Tartufo ou Trufa? Conheça o ingrediente que é estrela de evento em Campos do Jordão

Tartufo ou Trufa? Conheça o ingrediente que é estrela de evento em Campos do Jordão

Pontremoli realiza o Festival do Tartufo nos dias 17, 18 e 19 de agosto

Apreciado por chefs do mundo todo, o tartufo, conhecido também como trufa, é um fungo comestível subterrâneo que cresce sob o solo. Encontrado em algumas regiões da Europa, sua colheita é uma tradição antiga e muito complexa, que requer conhecimentos específicos. Muitos produtores de trufas são especialistas que passam anos aperfeiçoando suas habilidades para garantir uma colheita bem-sucedida e de alta qualidade, o que torna a iguaria ainda mais interessante.

Na “alta cucina” as trufas são consideradas verdadeiros tesouros, pelo sabor e aroma únicos, além de muito intensos. O ingrediente é usado frequentemente para realçar e enriquecer menus sofisticados, ralados ou fatiados em finas lâminas, dando um toque final sobre pratos já preparados, como massas, risotos, saladas, purês e carnes grelhadas. A trufa também pode ser usada para aromatizar azeites, na preparação de molhos, embutidos, queijos e até mesmo em sobremesas, nestes casos a trufa branca, é responsável por dar um sabor especial em sorvetes e doces finos.

Em sua 3ª edição, o Festival do Tartufo, do premiado restaurante Pontremoli, em Campos do Jordão, é uma oportunidade para os amantes da boa comida e cultura descobrirem e apreciarem os sabores e aromas singulares do tartufo. Este ano, o evento acontece de 17 a 19 de agosto e tem o cardápio assinado pelos chefs Claudio Savitar, especialista na iguaria há mais de 30 anos e Bernard Contipelli, proprietário do bistrô. “O tartufo é um ingrediente bastante distinto, por sua raridade e dificuldade em ser colhido. Além disso, é muito sensível e perde rapidamente o aroma, por isso é melhor quando consumido fresco, como em nosso festival. Amantes de trufas do Brasil todo nos prestigiam para celebrar e preservar a tradição de um alimento tão peculiar”, comenta o chef Bernard.

Para participar do jantar de 6 tempos, com 60 vagas disponíveis para cada dia do festival, é preciso efetuar a reserva no telefone (12) 99794-1213. O valor por pessoa nas é de 960 reais, mais 15% de taxa de serviço. As bebidas não estão inclusas.

 

Bernard Contipelli e Claudio Savitar

 

Kadu Schiavo

Sobre o Restaurante Pontremoli e a Pousada Alto da Boa Vista

Concebidos para proporcionar experiências de bem-estar, lazer, diversão e relaxamento, o Restaurante Pontremoli e a Pousada Alto da Boa Vista oferecem uma excelente estrutura para os clientes e hóspedes. A pousada foi considerada a primeira ecologicamente sustentável do Brasil pela ONG Instituto Águas do Prata (IAP), que concedeu o selo IDES – Índice de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável, e ganhadora do TripAdvisor Travellers’ Choice 2018 e 2020. Já o restaurante é considerado um dos melhores do Brasil, com avaliação 5 estrelas no Tripadvisor.

www.pousadaaltodaboavista.com.br

Instagram: @pousada_altodaboavista

Facebook: @AltodaBoaVista

Endereço: Rua das Hortências, 605 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão.
Telefones: (12) 9 9660-3393/ (11) 98205-2510 / (12) 9 9660-3386

Restaurante Pontremoli

Endereço: Rua das Hortências, 605 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão.

Telefone: (12) 9.9794-1213 somente com reservas no horário das 13h às 21h (Terça a Domingo)

www.restaurantepontremoli.com.br

Instagram: @RestaurantePontremoli

Facebook: Restaurante Pontremoli