 e identificamos que a faixa etária predominante é de 25 a 40 anos, público que frequenta bares e festas. Por isso, aumentamos o contingente, as fiscalizações e conseguimos êxito nas operações. Estamos atentos em toda cidade e buscando manter os números baixos. Dentro de 60 a 90 dias é possível que tenhamos a vacina para este vírus e poderemos voltar à realidade mais próxima à antiga normalidade”, disse o prefeito Paulo Serra.

As equipes da Operação Comércio Responsável percorrem toda a cidade com ações de fiscalização. No último fim de semana, foram feitas abordagens em bairros como Jardim Santo André, Santa Cristina, Santa Teresinha, Vila Homero Thon, Vila Luzita, Jardim, Campestre, Casa Branca e Centro.

“Somos referência mundial no combate ao novo coronavírus e nenhum andreense ficou sem atendimento desde o início da pandemia. Queremos seguir com este trabalho, mas sempre lembrando a população da importância de seguir com o distanciamento, uso da máscara e do álcool em gel, evitando aglomerações. Não falta muito para vencermos essa guerra”, concluiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *