20º Festival de Cinema Italiano, em cartaz no CineTeatro Santos Dumont, exibe filmes premiados em sessões gratuitas
O 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil está em cartaz no CineTeatro Santos Dumont até 12 de novembro, com sessões gratuitas de produções de destaque da cinegrafia italiana: dos clássicos aos recém-lançados, a programação é formada por longas-metragens de grandes diretores da dramaturgia italiana e mundial.

São duas sessões diárias: às 14h e às 19h30; as vespertinas exibem os clássicos do cinema italiano e, as noturnas, são reservadas a produções inéditas no Brasil, lançadas entre 2024 e 2025. Todas as obras têm classificação etária de 14 anos. Os ingressos são distribuídos no local meia hora antes de cada sessão. O Teatro Municipal Santos Dumont, que abriga o CineTeatro, está localizado à Av. Goiás, 1.111, bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul.

Reconhecido como o maior evento dedicado ao cinema italiano na América Latina, o Festival é uma realização da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil, sua rede de Consulados e os Institutos Italianos de Cultura. O projeto é viabilizado com os benefícios da Lei Rouanet, e o patrocínio e apoio de empresas parceiras. A programação no CineTeatro Santos Dumont conta com o apoio da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
20ª edição: Il cinema che racconta, i maestri che ispirano (O cinema que conta, os mestres que inspiram)
A Retrospectiva 2025 apresenta títulos de cineastas como Vittorio De Sica (Ladrões de Bicicleta) e Roberto Rossellini (Paisà), entre outros. São obras que marcaram épocas e ajudam a compreender como o cinema italiano se consolidou como referência mundial em sensibilidade estética e força política. Paralelamente, o festival traz uma seleção de filmes que competem ao Prêmio Pirelli de Melhor Filme: são obras de diretores emergentes e consagrados que exploram questões contemporâneas com a intensidade e a diversidade criativa do cinema italiano atual – histórias de migração, juventude, maternidade, identidade e transformações sociais.
Confira a programação:
10/11, segunda-feira, 14h
Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicleta)
Itália | 1948 | 1h29min | Drama
Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell
Direção: Vittorio De Sica
Considerado um dos maiores clássicos do neo-realismo italiano, o filme retrata a dura realidade da Itália no pós-guerra, explorando temas como pobreza, dignidade e sobrevivência. Antonio é um pai desempregado que consegue um trabalho colando cartazes, mas depende de sua bicicleta para trabalhar. Quando ela é roubada, ele e o filho pequeno percorrem Roma em uma busca desesperada para recuperá-la. Com atores não profissionais e uma narrativa simples, porém profundamente comovente, Vittorio De Sica cria um retrato intenso da fragilidade humana e da luta por respeito e dignidade em meio às adversidades sociais.
10/11, segunda-feira, 19h30
Hey Joe (Hey Joe) – inédito
Itália | 2024 | 1h57min | Drama
Com James Franco, Francesco Di Napoli, Giulia Ercolini, Aniello Arena
Direção: Claudio Giovannesi
New Jersey, Estados Unidos. Dean Barry, veterano americano que teve uma relação com uma jovem napolitana durante a Segunda Guerra Mundial, retorna à Nápoles, na Itália, no início dos anos 1970, para conhecer seu filho. Dean deseja recuperar os 25 anos de ausência, mas o filho já é um homem criado na criminalidade, adotado por um chefão do contrabando. A produção estreou no Festival de Cinema de Roma de 2024 e venceu um Nastri d’Argento.
11/11, terça-feira, 14h
Paisà (Paisà)
Com Carmela Sazio, Gar Moore, Robert Van Loon, Maria Michi, William Tubbs
Direção: Roberto Rossellini
Itália | 1946 | 2h05min | Drama/Guerra
Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta seis episódios independentes, mas tematicamente conectados, que narram encontros entre soldados americanos e civis italianos durante a retirada alemã do sul ao norte da Itália. As histórias passam por locais como Sicília, Nápoles, Roma, Florença e o delta do rio Pó. Entre os personagens estão uma jovem camponesa que guia soldados por um campo minado, uma criança órfã que sobrevive roubando, uma prostituta em busca de um antigo amor, uma enfermeira em meio aos combates, três capelães de diferentes religiões acolhidos por monges e guerrilheiros italianos lutando ao lado da resistência. Rossellini constrói um poderoso mosaico humano sobre as consequências da guerra, o choque cultural e a solidariedade em tempos de conflito.
11/11, terça-feira, 19h30
Le Città di Pianura (A Última Rodada) – inédito
Itália/Alemanha | 2025 | 1h40min | Drama
Com Filippo Scotti, Sergio Romano, Pierpaolo Capovilla, Roberto Citran, Andrea Pennacchi
Direção: Francesco Sossai
Carlobianchi e Doriano, dois cinquentões à deriva, compartilham uma obsessão: tomar a “saideira”. Numa noite qualquer, enquanto vagam de carro de um bar a outro pela imensa planície do Vêneto, cruzam o caminho de Giulio, um jovem e tímido estudante de arquitetura. Esse encontro inusitado com dois mentores improváveis transforma radicalmente a visão de Giulio sobre o amor, a vida e o futuro. Um road movie nostálgico que viaja na velocidade da sobriedade. Selecionado para o Festival de Cannes 2025.
12/11, quarta-feira, 14h
Enrico IV (Henrique IV)
Itália | 1984 | 1h25min | Drama
Com Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Leopoldo Trieste
Direção: Marco Bellocchio
Durante uma festa à fantasia ambientada na Idade Média, um homem vestido como o imperador Henrique IV sofre uma queda de cavalo e bate a cabeça, causando-lhe sérias lesões neurológicas. A partir desse acidente, passa a acreditar ser realmente o rei Henrique IV, vivendo por anos imerso nesta ilusão. A história, adaptada da peça homônima de Luigi Pirandello, é uma intensa reflexão sobre loucura, identidade e a tênue fronteira entre realidade e ilusão, com uma atuação magistral de Marcello Mastroianni no papel principal.
12/11, quarta-feira, 19h30
Gioia Mia (Verão na Sicília) – inédito
Itália | 2025 | 1h30min | Drama
Com Aurora Quattrocchi, Marco Fiore, Camille Dugay, Martina Ziami
Direção: Margherita Spampinato
Nico é um menino inquieto, irreverente e cheio de personalidade, criado em uma família laica, num mundo moderno e hiperconectado. Durante o verão, é enviado à Sicília para passar uma temporada com uma tia solteirona, extremamente religiosa e de temperamento difícil, que vive sozinha em um antigo casarão tomado por lendas e superstições, completamente à margem da tecnologia. Recebido com resistência, Nico é inserido à força em um universo místico dominado por anjos, espíritos e uma fé carregada de magia. O confronto entre o presente veloz e o passado silencioso marca o início de uma convivência turbulenta — mas, pouco a pouco, nasce entre os dois um vínculo profundo que mudará suas vidas. Selecionado para o Festival de Locarno 2025.
Acesse a seleção completa de filmes do Festival de Cinema Italiano 2025 em: www.festivalcinemaitaliano.com.