Evento reúne 1,3 mil compradores internacionais em busca de calçados brasileiros

Evento reúne 1,3 mil compradores internacionais em busca de calçados brasileiros

BFSHOW reúne visitantes do mundo todo em busca do melhor do calçado brasileiro

5ª edição da feira recebeu cerca de 1,3 mil visitantes internacionais; prospecção qualificada é grande atrativo para expositores

O mundo se encontra na BFSHOW. De olho nos diferenciais dos calçados brasileiros e no potencial do mercado internacional, a 5ª edição da feira – realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com organização da NürnbergMesse Brasil – reuniu no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, cerca de 1,3 mil visitantes internacionais de 46 países. Só pelo  Programa Comprador, iniciativa da feira, foram convidados 165 importadores de 32 países.

Uma dessas visitantes é Sophia Liu, de Taiwan. Em sua primeira visita à feira, a importadora da VEANCO INTERNATIONAL CO. LTD., que adquire calçados para 10 lojas no país, destacou a experiência positiva no evento: “Conheci novas empresas. Fiz contatos que vão gerar novas colaborações e visitei fornecedores com os quais já trabalhamos. É bom vê-los no Brasil e perceber o quão grandes e importantes eles são. Para a prospecção, é importante ver os produtos e selecionar aqueles que são bem diferentes dos calçados vistos em outros mercados.”

Entre os itens mais buscados pela compradora estavam calçados femininos, calçados em couro, tênis, sandálias e botas. “Encontrei muita moda e bom estilo, além de produtos com caimento e qualidade”, elenca Liu, que acredita que os grandes diferenciais dos produtos brasileiros são o conforto, o preço competitivo e os sapatos femininos sociais no geral.

Uma das marcas que se destaca nessa categoria é a Maithë Shoes, de Jaú (SP). Fundada em 2006, a empresa rapidamente se consolidou no mercado calçadista graças ao seu compromisso inegociável com a excelência e a inovação. A empresa é reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua busca constante em oferecer soluções que atendam às necessidades da mulher moderna. A empresa está presente em todos os estados brasileiros e em mais de 15 países nas Américas do Sul, Central e Norte, além de Europa, África, Israel e Bahrein. No total, cerca de 20 mil pares são destinados ao mercado externo por ano. 

“Para os países da África, Argentina e Uruguai, por exemplo, vendemos nossa coleção própria. Para outros lugares também fazemos private label (marca do cliente). E a maioria dos nossos clientes internacionais foi conquistada na BFSHOW”, explica Anderson Castro, responsável pelo marketing da Maithë.

E o que eles buscam? “O Brasil já é conhecido pela criatividade, então eu acho que os compradores internacionais vêm muito pelo nosso design e acabamento, além da qualidade. No caso da Maithë, os compradores também se encantam pelos detalhes. Na feira, atendemos vários importadores que se interessaram pelos nossos layouts autorais, diferenciais de acabamento e os elementos que agregamos aos calçados”, completa.

A busca por produtos que prezam pelo bem-estar dos usuários também está no foco dos clientes da Adrun (SP). Com 34 anos de atuação no mercado, a marca exporta cerca de 80 mil pares por ano para França, Itália, Líbano e países da América do Sul. Segundo Junior Pinese, representante de exportação, a proximidade destes últimos com o Brasil ajuda na conquista desses mercados, além do interesse dos importadores nos tênis esportivos confortáveis, carro-chefe da marca. 

A BFSHOW ajuda não apenas na aproximação de visitantes internacionais e marcas, mas também na concretização de negócios. Cláudio Taraborrelli, Head National Management da Pimpolho (ES), destaca que a empresa recuperou o impulso nas exportações no pós-pandemia muito em torno dos contatos realizados na feira. “Na edição de maio conseguimos fechar com o Equador e Canadá, além de ampliar nossa presença no Paraguai e no Uruguai. Nesta última edição da BFSHOW, todos estiveram de volta ao estande para reposição. Agora, estamos presentes em 20 países”. 

A marca Suzana Santos também adicionou ao seu portfólio de mais de 25 países exportadores os mercados de Arábia Saudita e Albânia graças à BFSHOW. Quem também reforça que a 5ª edição da feira se destacou pelos novos mercados foi Ricardo Campos, CEO da Polo Go. “Tivemos uma presença mais qualificada em relação às pessoas que entraram no estante. Temos três novos países que não tínhamos conseguido atingir, com os quais acertamos novos distribuidores: Paraguai, Uruguai e Argentina”, conta.

Em comum, as marcas oferecem produtos que unem qualidade e inovação. A Usaflex (RS) é uma das referências nacionais em calçados que aliam tecnologia, design e bem-estar com beleza, versatilidade e qualidade. Para Ramon Bourscheidt, gerente de exportação, os compradores internacionais reconhecem e buscam o grande diferencial da marca, que é o calçado confortável com matéria-prima de alta qualidade, somados a um alto investimento em tecnologias, seja nos solados ou para especificidades como joanetes. “São artigos que o público de fora valoriza bastante”, explica.

A marca está, hoje, presente em mais de 60 países em estabelecimentos multimarcas e vem ampliando sua atuação global com novas lojas licenciadas na Bolívia, Equador, Arábia Saudita, República Dominicana e Paraguai. “Temos 36 lojas, com um plano de expansão de 50 lojas nos próximos dois anos. Hoje, 10% da produção da companhia é destinada à exportação. E o mais importante, buscamos trabalhar nossa marca própria nesses países, e não private label”, completa o executivo, que também destaca a BFSHOW como de extrema importância no desenvolvimento de novos mercados internacionais. “A feira traz o importador para conhecer toda a indústria brasileira de calçado, hoje uma das mais importantes fora da Ásia. A BFSHOW ajuda a posicionar o Brasil e os expositores no mercado”, finaliza Ramon Bourscheidt.

Durante os três dias da 5ª BFSHOW foram recebidos mais de 10 mil compradores no total, sendo 13% (1,3 mil) deles provenientes de 46 países. Com cerca de 350 marcas brasileiras, reunidas em um espaço total de mais de 25,5 mil metros quadrados, a BFSHOW se consolidou entre as principais feiras comerciais do setor calçadista no mundo. 

A próxima edição já tem data definida. A maior feira calçadista da América Latina lançará as coleções de Primavera/Verão da indústria brasileira entre os dias 18 e 20 de maio de 2026, também no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *