[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
São Paulo recebeu 37 prêmios na FEBRACE 2020

São Paulo recebeu 37 prêmios na FEBRACE 2020

Em sua 18ª edição, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 alunos de escolas
do ensino básico de todas as unidades da Federação.

São Paulo foi o estado com o maior número de prêmios na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu entre os dias 23 de março e 4 de abril. Estudantes e professores receberam 37 prêmios. O anúncio dos prêmios foi feito no último sábado (4/4) por Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo. A cerimônia de premiação pode ser conferida pelo canal da FEBRACE no YouTube: http://www.youtube.com/user/FEBRACE.

O projeto “Crise dos antibióticos: bacteriocinas do soro de leite de vaca fermentado por grãos de kefir. Uma possível solução?” foi um dos destaques da mostra, com três prêmios: “1º Lugar em Ciências Biológicas” e “Prêmio Destaque Unidades da Federação – São Paulo”, ambos concedidos pela FEBRACE; e o “Prêmio INFOMATRIX Brasil”, da InfoMatrix Brasil.

O trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Samara Rossi de Barros Almeida e Sophia Rossi de Barros Almeida, sob orientação das professoras Maria Raquel Manhani e Débora Ayame Higuchi. Elas são do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, da cidade de Suzano.

Os professores premiados Ednilson Aparecido Quarenta, da Escola Nova Lourenço Castanho, na capital paulista, e Kelly Cristina da Silva Pascoalino, do Colégio FAAT, de Atibaia, no interior, ambos foram um dos dez finalistas do “Prêmio Professor Destaque” (Veja abaixo os demais premiados de São Paulo).

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a FEBRACE foi realizada pela primeira vez à distância, pela internet, por causa da pandemia da COVID-19. A mostra deste ano contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todas as unidades da Federação.

Os projetos foram avaliados em teleconferências fechadas, nas quais os estudantes fizerem apresentações para as bancas de avaliadores. Já aqueles sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado anteriormente à FEBRACE, por vídeo, pôster e relatório. No total, foram concedidos 281 prêmios.

A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do País, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, despertando novas vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Veja aqui a lista completa dos premiados: http://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/. Mais informações: www.febrace.org.br

Os demais vencedores de São Paulo:

1º Lugar em Ciências Exatas e da Terra
Projeto: Criptografia pós-quântica
De São Paulo, Henrique Vieira dos Santos Guerra [Estudante], Cristiane Rodrigues Caetano Tavolaro [Orientador(a)] e Breno Marques Gonçalves Teixeira [Coorientador(a)].

1º Lugar em Ciências Sociais Aplicadas
Projeto: Elaboração de indicadores de prevalência social (IPS) para redefinição do rastreamento onco-mastológico no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo – Fase II
De São Paulo, Maria Luisa de Oliveira Collino Antiga [Estudante], Julia Pereira Lima [Estudante], Natália Moraes Ferreira [Estudante] e Ednilson Aparecido Quarenta [Orientador(a)].

1º Lugar em Engenharia
Projeto: Controle eletrônico para um sistema de circulação de água fechada para tratamento de lesões sofridas por impacto utilizando célula de Peltier
De Campinas, Vinícius dos Santos Ribeiro [Estudante], Victor Hugo Sijanas Mendes [Estudante], Antônio César de Souza Rocha [Estudante], Edson Anício Duarte [Orientador(a)] e João Alexandre Bortoloti [Coorientador(a)].

2º Lugar em Ciências Exatas e da Terra
Projeto: Desenvolvimento de uma telha fotovoltaica feita a partir de fibra de coco verde (Cocos nucifera L.) e polipropileno
De São Paulo, Melissa Megumi Komatsu [Estudante], Ana Luiza Magoço da Silva Costa [Estudante], Igor Sobral Lima [Estudante] e Danieli Melo de Freitas [Orientador(a)].

2º Lugar em Ciências Humanas
Projeto: Feminicídio: uma análise longitudinal dos fatores explicativos da sua ocorrência nos estados brasileiros
De São Paulo, Viviane Caeté Oliveria [Estudante] e Fabricio Barbosa Bittencourt [Orientador(a)].

3º Lugar em Ciências Biológicas
Projeto: Aquaponia, meliponicultura e IoT: práticas empreendedoras para comunidades sustentáveis
De Mairiporã, José Brenon Guilherme [Estudante], Matheus Carvalho de Almeida [Estudante], Pedro Eduardo Galiza da Silva [Estudante] e Leandro Donizete da Silva [Orientador(a)].

3º Lugar em Ciências da Saúde
Projeto: Identificação dos metabólitos secundários presentes nas folhas de Morus alba L. e sua relação com os sintomas do climatério
De Osasco, Rebecca Moreno Rodrigues de Souza [Estudante], Guilherme Moreno Rodrigues de Souza [Orientador(a)] e Carlos Pereira Martins [Coorientador(a)].

3º Lugar em Ciências Exatas e da Terra
Projeto: A dinâmica das decisões: análise caótica de sistemas de tomadas de decisões sequenciais como sistemas não-lineares
De São Paulo, Daniel Epelbaum [Estudante] e Mauricio de Souza Machado [Orientador(a)].

3º Lugar em Engenharia
Projeto: O uso da seiva do pseudocaule de bananeira no aumento da densidade de partículas sólidas em suspensão
De Cajamar, Beatriz Alves de Góes [Estudante], Rosangela Alves de Góes [Orientador(a)] e Bianca Alves de Góes [Coorientador(a)].

3º Lugar em Engenharia
Projeto: MiAu: a tecnologia a serviço da proteção animal
De Atibaia, Isabel Padilha Ximenez [Estudante], Isadora de Oliveira Bordini [Estudante],Yasmin Ferreira da Silva [Estudante] e Kelly Cristina da Silva Pascoalino [Orientador(a)].

4º Lugar Ciências da Saúde
Projeto: Icy Head – crioterapia capilar
De Hortolândia, Ana Jaqueline do Nascimento [Estudante], Anna Luísa de Souza França [Estudante], Anna Luísa de Sousa Ribeiro [Estudante], Aparecido de Moraes [Orientador(a)] e Fabiani de Azevedo [Coorientador(a)].

4º Lugar Ciências Exatas e da Terra
Projeto: Aplicação da casca de banana nanica como biossorvente na remoção de permanganato de potássio
De Santo André, Renan Gabriel de Assis [Estudante], Guilherme Soares de Oliveira [Estudante], Marcelo Pavão Takahashi [Estudante], Agrimaldo Abílio da Silva [Orientador(a)] e Edna Aparecida Faria de Almeida [Coorientador(a)].

4º Lugar Ciências Humanas
Projeto: Do Minecraft à Unesco: desenvolvimento de uma análise do projeto #HistoryBlocks mediante intersecções dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s)
De São Paulo, Marcos Alexandre Talocchi Barbosa [Estudante], Paulo Nathan Sepúlveda Teixeira [Estudante], André Amaral Thiele [Estudante] e Francisco Tupy Gomes Correa [Orientador(a)].

4º Lugar em Engenharia
Projeto: Medprat – medicação programada automatizada
De Campinas, Moisés Cassuci Arantes Machado [Estudante], Gabriel Gonçalves Basílio [Estudante], Felipe Antunes de Souza [Estudante] e Antônio Carlos da Silva [Orientador(a)].

Prêmio FEMIC, da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica
Projeto: Cadeira de rodas controlada por movimentos oculares
De São Paulo, Matheus Augusto Oliveira Severo [Estudante], João Vitor de Sousa Alves [Estudante], Wallace Vieira Cavalcante [Estudante] e Marcos Fernando de Melo [Orientador(a)].

Prêmio Destaque FENECIT
Projeto: Análise dos efeitos tardios na mucosa gástrica de ratos submetidos ao desmame precoce a partir da expressão gênica
De São Paulo, Letícia Guimarães Gomes [Estudante], Camila Lauand Rizzo [Orientador(a)] e Sandra Maria Rudella Tonidandel [Coorientador(a)].

Prêmio ABRITEC – EICCIE
Projeto: Grandes mulheres da história da África
De Registro, Ligia Santos de Oliveira [Estudante], André Santos Luigi [Orientador(a)] e Iamara de Almeida Nepomuceno [Coorientador(a)].

Prêmio de Incentivo à Ciência, da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul
Projeto: Feminicídio: uma análise longitudinal dos fatores explicativos da sua ocorrência nos estados brasileiros
De São Paulo, Viviane Caeté Oliveira [Estudante] e Fabricio Barbosa Bittencourt [Orientador(a)]

Prêmio STEAM & English, da Embaixada Americana e Consulados
Projeto: Aplicação dos polifenóis da casca da banana verde para a produção de curativos contra infecções cutâneas
São Bernardo do Campo, Yohan Almeida Ferreira [Estudante], Victor Hugo Torres [Estudante], Bianca Brilhante Simões [Estudante] e Aparecida Donizeti Martins Fracchetta [Orientador(a)]

Most Challenging, original, thorough and Creative Investigation of a Problem Involving Mathematics, da MU Alpha Theta
Projeto: Elaboração de indicadores de prevalência social (IPS) para redefinição do rastreamento onco-mastológico no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo – Fase II
De São Paulo, Maria Luisa de Oliveira Collino Antiga [Estudante], Julia Pereira Lima [Estudante], Natália Moraes Ferreira [Estudante] e Ednilson Aparecido Quarenta [Orientador(a)]

Prêmio ABRITEC – Destaque de Incentivo a Tecnologia e Ciência, da Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência
Projeto: Produção e caracterização mecânica de adesivos de látex para tratamentos de cicatrização de feridas
De Hortolândia, Camilly Vitória Pereira de Carvalho [Estudante], Júlia Cristine dos Santos Machado [Estudante], Letícia Prado Santana [Estudante], Fabio Rodrigues Gatto [Orientador(a)] e Rondinelli Donizetti Herculano [Coorientador(a)]

Prêmio Anna Frida Hoffman
Projeto: A escola feita para todos
De Jaguariúna, Caren Gabrielle Ribas de Oliveira [Estudante] e Gisele Silva Gomes [Estudante]

Prêmio Revista InCiência, do Colégio Dante Alighieri
Projeto: Elaboração de indicadores de prevalência social (IPS) para redefinição do rastreamento onco-mastológico no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo – Fase II
De São Paulo, Maria Luisa de Oliveira Collino Antiga [Estudante], Julia Pereira Lima [Estudante], Natália Moraes Ferreira [Estudante] e Ednilson Aparecido Quarenta [Orientador(a)]

Prêmio EDUSP, da Editora da Universidade de São Paulo
Projeto: Estação meteorológica portátil: uma análise dos elementos do clima dentro do ambiente escolar
De Campinas, Lucas Bergamin dos Santos [Estudante], Letícia Oliveira dos Reis [Estudante], Ananda Rayssa Oliveira Reis [Estudante], Cláudia Fonseca Baldini [Orientador(a)] e Eveliyn Tiemi Takamori [Coorientador(a)]

Prêmio Manual do Mundo – 3º Lugar
Projeto: Cadeira de rodas controlada por movimentos oculares
De São Paulo, Matheus Augusto Oliveira Severo [Estudante], João Vitor de Sousa Alves [Estudante], Wallace Vieira Cavalcante [Estudante] e Marcos Fernando de Melo [Orientador(a)]

Prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos
Projeto: Controle eletrônico para um sistema de circulação de água fechada para tratamento de lesões sofridas por impacto utilizando célula de Peltier
De Campinas, Vinícius dos Santos Ribeiro [Estudante], Victor Hugo Sijanas Mendes [Estudante], Antônio César de Souza Rocha [Estudante], Edson Anício Duarte [Orientador(a)] e João Alexandre Bortoloti [Coorientador(a)]

Prêmio Destaque Instituto 3M, do Instituto 3M
Projeto: Auxílio a cuidadores de idosos com Alzheimer: estágios do Alzheimer, importância da rotina e dificuldades
De Campinas, Mirian Romanini [Estudante] Vinicius Alves Felix [Estudante] Leticia de Carvalho Alves [Estudante] João Nelson Cavezale de la Torre [Orientador(a)] Geraldo Moreno Florentino Junior [Coorientador(a)]

Projeto: Filtro bactericida por carvão ativado impregnado com prata a partir de esponja multiuso
De Indaiatuba, Giovana Fernandes Macedo [Estudante] Glauco Fernandes da Silva Ramos [Estudante] Marcos Canto Machado [Orientador(a)]

Projeto: Icy Head – crioterapia capilar
De Hortolândia, Ana Jaqueline do Nascimento [Estudante] Anna Luísa de Souza França [Estudante] Anna Luísa de Sousa Ribeiro [Estudante] Aparecido de Moraes [Orientador(a)] Fabiani de Azevedo [Coorientador(a)]

Projeto: Silent Cry: dispositivo auxiliar para deficientes auditivos para detecção de choro de bebês
De Campinas, Victória Carolina de Faria da Cruz [Estudante] Jonathan Gabriel de Freitas Melo [Estudante] Regina Morishigue Kawakami [Orientador(a)] Marcelus Guirardello [Coorientador(a)]

Prêmio Oracle de Tecnologia, da Oracle
Projeto: Totalizador de pessoas em recinto fechado com monitoramento remoto na nuvem
De Campinas, Luiz Gustavo Xavier Tito [Estudante] Edson Anício Duarte [Orientador(a)] João Alexandre Bortoloti [Coorientador(a)]