[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
SHOW CELEBRA DISCO ‘SOCIEDADE DA GRÃ-ORDEM KAVERNISTA’, DE RAUL SEIXAS

SHOW CELEBRA DISCO ‘SOCIEDADE DA GRÃ-ORDEM KAVERNISTA’, DE RAUL SEIXAS

Um dos criadores do reverenciado disco, Edy Star, se une a Sebastião Reis, Felipe Cordeiro e Tatá Martinelli nesta homenagem que ocorre no sábado (21), data da morte de Raulzito. Transmissão gratuita ocorre durante a #ViradaSP Online pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa

Há 50 anos, Raul Seixas, Edy Star, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio se reuniam para o lançamento do antológico disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista. E para comemorar meio século do anárquico álbum, a #ViradaSP Online apresenta neste sábado (21), data da morte de Raul em 1989, o show Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: 50 anos Sessão das 10. Para celebrar este meio século, Edy Star, o único sobrevivente dos kavernistas, se junta a uma nova geração de artistas de destaque no cenário musical brasileiro. A formação inédita com Sebastião Reis, Felipe Cordeiro e Tatá Martinelli estará acompanhada pela banda Kurandeiros nesta homenagem especial, com apresentação das faixas do disco.  A transmissão, gratuita, será pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa. (Confira a programação completa da #ViradaSP Online abaixo).

Sociedade da Grã-Ordem Kavernista foi lançado em 21 de julho de 1971 pela gravadora Discos CBS. Este disco é a segunda tentativa de Raul Seixas de iniciar uma carreira artística de sucesso, após o fracasso com o único álbum lançado pelo seu primeiro grupo, já no final da Jovem Guarda. É, também, a estreia discográfica de Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada.

O disco é uma peça bem-humorada que usa o rock e o samba, o bolero e o chorinho, para criticar símbolos da sociedade de consumo, como a televisão, e zombar do futebol e do Carnaval, duas das maiores paixões nacionais. A contracultura, o movimento hippie e os jovens não escapam das línguas venenosas de Raul, Edy, Miriam e Sérgio.

Recolhido cerca de dois meses após o seu lançamento, o disco não teve tempo de ter vendagens expressivas ou de receber muitas críticas da mídia especializada. Ainda assim, recebeu tratamento favorável por parte do público relacionado à contracultura brasileira da época, bem como dos críticos identificados com essa faixa do público, como o poeta Torquato Neto e o filósofo Luiz Carlos Maciel. Entretanto, com o passar do tempo tornou-se objeto de interesse cult, especialmente por contar com a participação de Raul Seixas e Sérgio Sampaio e por ter ficado mais de 20 anos fora de catálogo.

“Celebrar este álbum coletivo com uma nova geração de artistas é perpetuar a história da música. Além de reverenciar a importância do trabalho de Edy Star, Raul Seixas, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio. Tão importante para quebrar preconceitos e paradigmas engessados”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Sobre a #ViradaSP Online

#ViradaSP Online 2021, maratona com 12 horas de música, artes cênicas e cultura urbana, é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura.

Além do show comemorativo Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: 50 anos Sessão das 10, Ira! e Zélia Duncan fazem parte desta #ViradaSP Online. Além do quadro Rolando Prosa, com o cancioneiro e contador de histórias, Rolando Boldrin.

A edição deste sábado da #ViradaSP Online ocorre em parceria com o município de Itapevi, que está entre as 20 cidades selecionadas a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada este ano. Diferentes formatos artísticos compõem as atrações locais. Entre elas, estão: o show Um Canto Afro- Brasileiro a Sombra da Tamarineira – uma homenagem e dedicado aos compositores e artistas que passaram a sombra da tamarineira as quartas-feiras, e lembranças das famosas roda de samba do Cacique de Ramos, e seu presidente, o pandeirista do Fundo do Quintal, Bira Presidente; o espetáculo Lembranças de Outono, no palco atores e bailarinos relatam o fim de uma vida, de um amor e de um garoto que sonhava em ser feliz; e para o público infantil os palhaços Folha & Tim com a apresentação E agora Saci?, uma trama envolvendo personagens do folclore brasileiro

Programação #ViradaSP Online

Sábado (21)

12h – Lembranças de outono, com Cia. Curto-circuito

13h – E agora Saci?, com Cia Folha&Tim

13h30 – Laços, com Grupo Garra

14h – Joyce Cosmo

15h15 – Projeto soul diva, com Quelynah

16h – Zélia Duncan

17h20 – Simplesmente eu, com Sorriso Nogueira

18h – Livre, leve e tonto, com Marcelo Dias

18h50 – Rolando prosa, com Rolando Boldrin

19h10 – Fizart

20h – Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: 50 anos de Sessão Das 10

21h – Ira!

22h20 – Samba de roda na Casa 26, com Samba na Casa 26

23h20 – Um canto afro-brasileiro a sombra da tamarineira, com Senhores do Samba

Plataforma:

www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

Fonte: cultura.sp.gov.br