SECRETARIA DE CULTURA LANÇA APLICATIVO #CULTuRAEMCASA COM MUSICAL ‘AUÊ’

SECRETARIA DE CULTURA LANÇA APLICATIVO #CULTuRAEMCASA COM MUSICAL ‘AUÊ’

 

Ação online, totalmente gratuita, terá transmissão ao vivo do Teatro Sérgio Cardoso

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da arte, lança em 17 de julho o aplicativo #CulturaEmCasa, que estará disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. Toda a programação online e gratuita da plataforma #CulturaEmCasa também estará acessível via app, ampliando ainda mais o acesso aos conteúdos culturais das mais diferentes linguagens artísticas. O espetáculo de estreia do aplicativo é o aclamado musical Auê, da Cia. Barca dos Corações Partidos, que será transmitido ao vivo, diretamente do Teatro Sérgio Cardoso.

Auê foi o espetáculo que teve que ser interrompido em março do ano passado,  quando as atividades culturais presenciais foram suspensas para atender as orientações sanitárias adotadas em função da pandemia da covid-19.

Vencedor de 18 prêmios, entre eles o prêmio Shell e Cesgranrio (melhor direção/Duda Maia) e Bibi Ferreira (melhor arranjo original, melhor letra e música original, melhor musical Brasileiro), o espetáculo marcou a história da companhia Barca dos Corações Partidos. Em cena, a companhia Barca dos Corações Partidos apresenta 21 canções autorais e inéditas, no espetáculo que mescla teatro, dança, performance e, claro, música. Criada em processo coletivo com a diretora Duda Maia, a encenação utiliza as letras como dramaturgia e os sete atores/cantores, e um músico convidado, ainda são responsáveis por tocar todos os instrumentos ao vivo nesta verdadeira farra teatral.

Todas as composições de Auê foram compostas pelos atores da Barca (Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano, Ricca Barros) e alguns colaboradores, como o cantor e compositor Moyseis Marques, que protagonizou a Ópera do Malandro com eles, e Laila Garin, que esteve em Gonzagão. Tudo foi criado nas muitas excursões da trupe e ‘apresentadas’ em ônibus, vans e camarins Brasil afora. “A musicalidade da peça é uma grande homenagem à cultura musical brasileira, os ritmos dialogam com dança e teatro o tempo todo”, resume a diretora Duda Maia.

“Lançar o aplicativo do #CulturaEmCasa é estar conectado com o usuário moderno que hoje quer agilidade e inovação na palma da mão. Iniciar esse novo momento da plataforma com o aclamado musical Auê, da Cia. da Barca dos Corações Partidos, é fortalecer a difusão digital de uma programação gratuita e de muita qualidade”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. Danielle também destaca que serão realizadas outras programações envolvendo o musical da Cia. da Barca dos Corações. Entre elas, a produção de um documentário narrando a interrupção deste espetáculo presencial no Teatro Sérgio Cardoso por conta do isolamento social, em março do ano passado, a retomada do espetáculo no formato digital, making of e trechos da peça.

Sobre #CulturaEmCasa

Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Até o momento, a plataforma registrou 5,6 milhões de visualizações em três mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.500 cidades e 157 países. E envolvendo 15.483 profissionais do setor. Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga.

A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, de Araras, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.

A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo e com o estado do Ceará, em que são transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense.

Auê

FichaTécnica

Um espetáculo da Barca dos Corações Partidos Direção: Duda Maia

Direção audiovisual: Diego de Godoy

Direção musical e arranjos: Alfredo Del-Penho e Beto Lemos

Com: Ádren Alves (Percussão, sax soprano e vocais) Alfredo Del-Penho (Violão, guitarra, baixo, cavaquinho, flauta, percussão e vocais) Beto Lemos (Guitarra, violão, rabeca, sanfona e percussão) Eduardo Rios (Sanfona, sax tenor e vocais) Fabio Enriquez (Trompete, percussão e vocais) Renato Luciano (Violão, trombone e vocais) Ricca Barros (Baixo, sax alto e vocais) Artista convidado: Rick de La Torre

Iluminação: Renato Machado Design de Som: Gabriel D’Angelo Direção de Arte: Kika Lopes Direção de produção: Andréa Alves Diretor assistente: Eduardo Rio

Coordenação de Produção: Leila Maria Moreno

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *