[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Supera expectativas retomada turística no Rio Grande do Norte

Supera expectativas retomada turística no Rio Grande do Norte

Bruno Reis, presidente da EMPROTUR, visita Shopping de Viagens Agaxtur e fala de sua estratégia de mercado vencedora

 Aldo Leone e Bruno Reis, com imagem de Patty Leone, influenciadora digital em visita ao Rio Grande do Norte, exibida no telão do Shopping de Viagens Agaxtur

De olho nos principais mercados emissores, localizados no Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o Rio Grande do Norte priorizou a divulgação dos destinos turísticos com mais estrutura hoteleira, de serviços e gastronomia. Refere-se a Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso e Touros. “Os visitantes ficam por lá de sete a dez dias”, informa Bruno Reis, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística do Estado – EMPROTUR, em visita ao Shopping de Viagens Agaxtur.

Com foco em Sol e Praia, a estratégia de comunicação com o mercado aborda a diversidade de experiências ofertadas para diversos segmentos: turismo de luxo, religioso, gastronômico, cultural, de aventura, LGBTQIA+ e ecoturismo.

“Rio Grande do Norte não é só Natal e Morro do Careca. Inclui mergulhar no mar com temperatura de 27 graus Celsius; observação de golfinhos e tartarugas. Ali a fauna e a flora são preservadas e o nascer do Sol às 5h30′ compõe um cenário diferente. E bem perto do paraíso, para quem vive em São Paulo, Rio, Vitória e Belo Horizonte, entre outros centros urbanos”, destaca Reis.

Comportamento da demanda

Primeiro estado do Nordeste a recuperar 100% da malha aérea, desde julho deste ano, o Rio Grande do Norte surpreende também com o aumento da demanda turísticas em novos mercados emissivos; como as cidades de Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA) e Manaus (AM).

“Somos o único Estado do país que possui centro de monitoramento comercial do turismo, que nos permite identificar quais são os mercados emissores e direcionar a estratégia promocional com base neste cenário”, afirma o visitante ilustre do Shopping Agaxtur Viagens, bacharel em Turismo, com especialização em Administração e Marketing pela Southern Cross University, na Austrália.

Os dados obtidos e analisados pela equipe técnica da EMPROTUR são fornecidos por duas empresas estrangeiras (um delas espanhola e a outra americana) de inteligência comercial. Elas processam informações com base na série histórica dos bilhetes emitidos por agências de viagens e, ainda, comparam com o total de bilhetes aéreos reservados para o trimestre seguinte, comparativamente com os outros destinos concorrentes.

“Assim, podemos desenhar parcerias estratégicas com operadoras de turismo e realizar ações cooperadas cada vez mais assertivas e inovadoras”, complementa o experiente profissional, que também foi gerente de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur e comandou ações de captação e fomento no Ministério do Turismo, à época da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Neste contexto, Bruno Reis salienta que “a parceria com a Agaxtur Viagens é muito bem-vinda e até nos surpreende; pelo fato de ampliar a oferta de experiências de valor agregado aos viajantes em busca de Sol e Praia, a exemplo das opções de soft adventure, como fazer uma trilha ou passear de quadrículo no chapadão de Pipa”.

Outros fatores naturais e culturais contribuem agora com o ingresso de turistas europeus, notadamente franceses, portugueses e espanhóis. Há uma grande expectativa em relação ao retorno dos argentinos, uruguaios e paraguaios, para a temporada verão.

Na próxima feira Abav Expo & Collab, de 6 a 8 de outubro, em Fortaleza (CE), a EMPROTUR vai acionar as operadoras parceiras, com as quais foram feitas campanhas cooperadas, iniciadas há sete meses, visando impulsionar uma forte onda de vendas até junho e julho de 2022.

Lançamento

O Rio Grande do Norte quer se posicionar com o Estado do Réveillon, uma vez que Pipa e São Miguel do Gostoso tendem alcançar ocupação plena e, pela primeira vez, em Natal, será realizado o festival Santé 2021. “Evento dedicado ao público LGBTQIA+, com foco no aumento do ticket médio na hotelaria; uma vez que o público-alvo consome mais e melhor”, ressalta Reis.

Várias atrações artísticas estão confirmadas para a realização do megaevento, de 29 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022. Entre elas, Ivete Sangalo, Claudia Leite, Alinne Rosa, Luísa Sonza, É o Tchan e muitos mais.

Movimento Supera Turismo Brasil

“Eu sou fã do Movimento Supera Turismo Brasil, que desempenhou um papel de protagonismo que, no âmbito de governança turística, caberia a outros atores; a exemplo do governo federal”, avalia Reis.

Eleição Fornatur na feira ABAV Expo

“O Fórum dos Secretários Estaduais de Turismo – Fornatur, que realizará eleição da nova diretoria no próximo dia 7 de outubro, durante ABAV Expo, poderá vir a desempenhar papel técnico de formulação de políticas públicas que contribuam cada vez mais com a prosperidade do setor”, afirma Bruno Reis, candidato à vice-presidência da entidade.

Dados de mercado no Estado

Oferta hoteleira: 67 mil leitos

Taxa ocupação: varia de 70% a 80%

Taxa de emprego na hotelaria: 100% recuperado até início de novembro de 2021

Primeiro estado brasileiro a receber o Safe Travels, selo de segurança do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo)

Viagens de incentivo: retomada da procura corporativa já confirmada na primeira semana de outubro, para 2022.

Eventos corporativos: novo Centro de Convenções de Natal, concluído no final de 2018, será lançado para o mercado corporativo ainda este ano, em São Paulo.

Orçamento EMPROTUR: R$ 4 a R$ 5 milhões, de 2019 para 2020. Em 2021, saltou para R$ 12 milhões, em razão do aumento da percepção de outros setores sobre a importância do Turismo para gerar ingresso de receita tributária decorrente da chegada dos visitantes.

Bruno Reis, presidente da EMPROTUR

Marily Miranda