ProWine São Paulo deve movimentar R$ 500 milhões em negócios até o fim de 2025

ProWine São Paulo deve movimentar R$ 500 milhões em negócios até o fim de 2025

Três dias de feira devem gerar R$ 250 milhões diretamente e impulsionar novos acordos até dezembro. Evento reunirá mais de 1.500 marcas de 36 países e mais de 15 mil visitantes qualificados no Expo Center Norte

A cidade de São Paulo volta a ser a capital das Américas para o setor de vinho e destilados com a realização da ProWine São Paulo 2025, de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte. Reconhecida como a maior e mais completa feira profissional do segmento, o evento reunirá mais de 1.500 marcas expositoras de 36 países, mais de 15.000 visitantes qualificados, e movimentará em torno de R$ 250 milhões em negócios diretos durante os três dias, chegando a R$ 500 milhões até o fim de 2025.

A ProWine São Paulo reforça o dinamismo do mercado de bebidas, que deve encerrar o ano movimentando R$ 19 bilhões apenas no segmento de vinhos. Durante o evento, expositores nacionais e internacionais apresentam as novidades e os rótulos que devem pautar as vendas e tendências do próximo ano. O impacto da feira é tão relevante que, em apenas três meses, pode responder por 5% de todo o faturamento anual do setor.

Os países confirmados nesta edição são: África do Sul; Alemanha; Argentina; Armênia; Austrália; Áustria; Brasil; Bulgária; Chile; China; Chipre; Cuba; Escócia; Eslovênia; Espanha; Estados Unidos; França; Geórgia; Grécia; Hungria; Inglaterra; Irlanda; Itália; Líbano; México; Moldávia; Nova Zelândia; Panamá; Peru; Polônia; Portugal; República Tcheca; Romênia; Suíça; Ucrânia, e Uruguai.

“A ProWine São Paulo já não é apenas a maior feira de vinhos e destilados das Américas, ela é um termômetro do setor em escala global. O número crescente de países representados e a diversidade de rótulos mostram a relevância do Brasil como destino estratégico para os principais players do mundo”, afirma a diretora do evento, Malu Sevieri.

No ano passado, o país registrou um aumento de 10% no valor das importações de vinhos, passando de US$ 468,8 milhões para mais de US$ 518 milhões, segundo a Ideal.Bi. No mesmo período, as importações da América Latina cresceram 8%, reforçando o apelo da região entre os exportadores internacionais, sobretudo diante da queda de consumo na Europa, dos desafios enfrentados na Ásia e da estabilidade do mercado norte-americano.

“Estamos vendo o Brasil se tornar um refúgio para produtores que enfrentam desafios em seus países de origem. A desvalorização do real no fim de 2024 e o avanço de acordos internacionais, como o aguardado tratado de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, são fatores que também ajudam a explicar esse reposicionamento”, explica o diretor da ProWine São Paulo, Christian Burgos.

Nesse contexto de expansão, a feira se destaca como porta de entrada para marcas que desejam investir nas Américas. Voltada exclusivamente ao mercado B2B, 90% de seus visitantes profissionais são tomadores de decisão. Para muitos expositores, a participação é o start para consolidar presença no mercado brasileiro e das Américas como um todo. “Mais do que uma feira, a ProWine São Paulo é um hub internacional de oportunidades. É onde o mundo do vinho se conecta com o Brasil e vice-versa”, resume Burgos.

Em se tratando do Brasil, o país estará representado por vinícolas de diferentes regiões e entidades que evidenciam a diversidade e a riqueza do setor. Entre elas estão a Região dos Vinhos dos Altos Montes, Vinhos Gaúchos, Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Vinhos de Altitude de Santa Catarina, Vinhos do Vale do São Francisco, o Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (SindVinho MG) e a Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin). Essa presença reforça a pluralidade do vinho brasileiro, que se destaca pela variedade de terroirs e estilos.

Um destaque no cenário internacional é Projeto Comprador, do Wines of Brazil, realizado pelo  Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A ProWine São Paulo 2025 contará com a presença de cinco compradores internacionais, vindos da China, Rússia, Angola, França e Eslováquia. Eles participarão de rodadas de negócios exclusivas com vinícolas brasileiras. Para isso, haverá um espaço exclusivo, estruturado para proporcionar reuniões comerciais entre os importadores convidados e as empresas participantes.

O Wines of Brazil reunirá 22 vinícolas de cinco estados brasileiros (BA, SP, RS, MG e PE), um crescimento de 37,5% em relação à 2024. A programação inclui ainda uma masterclass exclusiva sobre o vinho brasileiro e visitas técnicas nas regiões de vinhos de inverno, reforçando a promoção qualificada dos rótulos nacionais junto a compradores e formadores de opinião.

Masterclasses, degustações, workshops

A agenda da ProWine São Paulo contempla fóruns, masterclasses e workshops gratuitos voltados a profissionais previamente inscritos. Entre os destaques para esse ano está um workshop sobre estratégias de vendas digitais, considerado essencial diante das mudanças no comportamento de consumo. Para Malu, esse tipo de iniciativa reforça o caráter profissional do evento, ao evidenciar que a participação deve ser encarada como parte de um processo contínuo de construção de marca, aproximação com o consumidor e fortalecimento de vínculos.

O público poderá participar de mais de 50 atividades de conteúdo. O primeiro dia convida o público a viajar por diferentes regiões e a compreender os bastidores que tornam o vinho um produto cultural e econômico tão relevante. Sessões sobre vinhos do Novo e Velho Mundo e as riquezas do Vale do Colchagua aparecem dividindo a atenção com painéis dedicados ao cenário brasileiro e às tendências globais de consumo. Também estarão em pauta a arquitetura de vinícolas, a leitura crítica de rankings como o Descorchados, o crescimento do mercado nacional e as ferramentas de comunicação que fortalecem a relação entre produtores, distribuidores e consumidores.

O segundo dia será marcado por debates sobre inovação, identidade e responsabilidade. A Wines of Argentina mostra como o país vai além do Malbec, com a masterclass “Argentina: amplificação de estilos e novas fronteiras”, explorando 119 indicações geográficas que vão do extremo norte aos vinhedos mais austrais do mundo. A agenda também inclui discussões sobre vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, e a experiência da Chandon no diálogo entre natureza e comunidade.

O terceiro e último dia propõe um equilíbrio entre herança e modernidade. Os vinhos brasileiros abrem caminho com a apresentação “Brasil Inédito: a descoberta de um Novo Mundo em 3 Atos”, seguida de histórias clássicas como os 150 anos da Famiglia Valduga. Temas de gestão e vendas aparecem em workshops voltados para restaurantes e para o potencial do e-commerce, enquanto regiões clássicas como Dão, Tejo, Lisboa, Douro e Provence compartilham as salas com rótulos alemães e rosés lendários. 

Com um mosaico de temas que vão da viticultura de precisão ao design sensorial, passando por estratégias comerciais e experiências sustentáveis, o ProWine Forum reforça o compromisso da ProWine São Paulo com a formação e o desenvolvimento do setor. “Esses encontros ajudam a criar um elo mais forte entre quem produz, quem distribui e quem aprecia, fortalecendo todo o ecossistema”, resume Malu. Mais informações AQUI.

Praça de Alimentação  

A edição deste ano chega com novidades para tornar a experiência ainda mais completa. Uma das principais é a nova praça de alimentação, com três restaurantes renomados — Casa La Pastina, Casa Santo Antônio e Doryo Sushi — além do restaurante já tradicional do Expo Center Norte. O espaço foi criado para atender a uma demanda antiga dos visitantes, proporcionando mais conforto, praticidade e outra opção para networking. 

“A novidade também reflete um cuidado especial da organização em ouvir as necessidades do público. Nos últimos anos, a ausência de uma praça de alimentação mais estruturada foi uma das demandas mais recorrentes dos visitantes. Atender a essa solicitação reforça o compromisso da ProWine São Paulo em entregar uma experiência completa, que vai além dos negócios e se preocupa com o bem-estar de seus participantes”, conta Malu. Saiba mais AQUI.

O credenciamento de profissionais está aberto gratuitamente até às 20h de segunda-feira, 29 de setembro. Durante o evento, será cobrado o valor de R$ 300,00 e também é necessário comprovação de atuação. O pagamento sem comprovação não garante acesso à feira.

Inscrições, programação e mais informações em www.prowinesaopaulo.com

Sobre a ProWine São Paulo

A ProWine São Paulo é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Desde sua estreia, em 2019, tem proporcionado uma experiência única, reunindo os principais players da indústria durante três dias para geração de negócios, lançamentos, networking e compartilhamento de conhecimentos. O evento é uma realização conjunta da Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf. Em 2025, acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

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